Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte possívelmente danificada (ERRO: Gestão de Energia)


Nedbone

Posts recomendados

Bom, estou tendo problemas com meu computador, quando eu estou mexendo normalmente não acontece nada, porém quando inicio algum jogo com uma configuração relativamente alta, o computador trava e aparece na tela gestão de energia.

Configuração do meu computador:

- Processador: intel core i5 2500CPU 3.3ghz

- HD 250GB + HD 2TB

- Memória Ram: 2x 4gb ddr3 kingston 667 MHz 64bits

- Geforce 460gtx 1gb black series

- Fonte: Fatality OCZ 550W

O ventilador da fonte está fazendo um barulho estranho normalmente, estou acreditando que seja problema na fonte, mas ai que tá, será que ela não esta suportando a configuração e os jogos rodando em alta qualidade ou está danificada mesmo ?

Outra dúvida, a velocidade de 948RPM para o cooler do processador é normal ? Estou achando que está baixa.

P.S: A temperatura dos dissipadores de cobre da placa de vídeo também está muito alta.

Se puderem me ajudar, muito obrigado desde já! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim o cooler do processador é padrão, vou monitorar as temperaturas com esse programa, mas creio eu que as temperaturas estejam normais, de acordo com o Everest que uso para monitorar.

Vou dar uma verificada nos conectores também, a placa é novinha, não possui nem 1 ano de uso.

Estranho é que se fosse mal contato nos cabos de entradas, não deveria dar esse problema independente da qualidade dos jogos? Por exemplo, eu consigo rodar jogos em configuração mínima mas quando utilizo uma qualidade maior que ocorre o problema, isso que é estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, hoje o cooler da fonte depois de fazer muito barulho parou de funcionar, não está girando mais, creio que quando inicializo algum jogo mais pesado ela não suporta :/

Provável que não dê para arrumar somente o cooler, alguém recomenda uma fonte nova para essa config? que seja relativamente barata ?

Muito Obrigado pela ajuda pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Nedbone!

Pelo seu relato a respeito do comportamento da fonte e dos sintomas sofridos pelo seu micrão, provavelmente a fan da fonte "engripou", fazendo com e a fonte trabalhe sem refrigeração e superaqueça, diminuindo seu desempenho elétrico.

Se a fonte estiver ainda na garantia, já tem motivo de sobra para acioná-la. Se não, tendo alguma intimidade em desmontar a fonte (muito CUIDADO neste processo), retirar a ventoinha e lubrificá-la com algum óleo fino, tipo Singer ou WD40, pra ver se ela destrave e volte a funcionar normalmente.

22.jpg

Tirando o adesivo central da ventoinha, irá encontrar uma tampinha no centro da fan. Basta retirá-la para ter acesso ao eixo.

Se a ventoinha realmente "foi pro saco", mas a fonte ainda está ok, vale até uma substituição para uma fan de 12cm com controle PWM (a de 14cm corre o risco de não caber na fonte). Essa fonte é muito boa, pena o acontecido sofrido pela fan original.

Agora se for o caso de jogar a toalha de vez, uma boa seria a Corsair CX430 "bronze". Já foi mais barata, mas ainda custa menos de 200 pratas nas lojas online mais badaladas por aí.

Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado pela ajuda pessoal, o problema definitivamente estava na fonte, o cooler não estava "engripado" Cabelo75, o ideal mesmo é substituir mas eu não sei se a fonte esta ok, não possuo nenhum aparelho aqui para medição para verificar, o jeito é comprar outra fonte ou mandar pra conserto mesmo.

Pode marcar como resolvido. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!