Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AHCI não reconhece todos os discos


skyzytuz

Posts recomendados

Estou com um problema MUITO chato com relação ao AHCI

Tenho uma Asus M3A78-EM, Windows 7 64bits e 4 HDs SATA. O AHCI foi habilitado desde que comprei a placa, e o Windows também (está com os drivers corretos e etc).

O problema é que se eu habilitado o AHCI, raramente os 4 HDs são reconhecidos, As vezes reconhece só 1 (o de boot), as vezes 2, as vezes 3. Os outros simplesmente desaparecem. E o mais incompreensível é que isso é intermitente, os HDs simplesmente somem.

Mas se eu desativo o modo AHCI na BIOS (deixo em SATA), aí SEMPRE reconhece os 4 HDs. Só que aí, as vezes NÃO dá boot (tem que tentar 2 ou 3 vezes)

Enfim, é um treco muito chato! Se desativo o AHCI, as vezes não dá boot, se ativo, sempre dá boot mas não reconhece todos...

Lembrando que já fiz atualização de BIOS e certifiquei de que todos os drivers do windows estão OK. E os HDs são novos ou relativamente novos (o mais velho tem 4 anos):

1 Seagate Barracuda de 2TB (menos de 1 ano)

2 Segate Barracuda de 1TB (cerca de 2 anos)

1 Samsung de 750gb (mais antigo)

Não faço mais ideia do que pode ser!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique o estado dos seus hds, principalmente este que tem 4 anos. De preferência, use um live cd para tal teste.

Uma abraço.

Já fiz isso várias vezes com várias ferramentas, como Seagate Tools, HD Tune e uma que funcionava em Live CD (não lembro o nome, testei várias).

Eu tinha uma m4a785-m,que também tinha esse problema,quando ativava o ahci,tinha hora que o hd não era reconhecido.ai deixava no modo ide,mesmo.

Pelo visto isso é praga da ASUS então... pois tb já li sobre M5A dando esse problema...

Ou seja, até agora já são relatos de M3A, M4A e M5A com o mesmo sintoma.

Mas note que, no meu caso, o HD de boot SEMPRE é reconhecido quando ativo o AHCI, os demais é que não são. E se coloco em IDE, aí o de boot é que não é reconhecido as vezes.

Mas solução mesmo, NADA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, outra coisa.

Um dos HDs (O de 750gb) fica extremamente lento quando em modo AHCI. Fazendo o teste no HDTune não chega a 5 Mb/s. Mas fazendo o mesmo teste em modo SATA fica nos 80 Mb/s.

É um treco incompreensível.

Pesquisando, li um monte de relatos sobre uma quantidade enorme de bugs no AHCI em chipsets AMD. Entretanto, nenhuma solução para esses bugs.

Por mim eu desativava de vez esse maldito AHCI na BIOS e arrancava o drive do Windows, mas agora fiquei com medo de não dar mais boot. Parece que depois que você instala o drivers não dá pra voltar atrás.

Ninguém tem nenhuma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!