Ir ao conteúdo

Ligação elétrica de num buzzer!

Cartola43

Posts recomendados

Postado

Galera, estou num projeto de alarme de veículos, e estou tentando implantar um sinal sonoro usando um buzzer, a ligação consiste em um resistor de 1k ligado no pino 1 do pic 16f628a (usado no projeto) e na base de um bc547, com emissor aterrador e coletor ligando-se ao buzzer, no qual tem o outro terminal alimentado com 5v (buzzer também de 5v). Porém o buzzer não funcionou, nem sinal de som. O buzzer tem oscilador interno. Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Eu fiz a ligação errada?

Postado

A maioria dos Buzzer tem osciladores internos então e só você ligar na bateria que ja toca. No PIC as saídas tem 5v, então não tem nada a fazer a não ser o programa.

Postado

Eu testei um buzzer que eu tenho aqui, ele é de 5v, liguei nele uma fonte de 5v e não funcionou, então ele não tem oscilador interno? Os que tem osciladores internos basta apenas alimentá-los e nada mais?

• Membro VIP
Postado

Buzzer com oscilador interno ao alimentar emite som..

Se seu buzzer, alimentado direto em 5 volts toca, então cheque o transistor ou o comendo do PIC..

Faça o seguinte, ai na sua montagem, com a chave de fenda dê um curto entre coletor e emissou do transistor. Se o buzzer não tocar, ele estará estragado, ou não tem oscilador interno..

Se tocar, cheque o transistor e o comando via PIC.

Retire o resistor da perna do PIC e jogue essa ponta do mesmo em 5 Volts, Nessa consição deveria tocar se o buzzer tiver bom, se tiver oscilador e se o transistor também estiver bom..

• Membro VIP
Postado

Vou repetir o que eu faria de modo claro, para testar:

1) Retiraria o resistor da ligação ao pino 1 do PIC e ligaria direto em 5 Volts:

Se não soar o buzzer:

- Pode ser o transistor com defeito ou mal ligado;

- Pode ser o buzzer com defeito;

- Pode ser o buzzer sem oscilador.

Se soar o Buzzer:

O defeito só pode estar na saída do PIC ou na instrução que envia o nível alto a mesma, para tocar o buzzer.

2) se o buzzer não soou no teste anterior, dar um curto entre coletor e emissor do transistor:

Se não soar o buzzer:

- Buzzer com defeito ou sem oscilador.

Se soar o buzzer:

- Transistor com defeito ou mal ligado...

Nota: Buzzer tem polaridade determinada. Imagino pelo menos que isso dai tenha sido respeitado..

Postado

Testei o transistor no multimetro e estava funcionando bem, testei o buzzer (observei obviamente a polaridade) e funcionou também, deduzo então como o amigo faller mesmo disse, que o problema está na programação do pic, porém tenho outra dúvida: as ligações do circuito estão corretas?

• Membro VIP
Postado

Caro amigo...

Porque fazer certo se pode fazer errado???? Essa parece ser a sua visão de debug..

Se tomares uma perna do resistor de 1k, aquela retirada do contato com o pino 1 do PIC e ligares a mesma no +5 Volts o buzzer tem de soar..

Se soar, esqueça o tudo, o resistor, o transistor, a disposição do circuito, as manchas solares, as órbitas dos planetas, tudo mais estará ok..... Seu erro estará no comando do PIC, que deve fazer exato isso, colocar um nível alto naquele resistor para que o buzzer toque..

Se não tocar o buzzer:

Pode o resistor estar com valor errado, ou aberto;

Pode o transistor estar com defeito ou virado...

Teste como se deve testar amigo... Emule a operação, faça funcionar a etapa resistor/transistor/buzzer, desligadas do PIC..

• 3 semanas depois...
Postado

Resolvi o problema, como o amigo faller ai imaginou o problema era de programação do pic, revisei e funcionou...

Obrigado a todos e em especial ao amigo faller pelas dicas... Pode fechar o tópico

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...