Ir ao conteúdo

Duvida potencia necessária.

Lecramm

Posts recomendados

Postado

Ola, gostaria de tirar uma duvida sobre como calcular a potencia necessária da sua fonte. Eu entrei no site eXtreme Power Supply Calculator e foi fornecida um consumo de pouco mais de 500w.

Pesquisando eu fiquei confuso. teoricamente uma fonte de 550w reais, índice de eficiência 80% seria a ideal? essa fonte transmite ate 550w reais para o computador e consome 687 da energia da conta de luz? ou uma fonte de 550w reais com índice de eficiência de 80% consegue transmitir apenas 440w, sendo o caso de eu ter que comprar uma de 650w reais.

lembro que entendo os varios outros fatores, e que pesquisei no site e nos testes realizados nas fontes mas ainda fiquei confuso devido a informações diversas de outras pesquisas.

A configuração que tenho em mente é: i5 3570k, p8z77v-lx, 8gb ddr3 1600, gtx 660ti, 01 ssd, 04hd sata, 06 coolers 120mm.

Postado
Ola, gostaria de tirar uma duvida sobre como calcular a potencia necessária da sua fonte. Eu entrei no site eXtreme Power Supply Calculator e foi fornecida um consumo de pouco mais de 500w.

Você mexeu em algo que não deveria ser mexido, sua configuração vai demandar aproximadamente 330w, uma fonte de 500w seria o ideal. Ou faltou, citar algo das suas configurações.

Pesquisando eu fiquei confuso. teoricamente uma fonte de 550w reais, índice de eficiência 80% seria a ideal? essa fonte transmite ate 550w reais para o computador e consome 687 da energia da conta de luz? ou uma fonte de 550w reais com índice de eficiência de 80% consegue transmitir apenas 440w, sendo o caso de eu ter que comprar uma de 650w reais.

A primeira hipótese esta correta, uma fonte de 550w vai precisar puxar da tomada 687,5w para fornecer os 550w para o PC. Não faz lógica rotular uma fonte de 550w e dizer que a mesma só consegue entregar só 80% de sua capacidade.

• Membro VIP
Postado

....A configuração que tenho em mente é: i5 3570k, p8z77v-lx, 8gb ddr3 1600, gtx 660ti, 01 ssd, 04hd sata, 06 coolers 120mm.

Não sei qual loucura colocaste a na calculadora, mas a correta visão de seu cálculo é essa dai, pedindo um pico de 352 Watts:

Lecramm_zps1d8c99a3.jpg

Uma boa fonte de 500 Watts já atende com muita folga ainda..

Postado

Obrigado por tirar as duvidas.

Devo realmente ter mexido em algo errado, se não me engano adicionei o Dvd-RW, 06 portas usb e o fan cotroller (que realmente pretendo usar junto com um possivel blu-ray).

Realmente achei muito estranho mas pois em um calculo feito em video, o valor de consumo havia dado 275w e o autor recomendava uma fonte de no minimo 350w em razao da fonte ter eficiencia de 80%, o que alcançaria 280w.

Agora compreendi melhor.

agradeço a todos :aplausos:, qualquer complemento é bem vindo

• Membro VIP
Postado

Realmente achei muito estranho mas pois em um calculo feito em video, o valor de consumo havia dado 275w e o autor recomendava uma fonte de no minimo 350w em razao da fonte ter eficiencia de 80%, o que alcançaria 280w.

Ai tem uma outra interpretação totalmente equivocada da questão eficiência da fonte..

Ora amigo, se a fonte promete entregar 350 Watts, ela deve ser capaz de entregar ao seu PC até 350 Watts independentemente de sua eficiência..

Eficiência de uma fonte é a relação entre a potência entregue pela fonte e a potência tomada da rede elétrica..

Uma fonte decente de 350 Watts irá conseguir entregar 350 Watts. Se ele tem uma eficiência de 81% ela, a fonte, tomará de quem a alimenta (rede elétrica) uma potência de 350/0,81 = 432 Watts onde 350 Watts ela entregará ao PC e (432-350) = 82 Watts ela dissipará, quase na sua totalidade, sob a forma de calor...

Aqui uma explicação mais detalhada: Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!