Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões sobre o FX 6300 Vishera


klipz0rd

Posts recomendados

Boa noite amigos.

Recentemente adquiri o processador FX 6300 no Kabum.

Estou no aguardo da entrega e gostaria da opinião de vocês que já usaram (ou não) este processador.

Minha meta foi buscar o melhor custo e beneficio com TDP 95.

Minha configuração atual:

Placa mãe: Asus M5a78l-m lx

Placa de video: Geforce Nvidia 9500 GT

Fonte: 3rsystem 500w REAL 80 plus

HD 500 Samsumg

Memória 4gb 1600mhz Corsair

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que pensei, gastar 100 reais a mais para adquirir uma performance melhor e menos calor.

Assim que estiver testando e vendo seu desempenho, estarei postando aqui para que todos absorvam mais informações desse processador.

Olá Amigo!

Também estou pensando em vender o meu FX 6100 para comprar um FX 6300. Acredito que seja uma boa compra.

Nos testes em JOGOS que vi, ele supera até mesmo os FX 8120 e FX 8150, sendo portanto, uma excelente compra.

Seguem os testes que eu vi: http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_fx_8350_8320_6300_processor_4300_performance_review,10.html

http://www.anandtech.com/show/6396/the-vishera-review-amd-fx8350-fx8320-fx6300-and-fx4300-tested/5

Não deixe de postar aqui o que você achou desse processador pois suas informações serão úteis para mim e para os demais Amigos aqui do Clube do Hardware!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kayjiro, estou com a mesma dúvida que tu... Gostaria que tu comentasse a respeito desse processador, pois penso em adquirir um e tenho exatamente esse modelo em mente.

Sair do seu pra um 6300? Esquece, cara. Vai andar pro lado e investir a toa. Só valeria a pena se você fosse pegar um 8120, 8150, ou 8320 e 8350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiro vou explicar o por quê adquiri esse processador e como fui influenciado em minhas pesquisas.

Recentemente também adquiri a placa mãe: Asus M5a78L-m LX

Essa placa mãe com socket am3 am3+, libera o núcleo bloqueado dos processadores phenom, athom e sempron automaticamente. Mas como nem toda fruta é doce, essa placa mãe tem um limite de 95W em seu TPD, ou seja não é aconselhável fazer clocks sem realmente saber de algumas coisas...

Para isso também investi em fãs no gabinete e um cooler Blizard mini T2 e nele adicionei mais uma ventoinha, totalizando duas.

Com isso fui a procura de um processador que atendesse minhas exigências, que não esquentasse muito, ótimo desempenho, etc.

Para minha alegria, após me informar muito bem sobre os vishera, achei ele no Kabum por um preço muito bom... R$ 434,00 em 3x = 10% desconto.

Agora observando mais alguns testes entre os processadores citados por vocês, temos o video abaixo que mostra detalhes bem interessantes sobre as versões.

Como vocês podem ver na primeira imagem, ele é bloqueado, assim como o 8320 e só o 8350 que é desbloqueado, então o que vocês diriam que vai acontecer com minha placa mãe... Será que vai desbloquear ele?

Acompanhem aqui, neste mesmo tópico, em breve. :cool:

Olá Amigo!

Também estou pensando em vender o meu FX 6100 para comprar um FX 6300. Acredito que seja uma boa compra.....

....

Abraço!

Bom dia amigo Jccabral, vi sim a diferença nos testes que você enviou e se você conseguir vender por praticamente o preço que ainda vale: R$ 300,00, vai fundo. Mas caso queira esperar mais um pouco, logo postarei alguns testes aqui...

abraços

Postado Originalmente por joselitto kayjiro, estou com a mesma dúvida que tu... Gostaria que tu comentasse a respeito desse processador, pois penso em adquirir um e tenho exatamente esse modelo em mente.

Bom dia Joselitto, estarei postando sim e recomendo ler o que escrevi acima e dar uma olhada no video e também nos links do Jccabral.

abraços

Postado Originalmente por JorgeAlain

Sair do seu pra um 6300? Esquece, cara. Vai andar pro lado e investir a toa. Só valeria a pena se você fosse pegar um 8120, 8150, ou 8320 e 8350.

JorgeAlain, Bom dia!

Amigo, por um lado te entendo, mas não concordo completamente.

