Ir ao conteúdo

Subrede Wireless Básica

GTMoraes

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou montando uma pequena rede aqui na minha loja.

Atualmente consiste em 1 PC cabeado, e outros 3 notebooks conectados a wireless.

Como alguns clientes vez ou outra querem usar a internet, eu frequentemente compartilho a senha do meu roteador com eles. Um certo dia, um engraçadinho decidiu que seria legal imprimir 150 páginas de teste na impressora da rede, e me veio a cabeça todos os outros problemas que podem ocorrer com uma rede compartilhada neste nível (acesso ao meu servidor, aos arquivos dos computadores de trabalho..)

Decidi então criar uma subrede para dividir a área "pública" da área "privada". Logo, serão só 2 subredes. A parte de produzir a máscara e o IP é tranquila, mas a minha duvida é quanto a COMO fazer com que a subrede pública seja usada pelo público e a privada seja por mim e pelos projetistas (eventualmente conectando outros computadores na rede), usando DHCP.

O que me vem a cabeça é usar IP Fixo para a área privada e DHCP para o público, porém não sei dividir nesse esquema.

Alguma luz? Abraços!

• Membro VIP
Postado

Sim, depende do roteador.

Alguns possuem o recurso de múltiplos SSID, para cada SSID adicional ele cria uma VLAN.

Assim você compartilha os dados da VLAN e eles podem acessar apenas a internet.

Os roteadores que são compatíveis com dd-wrt em sua maioria possuem este recurso. (Com dd-wrt claro).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!