Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração Gabinete Thermaltake Commander MS-I black


SorangaR

Posts recomendados

Eai galera,

To precisando colocar umas Fans, o pc ta esquentando muito

Atualmente só estou com a fan que veio junto com o gabinete como exaustor =/, que estou pensando em trocar também.

Configuração do PC:

Gabinete: Thermaltake Commander MS-I black

Placa mãe: Asrock z77 pro 3

Processador: Core i5-3570k

Memoria RAM: 2x4GB Vengeance

Placa de video: Asus HD 7970 DirectCU 2

Fonte: Corsair TX750 V2

Estou pensando em pegar 5x Akasa Viper 120mm. O que vocês me recomendam? E compensa usar um controlador de fans?? Se sim, qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, SorangaR.

Não é necessário que você troque o FAN que já veio junto com o gabinete e que está instalado como exaustor. Dependendo de como você utiliza o seu PC, somente a instalação de FANs talvez não seja o suficiente para resolver o seu problema.

Para ficar menos complicado, vamos por partes:

Cooler do Processador:

Se você é um usuário que utiliza o seu PC para jogos, edições gráficas e outros tipos de tarefas que exigem um trabalho árduo da maquina, é importante destacar que não apenas as FANs devem ser adicionadas ao seu gabinete, mas também, a troca do seu cooler box (cooler de fábrica que vem junto com o processador) que não foi feito para dar conta de altas cargas de processamento.

Se este for o seu caso, as recomendações para troca do cooler do processador de melhores custo x benefício:

Corsair A70 - Entre R$ 75 e R$ 105

a70_hero__72.png

CoolerMaster TX3 - Entre R$ 60 e R$ 70

intro1.jpg

CoolerMaster 212 EVO - Entre R$ 85 e R$ 110

212EVO1.jpg

Esquema de refrigeração do Gabinete:

As posições recomendadas, seriam do seguinte modo: a frontal e/ou inferior, ficaram encarregados de puxar o ar frio de fora para dentro do gabinete. A traseira e/ou superiores, devem ser utilizadas como exaustores, já que a tendência do ar quente, é subir. Eu sugiro que você utilize FANs de 120mm com até 1300rpm para que o barulho não seja um incómodo, mas, se este não for o caso, existem opções com até 2000rpm. Normalmente, as pessoas optam por modelos da CoolerMaster, AeroCool ou Akasa por serem os mais silenciosos.

Caso você queira melhorar ainda mais o desempenho de ventilação, você pode optar por colocar uma FAN na lateral do gabinete puxando o ar frio de fora para dentro. A FAN lateral vai fazer um papel importante, que é ajudar na refrigeração da placa de vídeo e placa-mãe. Deste modo, eu acredito que seja favorável à ventilação natural do gabinete.

Para entender melhor o esquema de refrigeração, veja o conceito nas imagens abaixo:

cooling.jpg

Organização de fios e cabos:

A organização de fios e cabos dentro do gabinete, também é importante e melhora a circulação de ar, facilitando assim, a refrigeração do componentes do seu PC. Portanto, faça uso de braçadeiras ou cintas com velcro para ajudar na organização dos cabos.

Veja um exemplo:

Antes:

pc002w.jpg

Depois:

gt1.jpg

Akasa Viper 120mm

fn059.jpg

Este modelo da Akasa é uma ótima opção para FAN. Ele possui em suas hélices, o desing "S-Force" que aumenta o fluxo de ar em até 30%. Assim como outros modelos de FANs da Akasa, este é apenas mais um, que como sempre, é um produto recomendável.

Controladores de FANs

Mesmo que você tenha diversos fans silenciosos em seu gabinete, o barulho ainda será notável. Para pessoas que se incomodam com o fluxo de ar interno do gabinete, um controlador pode ser uma boa aquisição. Eu pessoalmente, recomendo que você escolha por um modelo que possibilite você à desligar as FANs quando julgar necessário. Um modelo simples que sempre recomendo é o NZTX Sentry 2.

As características dele são as seguintes:

nzxt_little_meter1.jpg

- Ocupa apenas uma baia;

- Interface touch screen;

- Controla até 5 FANs

- Tem 5 sensores de temperatura (Controle manual e automático);

- Alarme de alta temperatura ou de ventoinha desconectada/inoperante;

- Tempo de resposta ultra rápida;

- Liga/desliga de luz;

- Maior compatibilidade com todos os tipos de fans;

- Com um máximo de 10 watts por canal, o Sentry 2 terá suporte a quase todos os fãs de ponta;

- Permite desligar as FANs;

- Precisão Sintonizado com tolerância de apenas um grau;

- Alarme sonoro de alerta quando a temperatura ficar superior;

- As configurações são armazenadas, mesmo depois de desligar o micro;

dsc01946i.jpg

Espero que essas informações possam ajudar. ^_^

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, SorangaR.

Não é necessário que você troque o FAN que já veio junto com o gabinete e que está instalado como exaustor. Dependendo de como você utiliza o seu PC, somente a instalação de FANs talvez não seja o suficiente para resolver o seu problema.