O que diferencia é o TDP dos outros modelos, e esse também aquece bem menos que o 6100 (versões anteriores).

Se puder, dá uma olhada no video e também nos links do Jccabral.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, FX-6100 ou 6300 nunca foram bloqueados, alias, só é feito o Core Unlocker com processadores contendo núcleos, e não módulos, que é o caso dos FX.

Olá Amigo!

Também estou pensando em vender o meu FX 6100 para comprar um FX 6300. Acredito que seja uma boa compra.

Nos testes em JOGOS que vi, ele supera até mesmo os FX 8120 e FX 8150, sendo portanto, uma excelente compra.

Seguem os testes que eu vi: http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_fx_8350_8320_6300_processor_4300_performance_review,10.html

http://www.anandtech.com/show/6396/the-vishera-review-amd-fx8350-fx8320-fx6300-and-fx4300-tested/5

Não deixe de postar aqui o que você achou desse processador pois suas informações serão úteis para mim e para os demais Amigos aqui do Clube do Hardware!

Abraço!

O ganho de diferença saindo de um FX-6100 pra um 6300 não é tanta, o melhor a se fazer, é partir pro 8320 ou 8350.

Apesar de alguns do forum, recomendar Pentium G ao invéz do AMD FX, eu acho que o AMD FX é um bom CPU,

Pergunta pro pessoal desses fóruns, se eles conseguem empurrar um Crossfire de 7970 Ghz Edition com Pentiuns G

Sair do seu pra um 6300? Esquece, cara. Vai andar pro lado e investir a toa. Só valeria a pena se você fosse pegar um 8120, 8150, ou 8320 e 8350.

Ta corretíssimo, o 6300 consome um pouco menos e se sai melhor uns 10% em relação ao FX-6100, e pelos preços hoje, o FX-8320 está bem convidativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, FX-6100 ou 6300 nunca foram bloqueados, alias, só é feito o Core Unlocker com processadores contendo núcleos, e não módulos, que é o caso dos FX.

Ah, verdade Wencell, eu estava lendo a respeito dos "theards" dos processadores um tempo atrás e comecei a entender um pouco como funcionam...

Concordo com a parte do "unlock" dele, pois só os da antiga linhagem que tinham núcleos desativados certo?

O FX 6300 tem 6 núcleos certo? E quantos módulos ele tem?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei é um módulo para cada 2 "núcleos" (percebe as aspas). Então, 3 módulos.

Pelas minhas pesquisas, Núcleos Reais > Núcleos de Módulo > Núcleos HT (meu i3 por exemplo, 2 núcleos fisicos + 2 HT), em geral. (obs não to dizendo que qualquer proc de núcleos reais e melhor que um com essa tecnologia de modulos, isso é uma comparação teórica entre processadores 100% iguais com a unica diferenca sendo a tecnologia de núcleos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLá,

É isso mesmo, cada par de núcleos possui um modulo, ou seja:

FX-4***= Dois modulos;

FX-6***= Três Modulos;

FX-8***= Quatro modulos;

Sem duvida o preço FX-6300 ta muito interessante, vi ele por R$ 400,00 e como eu trabalho muito com multitarefa ele é mais interessante que um i3-3***, já que sempre estou fazendo muita coisa ao mesmo tempo :D, quando tiver grana to de olho nele, no lugar do core 2 quad bombado da assinatura...Vamos ver...

Terminei de montar um PC gamer basico para um amigo com um A6-3500 e bixo ta se virando muito bem, fifa 13 em HD ta rodando lisinho e cravado em 60fds, depois faço um review, porco ^_^...

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei é um módulo para cada 2 "núcleos" (percebe as aspas). Então, 3 módulos.

Pelas minhas pesquisas, Núcleos Reais > Núcleos de Módulo > Núcleos HT (meu i3 por exemplo, 2 núcleos fisicos + 2 HT), em geral. (obs não to dizendo que qualquer proc de núcleos reais e melhor que um com essa tecnologia de modulos, isso é uma comparação teórica entre processadores 100% iguais com a unica diferenca sendo a tecnologia de núcleos)

A ideia dos modulos dentro dos núcleos foi perfeita, assim aumentando drasticamente o desempenho em multitarefas. :lol:

OLá,

É isso mesmo, cada par de núcleos possui um modulo, ou seja:

FX-4***= Dois modulos;

FX-6***= Três Modulos;

FX-8***= Quatro modulos;

Sem duvida o preço FX-6300 ta muito interessante, vi ele por R$ 400,00 e como eu trabalho muito com multitarefa ele é mais interessante que um i3-3***, já que sempre estou fazendo muita coisa ao mesmo tempo :D, quando tiver grana to de olho nele, no lugar do core 2 quad bombado da assinatura...Vamos ver...

