Ir ao conteúdo

E possivel construir um regulador de tensao AC?

jhonalvez

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, eu sei que os estabilizadores estão fora da conversa, mas alguem sabe algo sobre algum regulador de tensão ac, para fornecer 110v, 127v?

E possivel construir um AVR caseiro, apenas em uma caixa para ligar alguns aparelhos? Ou então como seria teoricamente possivel? Algum circuito com ci's.

se alguem tiver alguma ideia, postem ai, vamos discutir.

Estava pensando em um circuito com etapa de filtro EMI, retificacao, filtro, e algum circuito oscilador para ter uma saida em 60 Hz.

• Membro VIP
Postado
Ola pessoal, eu sei que os estabilizadores estão fora da conversa, mas alguem sabe algo sobre algum regulador de tensão ac, para fornecer 110v, 127v?

E possivel construir um AVR caseiro, apenas em uma caixa para ligar alguns aparelhos? Ou então como seria teoricamente possivel? Algum circuito com ci's.

se alguem tiver alguma ideia, postem ai, vamos discutir.

Estava pensando em um circuito com etapa de filtro EMI, retificacao, filtro, e algum circuito oscilador para ter uma saida em 60 Hz.

Mentalize um no-break on-line, de dupla conversão com geração senoidal pura.. Tire as baterias dele, coloque no lugar capacitores..

Esse é o seu estabilizador decente..

Veja ai em diagrama de bloco do mesmo (esse é do no-break, ainda com baterias)

Diagramasimplificadono-breakon-lineduplaconverso.jpg

Ele geraria a AC, senoidal, derivada da DC, modulada em PWM, em alta frequência, exigindo transformadores pequenos, leves.. Nem precisaria retificar rebaixando a tensão na entrada, o que é feito só para casar com as baterias.

A regulação a estabilização do AC fica garantida, de modo fino e contínuo, bem diferente dos estabilizadores que fazem a regulação pela troca de relação em um transformador, interrompendo a saída, mesmo que rapidamente..

Problema dele? O custo elevado..

Postado
Mentalize um no-break on-line, de dupla conversão com geração senoidal pura.. Tire as baterias dele, coloque no lugar capacitores..

Esse é o seu estabilizador decente..

Veja ai em diagrama de bloco do mesmo (esse é do no-break, ainda com baterias)

Diagramasimplificadono-breakon-lineduplaconverso.jpg

Ele geraria a AC, senoidal, derivada da DC, modulada em PWM, em alta frequência, exigindo transformadores pequenos, leves.. Nem precisaria retificar rebaixando a tensão na entrada, o que é feito só para casar com as baterias.

A regulação a estabilização do AC fica garantida, de modo fino e contínuo, bem diferente dos estabilizadores que fazem a regulação pela troca de relação em um transformador, interrompendo a saída, mesmo que rapidamente..

Problema dele? O custo elevado..

Existe outras topologias específicas para estabilizadores mais eficiente energeticamente que esta dos no-breaks de dupla e tripla conversão.

Basicamente se trata de uma ponte completa de mosfets ou IGBT que recebem diretamente tensão AC e dela vai para filtros e trafo.

Na prática, funciona da mesma forma que na ponte inversora do no-break.

A onda senoidal da tensão AC entra na ponte inversora e é fatiada como se fosse um PWM.

Na verdade transforma a tensão AC em PWM três níveis, também chamado de PWM unipolar (Como o PWM do no-break). Faz isso simplesmente fatiando a onda em PWM.

Além de regular de forma linear, é possível também corrigir a forma de onda.

http://padrão.florianopolis.ifsc.edu.br/petry/Bases_Dados/Teses_Dissertacoes_Monografias/Petry/Petry_Qualify.pdf

Eu já quis fazer uma fonte assim:

http://img819.imageshack.us/img819/9135/pwm.png

pwm.png

É um ponto de partida para algo caseiro

Postado

Puxa, eu nao pensei nisso, que o no-break era exatamente isso! Tem um com um bom filtro emi?

Existe algum similar, tipo como voce falou, faller, mas com capacitores?

eu queria somente um para fornecer corretamente energia para o meu adaptador pppoe, porque a rede fica o tempo todo falhando por causa da queda, ja que e um chinês, né. E tambem para ligar alguns eletronicos simples.

Existe outras topologias específicas para estabilizadores mais eficiente energeticamente que esta dos no-breaks de dupla e tripla conversão.

