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Cuidados ao montar um som FORTE!!!


rodizzi

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Hoje em dia a muitas variedades de falantes, modulos, cds, dvds, etc......

´Muitas variedades de baterias , mega-capacitores, acumuladores de enrgia e vaso aux.

Pois bem, muito colocam milhares de WATTS no carro achando que vai abafar e no fim acaba sendo abafado por falta de bateria.

Nesse ultimo carnaval tive incidentes com 2 clientes, um que fez um som de qualidade e outro mais pancada.

Ambos foram em lojas que achavam de confiança e estariam economizando instalar la com elas e não dando a prioridade de colocar mais bateria.

O do pancadão foi o que teve mais estrago, chegou a pegar fogo de verdade tiveram que usar extintor no amplificador.

Como eu já sabia que poderia acontecer e foi dado o aviso que precisava usar uma bateria a mais e mega-capacitor. Mas como priorizam mais o que esta tocando do que ENERGIA

nesse caso acontece isso no carro

Aqui tem um amplificador de apenas 1000 rms pra mono e 400 rms pra estereo. Uma bateria de 60a original e nada mais.

Não durou mais que 2hs de som, achei que durou até de mais. mas carnaval e carnaval.

Reparem que torrou na fonte e não nas saídas tudo indicando falta de bateria.

26022009001i.th.jpg

26022009008l.th.jpg

26022009006.th.jpg

26022009010.th.jpg

26022009009.th.jpg

Gente vamos colocar a mão na cabeça e pensar 2x antes de terminar o projeto do teu som.

E melhor pra vocês e para as fábricas, quer montar um som pancadão monte.

faça um calculo simples de corrente que irá consumir.

POTÊNCIA RMS / tensão DA BATERIA (12.6v) = CORRENTE

Olhe o manual do carro veja quanto de corrente o sistema elétrico do carro tem.

Em carros de motor 1.0 básicos sem muito acessórios normalmente geram 25a/h a 35a/h isso entra junto com o som.

Abraços

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  • Membro VIP

Ai cara boa explicação, de uma olhada neste video.

YouTube - Equipe Treme Tudo ( Sapezal-MT) Torrando taramps

Agora tenho uma duvida que você pode me responder estou querendo colocar uma potencia no meu carro só pra o sub ( bravox uxp power 500WRMS) atualmente tenho um corzus 1004 que esta alimentando tudo ( 200WRMS para kit 2 vias bravox e traixias bravox e o 200WRMS só para o UXP) e uma bateria moura de 60A, eu estava querendo colocar uma corzus HT 600 de 600WRMS só pra o UXP e um mega capacitor de 1 farad sera que vai dar certo é difícil e fica ouvindo som com carro desligado.

Abs Frederico

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Ai cara boa explicação, de uma olhada neste video.

YouTube - Equipe Treme Tudo ( Sapezal-MT) Torrando taramps

Agora tenho uma duvida que você pode me responder estou querendo colocar uma potencia no meu carro só pra o sub ( bravox uxp power 500WRMS) atualmente tenho um corzus 1004 que esta alimentando tudo ( 200WRMS para kit 2 vias bravox e traixias bravox e o 200WRMS só para o UXP) e uma bateria moura de 60A, eu estava querendo colocar uma corzus HT 600 de 600WRMS só pra o UXP e um mega capacitor de 1 farad sera que vai dar certo é difícil e fica ouvindo som com carro desligado.

Abs Frederico

Frederico esse video mostra claramente que o amp torrou na entrada da bateria NA FONTE MOSFET, pelo video mostra ele tetando tirar o cabo de energia rapidamente do amp e depois isolando, se fosse problema de falante em curto ou ligação o amp nem começaria a pegar fogo, entraria em proteção. REsumindo falta de bateria.