Terminei de montar um PC gamer basico para um amigo com um A6-3500 e bixo ta se virando muito bem, fifa 13 em HD ta rodando lisinho e cravado em 60fds, depois faço um review, porco ^_^...

Abraços,

Esse é meu grande foco (jogar).

Eu também faço alguma coisa com web design, etc. Mas o objetivo real é esse. Também vi alguns videos do desempenho do fx 6300 em games, no full (com uma boa vga claro), e com ótimo fps.

Corre enquanto ainda tem no Kabum. heh ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX-6300 é 4% mais fraco do que o Phenom II X6 1100T em single thread (1.11 para o 1100T e 1.07 para o 6300 no Cinebench), então já dá para considerar o FX6300 como um 1090T (1.08) ligeiramente mais fraco. O FX-6100 que era 17% mais fraco em single thread do que o 1100T, então por isso o pessoal caiu de pau. Realmente tinha que ser chamado de três módulos, e não hexacore. Isso eu falo por alto, me baseando pelo Cinebench.

Eu tenho um 1090T e ele nunca me deixou na mão, por isso eu acho que o FX-6300 é uma boa opção. Eu consideraria uma ótima plataforma de edição para quem está com o orçamento limitado. Sobre o i3, ele não é páreo para o FX-6300, até porque é outra categoria de preço.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O FX-6300 é 4% mais fraco do que o Phenom II X6 1100T em single thread (1.11 para o 1100T e 1.07 para o 6300 no Cinebench), então já dá para considerar o FX6300 como um 1090T (1.08) ligeiramente mais fraco. O FX-6100 que era 17% mais fraco em single thread do que o 1100T, então por isso o pessoal caiu de pau. Realmente tinha que ser chamado de três módulos, e não hexacore. Isso eu falo por alto, me baseando pelo Cinebench.

Eu tenho um 1090T e ele nunca me deixou na mão, por isso eu acho que o FX-6300 é uma boa opção. Eu consideraria uma ótima plataforma de edição para quem está com o orçamento limitado. Sobre o i3, ele não é páreo para o FX-6300, até porque é outra categoria de preço.

***

Muito boa sua comparação.

Sua configuração é bem legal, quanto roda seu fps em games no full,como BO3, battlefield 3, etc... e por ultimo quanto pagou na sua VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de alguns do forum, recomendar Pentium G ao invéz do AMD FX, eu acho que o AMD FX é um bom CPU,
(...)

Pergunta pro pessoal desses fóruns, se eles conseguem empurrar um Crossfire de 7970 Ghz Edition com Pentiuns G

(...)

Tudo depende da verba disponível... pergunto pra vocês como comprar cpu e placa mãe com R$ 400? Com Pentium G só precisa de R$ 300.

O FX-6300 é 4% mais fraco do que o Phenom II X6 1100T em single thread (1.11 para o 1100T e 1.07 para o 6300 no Cinebench), então já dá para considerar o FX6300 como um 1090T (1.08) ligeiramente mais fraco. O FX-6100 que era 17% mais fraco em single thread do que o 1100T, então por isso o pessoal caiu de pau. Realmente tinha que ser chamado de três módulos, e não hexacore. Isso eu falo por alto, me baseando pelo Cinebench.

Eu tenho um 1090T e ele nunca me deixou na mão, por isso eu acho que o FX-6300 é uma boa opção. Eu consideraria uma ótima plataforma de edição para quem está com o orçamento limitado. Sobre o i3, ele não é páreo para o FX-6300, até porque é outra categoria de preço.

***

Alguns montes de benchmark, incluindo cinebench 10 e 11, fx 6300 x phenom ii x6 1100T:

http://www.anandtech.com/bench/Product/699?vs=203

Realmente perde bem nos dois casos, mas você esqueceu do preço de cada um aqui... deve ter sido mais que o preço do FX 6300 também. Mas concordo que depois de 2 gerações, já deveria estar muito mais forte.