Basicamente se trata de uma ponte completa de mosfets ou IGBT que recebem diretamente tensão AC e dela vai para filtros e trafo.

Na prática, funciona da mesma forma que na ponte inversora do no-break.

A onda senoidal da tensão AC entra na ponte inversora e é fatiada como se fosse um PWM.

Na verdade transforma a tensão AC em PWM três níveis, também chamado de PWM unipolar (Como o PWM do no-break). Faz isso simplesmente fatiando a onda em PWM.

Além de regular de forma linear, é possível também corrigir a forma de onda.

http://padrão.florianopolis.ifsc.edu.br/petry/Bases_Dados/Teses_Dissertacoes_Monografias/Petry/Petry_Qualify.pdf

Eu já quis fazer uma fonte assim:

http://img819.imageshack.us/img819/9135/pwm.png

pwm.png

É um ponto de partida para algo caseiro

mas este circuito funcionaria, se caso a tensão de entrada caisse mais de 10 %

Postado
Puxa, eu nao pensei nisso, que o no-break era exatamente isso! Tem um com um bom filtro emi?

Existe algum similar, tipo como voce falou, faller, mas com capacitores?

eu queria somente um para fornecer corretamente energia para o meu adaptador pppoe, porque a rede fica o tempo todo falhando por causa da queda, ja que e um chinês, né. E tambem para ligar alguns eletronicos simples.

mas este circuito funcionaria, se caso a tensão de entrada caisse mais de 10 %

A minha intenção era apenas fazer um dimmer para transformador que regulasse a tensão mantendo a forma de onda senoidal.

Ainda não testei. Vou testar.

Postado

então a melhor maneira e comprar um nobreak mesmo? mas se tipo eu comprar, eu preciso de um filtro de linha, porque eu ja vi uns que seguram, mas nao sei se e bom.

Aproveitando o assunto, pra que serve aqueles capacitores de corrente alternada?

seria possivel usa-los para segurar subtensao de alguns milésimons de segundos?

se ele armazena carga, ele nao estaria transformando ac em dc?

Postado
então a melhor maneira e comprar um nobreak mesmo? mas se tipo eu comprar, eu preciso de um filtro de linha, porque eu ja vi uns que seguram, mas nao sei se e bom.

Aproveitando o assunto, pra que serve aqueles capacitores de corrente alternada?

seria possivel usa-los para segurar subtensao de alguns milésimons de segundos?

se ele armazena carga, ele nao estaria transformando ac em dc?

Um no-break daquele tipo lá possui todos os filtros que você precisa, mas costumam ser caros, geralmente acima de 1000 reais mesmo os de 1Kva.

Os capacitores AC serem para muitas coisas, entre elas a correção de fator de potência e partida de motores.

Curiosidade:

Existe um tipo de transformador cuja entrada pode variar + e - 15% da tensão nominal de entrada, que a saída só varia apenas 2% da tensão nominal de saída.

Ele usa capacitores AC para ajudar a regular a tensão.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-451091640-estabilizador-de-tensão-kron-500-w-núcleo-saturado--_JM

Sua única vantagem é a confiabilidade.

Ele nunca vai te deixar na mão. A única peça que dá defeito é apenas um capacitor AC que demora muitos anos para ficar ruim.

O resto do aparelho é apenas ferro e fio de cobre que não da defeito.

Este estabiliza de verdade.

Não é como os atuais estabilizadores do mercado.

Postado

sera que esse cara e bom mesmo? eu ja desmontei um desses. :mad:

A minha curiosidade e essa: como faz uma pessoa que sofre com a companhia eletrica onde tem quedas sempre? se o estabilizador nao presta, so me resta comprar um no break online? Outro dia tinha um negao usando uma maquina de solda gigante na casa em frente a minha, e, cada vez que ele dava uma faisca, a tensão caia para 70v kkkkkk

mas eu me refiro a quedas de tensão em curto tempo, tipo como surtos, mas ao contrario. nao tem como resolver isso colocando um capacitor ac?

Postado

Colocando capacitor você irá injetar energia reativa na rede.

É uma energia que não serve para nada pois num momento o capacitor consome energia ao ser carregado e no outro momento ele devolve a mesma energia que tinha sido carregada anteriormente para a rede. Fica assim num ciclo sem fim.