Vamos ao teu som, o capacitor ajuda a evitar surtos de graves no teu carro como piscar luzes, cair o giro do motor essas coisas.... o MEGA-CAPACITOR não e uma bateria aux. não vai ajudar você ouvir mais tempo com o carro desligado.

Vamos a função do MEGA CAPACITOR

A bateria do carro ela carrega e descarrega lentamente e amarzena energia. Por isso que quando tem um graves longos a luz do teto começa a oscilar porque a energia que o amp está puxando a bateria não consegue repor rapidamente porque a carga e lenta acontecendo o que vimos no video.

O mega capacitor e ao contrário ele carrega e descarrega rapidamente, ele puxa energia da bateria e acumula evitando oscilações de luzes no carro so que esse acumulo que tão rapidamente que ja no próximo bum o capacitor está totalemtne carregado, mas a bateria não. Isso evita alguns problemas de falta de energia, existe capacitores que desligam amps quando a energia fica abaixo de 11v, evitando problemas futuros.

se você quiser ficar com o som ligados durante horas horas horas e mais horas.....compre uma fonte de uns 100a e liga na tomada e a melhor forma de ter enrgia suficiente com o carro desligado sem ter problemas que torrar tudo.

Fora isso quer ficar umas 2 ou 3h com som ligado sem ligar o carro, compra umas 2 baterias de 150 a 200a cada liga no carro e seja feliz. Não e solução mas quebra o galho.

Como a sua bateria orginal tem 60a/h faça um calculo simples o corzus1004 deve ter 40a de corrente continua mais 63a que o ht600 fala que tem, so ai você tem 103a de corrente continua hora, tua bateria e de 60a né sendo que metade dela vai pra parte eletrica do carro (não sei qual e o seu carro) falta 73a/h de onde você terá energia pra conseguir que tenho 400rms de estereo + 600 rms de mono continuamente?

No primerio bummmm que o carro vai dar a bateria ja esgotou e ai as luzes começam a pisca, ai você fala EU TENHO CAPACITOR PORQUE ACONTECE ISSO.

REsposta: porque sua bateria so tem 30a de corrente hora e menos de 30min. sua bateria ja esgotou, e por sorte se o amp tiver proteção de o fusivel queima antes que pegar fogo. mesmo que sua tensão da bateria estiver com carro ligado pega fogo.

Espero que a biblia tenha dado uma resposta, qualquer duvida estamos ai.

Desculpe algusn errros de portuga ok

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  • 2 meses depois...

Pessoal,

estou com uma dúvida bem parecida com o do Edvaldo.

Hj eu tenho o seguinte set no meu carro (Um Escort Zetec GLX completo com bateria de 60ah)

- Bravox CS50D

- UXP 10D2 300w

- Stetsom TH-4120 (480w)

Porém, estou querendo colocar um Corzus HT-600 somente para o UXP, pois o Stetsom está fraco ligado em bridge para o sub e acho que ele não está batendo legal.

Minha dúvida é justamente com relação a energia para aguentar o set.

Não sou de ouvir som com o carro desligado. No máximo uns 5min esperando alguém na porta.

Várias pessoas já me disseram que eu não teria problema com o carro ligado. Mas até agora não comprei o Corzus porque queria confirmar isso.

O carro tem uma bateria de 60ah original mas é completão ... Será que guenta ?!

Obrigado pela ajuda !

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  • Membro VIP
qual config. do teu HT600?
Especificações técnicas:

Potencia RMS saída em 1Ohms: 600W

Potencia RMS saída em 2Ohms: 600W

Potencia RMS saída em 4Ohms: 300W

Resposta de freqüência senoidal (THD 0,1%): de 20Hz a 20Khz (-3dB)