Para ficar menos complicado, vamos por partes:

Cooler do Processador:

Se você é um usuário que utiliza o seu PC para jogos, edições gráficas e outros tipos de tarefas que exigem um trabalho árduo da maquina, é importante destacar que não apenas as FANs devem ser adicionadas ao seu gabinete, mas também, a troca do seu cooler box (cooler de fábrica que vem junto com o processador) que não foi feito para dar conta de altas cargas de processamento.

Se este for o seu caso, as recomendações para troca do cooler do processador de melhores custo x benefício:

Corsair A70 - Entre R$ 75 e R$ 105

a70_hero__72.png

CoolerMaster TX3 - Entre R$ 60 e R$ 70

intro1.jpg

CoolerMaster 212 EVO - Entre R$ 85 e R$ 110

212EVO1.jpg

Esquema de refrigeração do Gabinete:

As posições recomendadas, seriam do seguinte modo: a frontal e/ou inferior, ficaram encarregados de puxar o ar frio de fora para dentro do gabinete. A traseira e/ou superiores, devem ser utilizadas como exaustores, já que a tendência do ar quente, é subir. Eu sugiro que você utilize FANs de 120mm com até 1300rpm para que o barulho não seja um incómodo, mas, se este não for o caso, existem opções com até 2000rpm. Normalmente, as pessoas optam por modelos da CoolerMaster, AeroCool ou Akasa por serem os mais silenciosos.

Caso você queira melhorar ainda mais o desempenho de ventilação, você pode optar por colocar uma FAN na lateral do gabinete puxando o ar frio de fora para dentro. A FAN lateral vai fazer um papel importante, que é ajudar na refrigeração da placa de vídeo e placa-mãe. Deste modo, eu acredito que seja favorável à ventilação natural do gabinete.

Para entender melhor o esquema de refrigeração, veja o conceito nas imagens abaixo:

cooling.jpg

Organização de fios e cabos:

A organização de fios e cabos dentro do gabinete, também é importante e melhora a circulação de ar, facilitando assim, a refrigeração do componentes do seu PC. Portanto, faça uso de braçadeiras ou cintas com velcro para ajudar na organização dos cabos.

Veja um exemplo:

Antes:

pc002w.jpg

Depois:

gt1.jpg

Akasa Viper 120mm

fn059.jpg

Este modelo da Akasa é uma ótima opção para FAN. Ele possui em suas hélices, o desing "S-Force" que aumenta o fluxo de ar em até 30%. Assim como outros modelos de FANs da Akasa, este é apenas mais um, que como sempre, é um produto recomendável.

Controladores de FANs

Mesmo que você tenha diversos fans silenciosos em seu gabinete, o barulho ainda será notável. Para pessoas que se incomodam com o fluxo de ar interno do gabinete, um controlador pode ser uma boa aquisição. Eu pessoalmente, recomendo que você escolha por um modelo que possibilite você à desligar as FANs quando julgar necessário. Um modelo simples que sempre recomendo é o NZTX Sentry 2.

As características dele são as seguintes:

nzxt_little_meter1.jpg

- Ocupa apenas uma baia;

- Interface touch screen;

- Controla até 5 FANs

- Tem 5 sensores de temperatura (Controle manual e automático);

- Alarme de alta temperatura ou de ventoinha desconectada/inoperante;

- Tempo de resposta ultra rápida;

- Liga/desliga de luz;

- Maior compatibilidade com todos os tipos de fans;

- Com um máximo de 10 watts por canal, o Sentry 2 terá suporte a quase todos os fãs de ponta;

- Permite desligar as FANs;

- Precisão Sintonizado com tolerância de apenas um grau;

- Alarme sonoro de alerta quando a temperatura ficar superior;

- As configurações são armazenadas, mesmo depois de desligar o micro;

dsc01946i.jpg

Espero que essas informações possam ajudar. ^_^

[]´s

Muito obrigado por responder.

Eu uso meu pc somente para jogos e a respeito do cooler box eu vou trocar més q vem por um watercooler (provavelmente o H80)

Então vou comprar 4 fans Viper. Será que tem como colocar uma Fan na parte da frente do meu gabinete?? (mais exato atras do simbolo da Thermaltake)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, da pra instalar um cooler frontal, eu ja instalei no meu mas voce tera que fazer uma gambiarra, usando parafusos com porcas 5/32 x 1¼" para fixar o cooler, ou mesmo amarra-lo com lacres de poliester. ja que a furação frontal deste gabinete é fora de padrão.

Ou se você preferir, existe a opção de você colocar uma baia FAN no seu gabinete, como esta:

baia-fan-120mm-preto.jpg

dsc00288zu0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, da pra instalar um cooler frontal, eu ja instalei no meu mas voce tera que fazer uma gambiarra, usando parafusos com porcas 5/32 x 1¼" para fixar o cooler, ou mesmo amarra-lo com lacres de poliester. ja que a furação frontal deste gabinete é fora de padrão.

valeu pela resposta mas to sossegado de gambiarra xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

eu vi q o controlador de fan Sentry 2 usa conector de 3 pinos

Da algum problema colocar as akasa viper 120 que é 4 pinos?

O conector do controlador só suporta o conector de 3 pinos. Você pode cortar o plástico que existe em volta do conector de 4 pinos para conseguir encaixá-lo. Funciona normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...