Isso poderia ser explica por meios de complexas fórmulas matemáticas difíceis de entender, mas pode ser explicada de forma mais simples também:

Enquanto a senoide da rede sobe de zero V até o topo, o capacitor está sendo carregado, a energia puxada da rede está sendo armazenada no capacitor.

Enquanto a senoide da rede vai descendo do topo até zero V novamente, o capacitor vai devolvendo a energia armazenada anteriormente para a rede elétrica novamente e depois tudo se repete no ciclo seguinte.

Apenas faz circular uma corrente elétricas pelos cabos que não é capaz de gerar trabalho.

Só atrapalha o sistema de distribuição pois "ocupa a vaga" da correntes elétricas que geram trabalho, como por exemplo a que sua TV consome, seu chuveiro etc.

Em fim, o fator de potência inadequado diferente de 1 proveniente de motores, indutores ou capacitores, diminui a capacidade de transmissão das linhas de transmissão.

Por isso se você colocar capacitores na sua rede, seu medidor de energia vai contar isso como energia reativa e você vai pagar multas por isso em sua conta.

Postado

O meu maior problema e o seguinte: eu tenho um adaptador pppoe, eu alimenta a antenna de 5ghz da minha internet, mas esses adaptadores sao da china, no ''rotulo' diz que ele funciona de 100 - 240v, e quando a maquina de lavar fica oscilandoa energia em 1 hz, a tensão varia em 2 volts, o suficiente para atrapalhar tudo a alimentacao. eu nao posso colocar outro porque e do provedor, então eu tenho que pensar em um modo de estabilizar a tensão, ja que na tomada eu tenho 111.4v.

o que eu poderia fazer no adaptador para ele funcionar melhor, ja que e chaveado?

• Membro VIP
Postado
O meu maior problema e o seguinte: eu tenho um adaptador pppoe, eu alimenta a antenna de 5ghz da minha internet, mas esses adaptadores sao da china, no ''rotulo' diz que ele funciona de 100 - 240v, e quando a maquina de lavar fica oscilandoa energia em 1 hz, a tensão varia em 2 volts, o suficiente para atrapalhar tudo a alimentacao. eu não posso colocar outro porque e do provedor, então eu tenho que pensar em um modo de estabilizar a tensão, ja que na tomada eu tenho 111.4v.

o que eu poderia fazer no adaptador para ele funcionar melhor, ja que e chaveado?

Dificilmente mas muito dificilmente será essa variação de 2 Volts AC propiciado pela máquina de lavar roupa, sincronizado como vai-e-bem do tambor dela, que está atrapalhando o equipamento. Ruído e indução derivados disso, na fiação de sinal, sim pode atrapalhar.. Seu problema ai certamente não éssa variação de tensão não..

Postado

mas o problema nao e quando a tensão sobe, mas quando ela cai, então a fonte falha. eu ja montei um filtro para ela, mas deve ser as perdas de tensão.

ele e 24v, sera que da pra modificar ele para aguentar mais? que peca posso substituir? o capacitor na entrada?

o filtro de linha que eu montei nao tem capacitor de valor alto. sera que um cap de 1uf x 250v segura a tensão em ms?

• Membro VIP
Postado
mas o problema não e quando a tensão sobe, mas quando ela cai, então a fonte falha. eu ja montei um filtro para ela, mas deve ser as perdas de tensão.

ele e 24v, sera que da pra modificar ele para aguentar mais? que peca posso substituir? o capacitor na entrada?

o filtro de linha que eu montei não tem capacitor de valor alto. sera que um cap de 1uf x 250v segura a tensão em ms?

Bote a cabeça para pensar e terás a resposta..

A tensão da rede elétrica é AC e alternada, se 127 Volts nominias, desde -180 até +180 Volts 60 vezes a cada segundo, variando senoidalmente. Segurar a tensão ai é a última coisa de que ela necessita...

Você não pode fazer analogia da tensão CC com a tensão AC..

Esqueça essa história de capacitor..

A dedução de que "o problema não e quando a tensão sobe, mas quando ela cai" pode não estar correta. Na dúvida se está, alimente essa fonte com 220 Volts. Ai a queda será de 220 para 150 Volts... Muito acima até do mínimo de 90 Volts que ela deve operar...

Como fazer??? Um autotransformador, pequeno que seja, só para alimentar essa fonte dai.. Coisa de 40 a 50 Watts dá e sobra..