Freqüência de corte do crossover FULL: 20Hz a 20Khz

Freqüência de corte do crossover Low-pass: 20Hz a 90Hz

Impedância mínima de saída: 1Ohms

Distorção de saída (THD) 0,1%

Proteção de temperaturas: 80°C

Consumo maximo: 62A (_(

Tensão de operação: 8,5Vcc a 16Vcc

Sensibilidade de entrada: 0,5Vrms a 5Vrms

Medidas: A 59,1mm / L 270,0mm / P 171,0mm

Peso: 1,6Kg

Abs Frederico

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aguentar sem esguelar muito até aguenta se começar a queimar fuse ai ja começa grandes problemas, o ideal pelo menos jogar um megacapacitor de 1.5F ate uns 2F, depois mais pra frente colocar uma bateria mais forte ou acrescentar outra, porque você não vai conseguir a potencia total do amp usando sua bateria original

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  • 3 semanas depois...

To vendo que você entende de som muito bem....

então vamo la ...

Eu tenho um uno 1.3 cs ele ta com uma bateria nova de 60ah e um alternador de que nao É original dele de 50a....

Eu tenho uma sub buster combat de 200rms e uma corneta selenium d200 e um modulo pra tudo mono e sterio um roadstar de 1000 mais acho que nao É 1000rms nao ....

então você acar que tudo isso que eu teno ta bom ou preciso de mais alguma coisa pra ficar bom quantas oras vocês achao que da pra ficar ligado e bom deixa o carro ligado quando tiver tocando??? Ajuda eu ai abrassss..valeu

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  • Membro VIP
To vendo que você entende de som muito bem....

então vamo la ...

Eu tenho um uno 1.3 cs ele está com uma bateria nova de 60ah e um alternador de que nao É original dele de 50a....

Eu tenho uma sub buster combat de 200rms e uma corneta selenium d200 e um modulo pra tudo mono e sterio um roadstar de 1000 mais acho que nao É 1000rms nao ....

então você acar que tudo isso que eu teno está bom ou preciso de mais alguma coisa pra ficar bom quantas oras vocês achao que da pra ficar ligado e bom deixa o carro ligado quando tiver tocando??? Ajuda eu ai abrassss..valeu

Ai cara beleza, seja bem vindo ao forum, sua potencia deve ser essa....

silver_copy.jpg

....... se for ela não tem 1000wrms e sim 4X70wrms a 2ohms ou 2X140wrms a 4 ohms em brigde e sua bateria de 60A é suficiente para tocar essa potencia e não precisa ficar com o motor ligado, mais é bom da uma partida ente 45min ~ 1h por precaução (uns 10min)

Abs Frederico

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  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
olá galera estava procurando um forum aqui e Achei esse.bom é o seguinte,estou a procura de ajuda,pois estou planejando começar com montagen de som,etc...quem pode mim ajudar??tipo caixas seladas,dutadas essas coisas???abraço espero respostas...

Ai cara bom divertimento

http://www.autosom.net/artigos.asp

Obs: Você só consegui ver no maximo dois artigo por dia, para poder ver mais você tem que cadastrar no site.

Abs Frederico

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  • 1 ano depois...

Colegas do fórum, Boa noite

sou novo por aqui aí gostaria da opinião dos mais experientes no assunto:

tenho no meu carro uma Soundreams de 440rms 2 ohms um bicho papão de 550Wrms 12''

e um capacitor de 3Farad...

Quanto o problema da geração de corrente, troquei o meu antigo alternador de 45A por um de 90A e mudei a bateria de 60Aph por uma de 75Aph

a pergunta é: mudando a capacidade de geração (alternador) o som fica melhor

posso ficar despreocupado de correr o risco de ficar sem bateria?

OBS: O som com o carro ligado, a tensão do sistema fica em volta de 14 V

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  • Coordenador

R.Junior, seu som não ficará melhor almentando a capacidade de carga, pode melhorar se ele exigir picos de correntes que a antiga bateria não suportava e esta agora suporta!

A melhora no alternador te dará uma folga um pouco maior em manter a bateria carregada com uma menor rotação do motor!, mas isso não garante menor consumo de combustível!!!...

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