Mas já contra um i3, aqui o FX 6300 contra o i3 3220, ganha bem na maioria:

http://www.anandtech.com/bench/Product/699?vs=677

Sobre o valor, o i3 3xxx concorre sim com o fx 6300. Na gogeek ainda tem ele por R$ 350, que é mais ou menos o que se paga num i3 novo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa sua comparação.

Sua configuração é bem legal, quanto roda seu fps em games no full,como BO3, battlefield 3, etc... e por ultimo quanto pagou na sua VGA?

Aí tú me pegou, porque eu só jogo Rise of Flight e fica entre 40 e 60 fps com resolução de média para baixo. Geralmente fica nos 40/45 fps, e roda macio até uns 15 aviões em uma só missão. Acima disso eu preciso colocar tudo no baixo (isso em 1920x1080). O processador não passa dos 25%/30% de uso, mas eu não sei se um IPC maior faria diferença. Eu também nunca joguei on-line porque eu jogo pouco, então eu não sei como seria jogar com 30, 40 pessoas. Mas a minha VGA também não é lá essas coisas. Na época eu comprei pelo preço de uma HD 7870 hoje em dia. Acho que foi em 2010.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o valor, o i3 3xxx concorre sim com o fx 6300. Na gogeek ainda tem ele por R$ 350, que é mais ou menos o que se paga num i3 novo também.

É, eu acho que aí vai depender da loja ou do estado. Aqui no Rio a diferença é de 70 reais (i3-3220 por R$ 290,00 e FX-6300 por R$ 360,00), o que eu acho bastante. A briga acaba sendo pelo custo benefício, porque o FX-6300 está uma pechincha. O meu 1090T eu comprei por mais de 600 reais. Em 2010, eu acho que ninguém imaginaria que eles iam vender um hexacore em 2013 por 360 reais :confused:

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí tú me pegou, porque eu só jogo Rise of Flight e fica entre 40 e 60 fps com resolução de média para baixo. Geralmente fica nos 40/45 fps, e roda macio até uns 15 aviões em uma só missão. Acima disso eu preciso colocar tudo no baixo (isso em 1920x1080). O processador não passa dos 25%/30% de uso, mas eu não sei se um IPC maior faria diferença. Eu também nunca joguei on-line porque eu jogo pouco, então eu não sei como seria jogar com 30, 40 pessoas. Mas a minha VGA também não é lá essas coisas. Na época eu comprei pelo preço de uma HD 7870 hoje em dia. Acho que foi em 2010.

Sua resolução é bem alta e isso faz justificar o fps... dependendo do game claro.

***

É, eu acho que aí vai depender da loja ou do estado. Aqui no Rio a diferença é de 70 reais (i3-3220 por R$ 290,00 e FX-6300 por R$ 360,00), o que eu acho bastante. A briga acaba sendo pelo custo benefício, porque o FX-6300 está uma pechincha. O meu 1090T eu comprei por mais de 600 reais. Em 2010, eu acho que ninguém imaginaria que eles iam vender um hexacore em 2013 por 360 reais :confused:

***

Verdade e até eu mesmo paguei mais caro que R$ no FX 6300 D:

E olha que só vai chegar dia 6 pelo "ótimo" serviço dos correios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é que tá, com 300 reais você consegue jogar o que de bom hoje em dia? Tudo em qualidade alta?

Com Pentium G é que não vai. Eu prefiro o FX-6300 pelo fato dele consumir menos e de quebra ser um pouco mais rápido do que o FX-6100. Isso porque o 6100 que eu tinha, hoje roda com uma 7850 em uma TV de 32" e segura tudo! Sem gargalos e falhas...

os AMD-FX na verdade, salvo engano, cada módulo compõe 2 metade de 1 núcleo, formando isso que o rapaz na pagina anterior falou, FX-4*** = dual core FX-6*** = triple core e FX-8**** = quad-core

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é que tá, com 300 reais você consegue jogar o que de bom hoje em dia? Tudo em qualidade alta?