Ai, quando o cara ligar a maquina de solda e os 127 Volts caitrem para 70 Volts, abaixo do mínimo da fonte que é 90 Volts, se em 220 Volts deverá cair para 220 x (70/127) = 121 Volts, bem dentro da faica de 90 a 264 Volts que a fonte deve sim conseguir superar e bem alimentar..

Postado

valeu faller, voce me deu uma boa dica. eu na verdade tenho bifasico em casa, então vou ver se da pra melhorar, mas quanto ao filtro de linha, se eu usar um varistor para 220 v e quando eu quiser ligar em 110, ele vai funcionar corretamente?

• Membro VIP
Postado

Post duplicado

valeu faller, voce me deu uma boa dica. eu na verdade tenho bifasico em casa, então vou ver se da pra melhorar, mas quanto ao filtro de linha, se eu usar um varistor para 220 v e quando eu quiser ligar em 110, ele vai funcionar corretamente?

A maioria dos filtros de linha nacionais tem varistores apropriados para operar em 220 Volts e seus fabricantes declaram que eles são "bivolt" quando na verdade são proteções para 220 Volts que bem podem operar em 110 Volts, pois limitam o pico..

Não vai ser somente a sua a operar desse modo..

Se desejares "sintonize" seus varistores para 127 Volts e ou para 220 Volts em uma segunda régua de proteção, ou filtro como queiras, ou seja, mantenha réguas específicas para cada tensão.. Isso é purismo mas não é errado não...

Quanto a usar duas fases, para testes acho até viável mas para uso contínuo não acho uma boa.. Equipamentos em geral tem suas entradas feitas para operar na config fase e neutro, com os elementos série de interrupção corretamente posicionados no fio fase. Fusível, disjuntores, chaves, todos estão dispostos de modo a interromper o fio fase. Quando colocas dois fases, somente uma será interrompida e o outra sempre se manterá, viva, no equipamento. Não acho nem um pouco legal isso dai... Não faria de modo definitivo. Por isso sugeri um autotransformador..

• Membro VIP
Postado
E os ruidos emi, podem atrapalhar um fonte chaveada?

A fonte por trabalhar com alta tensão, cerca de 310 Volts CC, chaveando altas correntes (coisa de 4 a 10 Amperes) em alta frequência, coisa de 50.000 Hz, é um enorme gerador de RFI e EMI. Os filtros de linha da entrada da fonte, os quais se valem de indutores e capacitores, tem dupla função, evitar interferência de alta frequência às vezes presentes na rede elétrica de adentrar a fonte e evitar que ruído e harmônicas desses 50KHz saiam da fonte para a rede elétrica..

porque no estagio de retificacao e filtragem tem capacitores, então não era para ele aguentar?

Os capacitores em uma fonte CA / CC tem a funcão de filtrar, de servir de amortecedor, de servir de acumulador de energia..

Como assim se não era para ele aguentar??? Todo o componente, se bem dimensionado e na correta utilização, tem imensa condição de aguentar..

Não deu de entender do que falas ai, do que se trata.. Qual é tua dúvida..

• Membro VIP
Postado
e que esse adaptador e da china, então eu tenho quase certeza que e por isso que a conexao falha sempre.

A absoluta maior parte dos equipamentos de informática são feitos na China.

Fontes por exemplo, só para citar uma, a Seasonic, das maiores fabricantes de fontes do mundo, que fabrica as fontes da Corsair, da Antec e outras tantas, é da China: http://www.seasonic.com/profile/factory.jsp

Agora, tem produto da China de plrimeira, de segunda, de terceira e até de quinta categoria..

Mas não foi isso que te perguntei, e desse modo deve ter sanado tua dúvida..

Postado

E um filtro de linha bom, pode segurar quedas de tensão de pico? eu me refiro a subtensao em micro segundos.

pillars_sine_waves.gif

porque eu aprendi o indutor, quando "desligado" libera uma tensão, dai quando ocorre uma perda rapida em u segundos, o indutor nao filtra isso?

desculpe se estiver errado, mas um filtro de linha com indutor nao serve para isso?

Postado
E um filtro de linha bom, pode segurar quedas de tensão de pico? eu me refiro a subtensao em micro segundos.

pillars_sine_waves.gif

porque eu aprendi o indutor, quando "desligado" libera uma tensão, dai quando ocorre uma perda rapida em u segundos, o indutor nao filtra isso?

desculpe se estiver errado, mas um filtro de linha com indutor nao serve para isso?

No filtro de linha o indutor está disposto como um filtro que atenua ruídos.

Ele não é capaz de segurar afundamentos de tensão.

Aquele estabilizador de núcleo ferro ressonante lá do mercado livre que te indiquei faz justamente isso, corrige afundamentos de tensão.

Ele é um tipo especial de transformador chamado de transformador ferro ressonante.

Basicamente é um circuito oscilante (circuito LC sintonizado para 60Hz).

Quando ocorre uma falta de energia muito rápida esta não é sentida pois o conjunto oscilante está a 60Hz e é capaz de segurar a carga por 2 ou três ciclos completos da onda alternada de 60Hz.

Já com relação aos afundamentos que você chama de queda de tensão de pico, o trafo possui uma espécia de realimentação magnética que funciona analogamente as realimentações das fontes DC estabilizadas, corrigindo a tensão de saída.

Quando ao circuito ressonante segurar as cargas por 3 ciclos, pense numa roda pesada que está girando, dando 60 voltas por segundo.

parar ela de repente vai ser difícil né?

Também não vai ser fácil aumentar ou diminuir ou aumentar a "velocidade" ou tensão no nosso circuito elétrico, por causa da inércia que o circuito tem.

É uma inercia pesada.

Se você procura um filtro de verdade, o transformador ferro ressonante é o melhor que há.

O ruim dele é que o fator de potência é muito baixo, e como você já deve saber, fator de potência baixo é cobrado com muitas na conta de energia comercial.

O rendimento dele também não é lá dos melhores, gira em torno de uns 70%

Esquenta bastante, faz um pouco de barulho tipo um zunnn (60Hz).

Joga distorções harmônicas na rede elétrica.

Mas a carga é alimentada com energia de qualidade.

Explicações sobre o circuito tanque:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscilador_LC

Explicação do transformador ferro ressonante:

http://www.generaltransformer.com/transformer/ferroresonant-transformers.htm

Deve traduzir, está em inglês!

Se pensa em instalar tal filtro na sua fonte chaveada, achando que vai melhorar alguma coisa, eliminando afundamentos e faltas rápidas de tensão, eu acho pouco provável.

A fonte não nota nenhuma diferença, mesmo que falte energia por até 10 mile segundos.

O capacitor de entrada possui capacitância para manter a tensão dentro dos níveis aceitáveis mesmo com faltas de energia de até 10 milissegundos.

Também não fará nenhuma diferença com relação a proteção das cargas se você instalar um filtro de linha com intuito de filtrar ruídos elétricos.

A própria fonte chaveada provoca muito mais ruídos na carga do que os que vem da rede elétrica.

Só para você ter uma ideia, os filtros que existem nas entradas das fontes chaveadas não são para proteger a fonte chaveada dos ruídos da rede elétrica.

É exatamente ao contrário, servem para proteger a rede elétrica dos ruídos da própria fonte chaveada.

Postado

valeu cara, era exatamente o que eu estava procurando.

eu vou pesquisar sobre esse estabilizador que voce falou. talvez eu consiga inventar alguma coisa mais pratica. o importante e aprender :)

O capacitor de entrada possui capacitância para manter a tensão dentro dos níveis aceitáveis mesmo com faltas de energia de até 10 milissegundos.

voce se refere ao capacitor desse transformador, ou do filtro?

nao daria para fazer um circuito oscilador que substituisse a frequencia da rede. eu sei voce diria que isso é o que um no break faz, mas e se eu construisse um oscilador em 60 hz, com a alimentacao, e converte lo em ac, sem muita coisa que tem nos ups?

caso alguem queira aprender mais sobre o assunto leia esse texto.

http://www.leonardo-energy.org.br/wp-content/uploads/2009/06/532-mitigacao-afundamento.pdf

A questao é: alguem conhece, ja ouviu falar, ou conhece algum circuito de Estabilizador de tensão eletrônico? pelo que eu vi, ele utiliza IGBT's

Af

unção do controlador eletrônico de potência é provida por dois comutadores bidirecionais baseados em IGBTs

(transistores bipolares de porta isolada) que são usados para cortar a tensão de entrada numa freqüência de 20 kHz com

uma largura de pulso dependente da tensão de saída requerida. O controlador de potência compara a tensão de saída do

estabilizador de 50 Hz com a de uma tensão de referência estável, e o erro é usado para controlar os dois comutadores

bidirecionais. A onda de alta freqüência modulada pela largura de pulso (PWM, do inglês Pulse Width Modulated) é

então filtrada e fornecida ou ao primário do transformador elevador/abaixador onde a tensão do secundário adiciona ou

subtrai uma tensão adequada para prover uma tensão de saída estável, ou diretamente para a carga através de um

autotransformador.