Com Pentium G é que não vai. Eu prefiro o FX-6300 pelo fato dele consumir menos e de quebra ser um pouco mais rápido do que o FX-6100. Isso porque o 6100 que eu tinha, hoje roda com uma 7850 em uma TV de 32" e segura tudo! Sem gargalos e falhas...

os AMD-FX na verdade, salvo engano, cada módulo compõe 2 metade de 1 núcleo, formando isso que o rapaz na pagina anterior falou, FX-4*** = dual core FX-6*** = triple core e FX-8**** = quad-core

Abraços

Com placa de vídeo, quase tudo, sem placa de vídeo, nem i7 daria conta. Neste artigo tem alguns benchmarks exclusivos em jogos, modos single player, onde tem vários processadores, incluindo os pentium g.

http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-fx-pentium-apu-benchmark,3120-10.html

Em multiplayer, o resultado não seria tão bom em algum jogos. Mas no geral tem uma performance muito boa, e pela diferença no valor pode ser que consiga uma placa de vídeo melhor do que conseguiria com um processador mais forte...

Bem, mas voltando ao assunto do tópico... a minha preferência pessoal em matéria de processadores hoje seria:

i5 3330 > FX 6300 > Pentium G | Phenom II X2 (pra desbloquear)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com placa de vídeo, quase tudo, sem placa de vídeo, nem i7 daria conta. Neste artigo tem alguns benchmarks exclusivos em jogos, modos single player, onde tem vários processadores, incluindo os pentium g.

http://www.tomshardware.com/reviews/gaming-fx-pentium-apu-benchmark,3120-10.html

Em multiplayer, o resultado não seria tão bom em algum jogos. Mas no geral tem uma performance muito boa, e pela diferença no valor pode ser que consiga uma placa de vídeo melhor do que conseguiria com um processador mais forte...

Bem, mas voltando ao assunto do tópico... a minha preferência pessoal em matéria de processadores hoje seria:

i5 3330 > FX 6300 > Pentium G | Phenom II X2 (pra desbloquear)

Certíssimo! O problema pro rapaz do tópico vai ser só o preço, já vai dar pra ter uma base :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Amigo!

Também estou pensando em vender o meu FX 6100 para comprar um FX 6300. Acredito que seja uma boa compra.

Nos testes em JOGOS que vi, ele supera até mesmo os FX 8120 e FX 8150, sendo portanto, uma excelente compra.

Seguem os testes que eu vi: http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_fx_8350_8320_6300_processor_4300_performance_review,10.html

http://www.anandtech.com/show/6396/the-vishera-review-amd-fx8350-fx8320-fx6300-and-fx4300-tested/5

Não deixe de postar aqui o que você achou desse processador pois suas informações serão úteis para mim e para os demais Amigos aqui do Clube do Hardware!

Abraço!

Olá Jccabral, tudo bom?

Como pedido, seguem algumas pré-avaliações do FX 6300.

O processador não passa de 40Cº com sua frequencia padrão, e isso porque meu cooler não é lá tão potente... Um Blizzard mini T2 (adicionei + 1 fan).

Ganhei um aumento de FPS extraordinário, pois antes o máximo era 60fps no TF2 e agora varia do 150 até 300...

Provavelmente hoje estarei testando o game Battlefield 3, mas não sei se rodará na minha config.

E logo aqui postaria noticias.

Abraços

kayjiro, estou com a mesma dúvida que tu... Gostaria que tu comentasse a respeito desse processador, pois penso em adquirir um e tenho exatamente esse modelo em mente.

Joselito, Boa tarde!

Tudo bom?

Pra você digo o mesmo que disse para o Jccabral, e logo mais informações.

Tendo alguma dúvida á respeito do FX 6300 é só dizer...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Cara como anda se comportando o FX6300??? Ele esquenta muito jogando?? Não tá usando o cooler box dele né?

Mesmo o pessoal me falando que não vale a pena trocar, eu ainda penso em pegar ele... mais pela TDP95w e ser 3.5ghz.

Boa noite Joselito.

Tudo beleza?

Então... Eu estava usando o Blizzard Mini T2, porém ele esquenta muito, mesmo com duas fans. E ai eu mudei para o cooler original (box), e ele não me dá problemas (por enquanto), chega á 62ºC jogando TF2 no full, meu gabinete tem três fans. Lateral, frontal e traseira.

Posso dizer que ele não fica sempre nos 3.5ghz, pois ele varia e dá o clock automaticamente, assim sua temperatura também varia.

Ele chega até 4.2ghz algumas vezes, depende muito...

Esta funcionando muito bem. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!