Um circuito de by-pass integral é usado para desviar as correntes dos componentes dos IGBTs durante uma sobrecarga

de saída ou um curto-circuito, protegendo assim os IGBTs e permitindo eliminar as correntes de falta pela queima dos

fusíveis

ele tem uma resposta de 10ms, 0,5 ciclos.

tipo um circuito desses

220v-ac-voltage-stabilizer-circuit-diagram-i9.png

Postado

voce se refere ao capacitor desse transformador, ou do filtro?

O capacitor de filtro de entrada de qualquer fonte chaveada.

não daria para fazer um circuito oscilador que substituisse a frequencia da rede. eu sei voce diria que isso é o que um no break faz, mas e se eu construisse um oscilador em 60 hz, com a alimentacao, e converte lo em ac, sem muita coisa que tem nos ups?

Sim! Seria basicamente um inversor alimentado pela rede retificada em 320 vdc ou 179 vdc.

Sua saída seria senoidal onda pura. Mas é coisa muito complexa.

Eu estou testando algo assim que por sinal até já está funcionando. Estou usando 12V para testar os mosfets, mas pretendo usar em 179V. É de onda senoidal pura.

Basicamente é um 555 gerando 20Khz que vai para um divisor de freqüência por 2 abaixando para 10Khz servindo de Clock para um oscilador triangular.

O oscilador triangular manda para a entrada de um comparador com LM393 e na outra entrada do LM393 chega uma onda senoidal.

A saída é o PWM senoidal bipolar ou também chamado de dois níveis.

Este vai para um divisor por 2 que transforma em 2 pulsos, cada um defasados em 180 graus um do outro.

Cada pulso vai para o gate de um par de mosfets e aciona uma ponte completa que alimenta um transformador atrevais de um filtro passa baixa.

O processo é quase igual a de um amplificador classe D, mas no casso trabalha com portadora de 20Khz.

Postado

A proposta que está no documento em PDF que você enviou é bastante interessante.

Basicamente é isso aqui:

http://img822.imageshack.us/img822/1113/pwmp.png

pwmp.png

Do circuito no PDF para estes da imagem acima, existe algumas diferenças:

No circuito da imagem acima é usado uma ponte retificadora completa para que o mosfet possa trabalhar em DC para chavear correte alternada do outro lado da ponte.

O problema é que os diodos acrescentam uma queda de tensão de 1,2V (0,6v mais 0,6V, dois diodos em série).

Isso provoca uma distorção na onda que em áudio é chamada de distorção de crosover:

http://www.sabereletronica.com.br/files/image/figura_1_amplificador_tda7294.png

figura_1_amplificador_tda7294.png

Acredito que um circuito tanque resolva este problema pois completaria a tensão que os diodos subtraíram.

Este circuito apenas subtrai a tensão. Você teria que pôr um transformar com saída de tensão máxima permitida, para que o PWM pudesse subtrair com intuito de chegar na tensão mais adequada. Por exemplo: A saída do transformador seria 260V, daí o PWM abaixaria para 220V. Se a rede caísse, o PWM liberaria mais um pouco de tensão para compensar. Quando a rede voltasse ao normal, subtraia novamente, de forma online claro.

Já o circuito descrito no documento em PDF, utiliza uma ponte inversora completa com IGBT que parece não apresentar esta distorção pois os IGBT recebe corrente alternada diretamente sem apresentar quedas de tensão como nos diodos.

Outro benefício é que além de subtrair, ele também soma a tensão de saída.

Aí você deve estar se perguntando... Não seria mais vantagem um no-break on-line ou mesmo um inversor senoidal alimentado pela rede elétrica? não faria o mesmo trabalho?

A resposta é eficiência energética.

O estabilizador é certamente mais eficiente por transferir a energia da entrada quase que diretamente, sem passar por conversões complexas.

Já no-breaks, além das perdas do transformador, perde também nos IGBTS.

Caso contrário não necessitaria de bastante ventiladores dentro deles

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!