Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores ARM, PIC ou Texas


Cintia Mustary

Posts recomendados

Olá gente,

Gostaria de saber uma opinião de você quanto aos processadores de 32bits existentes no mercado.

Fiz uma busta na internet e encontrei três fabricantes de processadores diferentes. A ARM, PIC que tem desenvolve seu próprio núcleo e a texas que também desenvolve seu próprio núcleo.

Qual desses tem mais mercado no mundo? Existe campo para profissional nesta área aqui no Brasil? Saberiam me dizer quanto ganha +-?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Esse tipo de pergunta geralmente costuma gerar bastante discussão até mesmo polemica.

Acredito que a resposta vai depender do segmento no qual é feito o estudo, por exemplo, nos smartphones e tablets são os ARM que dominam. Ja em equipamentos industriais, eu nem arrisco um palpite, mas posso dizer que nunca vi um equipamento com PIC32.

Vou acompanhar o tópico.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fervolt,

Minha ideia é estudar os microcontroladores de 32bits para aplicação industrial, mas não sei se vale a pena, pois os de 8bits fazem a mesma coisa só que um pouco mais lento.

Fiz uma pesquisa na internet e só encontrei duas literaturas sobre os 32bits e ambos eram ARM, um do fábio e outro do daniel. Outros microcontroladores de 32bits não tem nadinha de nada.

O que vocês me dizem do arduíno, porque eu já vi arduino de 32bits. Arduíno e microcontrolador de 32 bits é a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha ideia é estudar os microcontroladores de 32bits para aplicação industrial, mas não sei se vale a pena, pois os de 8bits fazem a mesma coisa só que um pouco mais lento.

Se voce não estudou os de 8 bits,voce está começando ao contrário.

O tamanho dos bits mudam mas a estrutura geral de programação não.

É a mesma coisa que voce usar um Wondows de 64 e uma versão de 32,na prática voce não sabe diferenciar mas no Hardware ha muitas diferenças.

Fiz uma pesquisa na internet e só encontrei duas literaturas sobre os 32bits e ambos eram ARM, um do fábio e outro do daniel. Outros microcontroladores de 32bits não tem nadinha de nada.

Como citei,se voce aprendeu bem os conceitos de 8 bits,saberá trabalhar com 16,32,64 etc.

O que vocês me dizem do arduíno, porque eu já vi arduino de 32bits. Arduíno e microcontrolador de 32 bits é a mesma coisa?

Arduíno é uma plataforma,não um microcontrolador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá vtrx,

Já estudei os PICs 18F e agora queria me especializar em um microcontrolador de 32bits, por isso abri este tópico. Agradeço por esclarecer algumas dúvidas.

Concordo contigo que se a pessoa sabe programar usando os registros, terá facilidade em programar outros microcontroladores, mas um livro ajuda e muitoooooo. Ainda mais que os manuais são confusos e totalmente em inglês.

Conversei com um colega, e ele me disse que a ARM está dominando o mercado de 32bits, o que esta empresa tem de tão especial? Estava vendo o site desta empresa e não tem nenhum produto à venda só um ambiente de desenvolvimento da KEIL, que pelo que entendi é da própria empresa. Como uma empresa dessas consegue mercado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são confusos e totalmente em inglês.

Sâo coisas básicas que voce terá que entender,principalmente o inglês.

voce precisa definir qual área vai atuar e que tipo de equipamento pretender usar pois talvez precise programar para sistemas operacionais tambem,tipo o Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha ideia de atuar no desenvolvimento de sistemas microcontrolados voltados a área de automação. Tipo desenvolvimento de CLPs para aplicações específicas, circuitos de controle para máquinas automatizadas, assim como aparelhos tipo datalogger com gravação de dados via Pendrive ou talvez SD Card.

Não sei se estou indo na direção certo, pensando em usar os ARMs. Se mais alguém tiver opinião estamos abertos para discussão. Porque não um Arduíno? ou PIC18? ou sei lá quais outros conhecidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cintia,não é a arquitetura que vai dizer que seu projeto é confiável ou melhor que um outro.

Isso depende da área de atuação,da nescessidade do circuito e seu programa.

Da uma olhada neste tópico do link abaixo:

-> Microcontroladores mais usados<-

Como citei no tópico,grandes multinacionais usam o PIC,no caso da fonte que postei a foto,é de uma tv plasma Samsung 51 polegadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa!! Não sabia que existia tantos equipamentos usando PIC, eu pensava que usava mais na graduação para aplicação educacional. :rolleyes:

Eu li no posto que o Fervolt disse que os ARMs estão baixando de preço, atualmente, a diferença de preço de um PIC e um ARM (LPCxxxx) com as mesma funcionalidades é muito grande? Tipo uns 50%, 60%, 70%, ...

Tipo se fossemos compara um PIC com um ARM, o PIC seria um fusca e um ARM uma ferrari? Porém ambos chegam no mesmo lugar, so que o fusca demora um pouco mais risos.:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa!! Não sabia que existia tantos equipamentos usando PIC, eu pensava que usava mais na graduação para aplicação educacional. :rolleyes:

Eu li no posto que o Fervolt disse que os ARMs estão baixando de preço, atualmente, a diferença de preço de um PIC e um ARM (LPCxxxx) com as mesma funcionalidades é muito grande? Tipo uns 50%, 60%, 70%, ...

Tipo se fossemos compara um PIC com um ARM, o PIC seria um fusca e um ARM uma ferrari? Porém ambos chegam no mesmo lugar, so que o fusca demora um pouco mais risos.:P

Compare um PIC com um ARM assim...

Você tem um programa pesado, um photoshop, um core i7 e um pentium 4.

Você quer rodar o programa nos 2, qual você acha que vai rodar?

E outras coisa, entrei em uma fabrica de equipamentos eletrônicos e conversando com meu chefe vi que tem muito pic usado no mercado mesmo, mas isso depende do interesse da empresa, pois como ele falou os distribuidores de CI estão "pressionando" eles a desenvolverem equipamentos com outros uCs como os da freescale....

E o microprocessador ou microcontrolador usado vai depender da função, por exemplo, se você for usar somente um ADC para comunicar com um LCD até um pic16F faz isso. Mas se você tiver 10 sensores, 1 LCD e ainda for processar algum dado em tempo real ai tem que usar o microprocessador e a arquitetura mais utilizada na indústria é a ARM ( A versão pode ser diferente, pode ser cortex, stellaris). Ou seja, o uC usado vai ser o que a empresa achar melhor por tanto você vai ter que aprender a programar em todos...

E pra entrar nesse mercado sugiro você pesquisar sobre engenharia eletrônica (não engenharia elétrica, pois a ênfase é diferente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá 001gruder001,

Obrigada por colaborar com a discussão.

Como PIC eu já sei, então, se for para entrar nos 32bits é melhor estudar ARM é a tendência do mercado.

Agora a questão é, ouvi dizer que os ARMs 7, 9 e 11 estão sendo substituídos pelos Cortex, isso procede? Muda muito coisa entre eles? Tem cursos de ARM7, Cortex-M3 e Cortex-M4, qual deles você ou o pessoal do fórum sugere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Cintia, acho que as explicações dos amigos foram de grande valia. Somente para você ter uma melhor noção da coisa a ARM não fabrica microcontroladores ela apenas cria a arquitetura e as fabricantes de microchips usam essa tecnologia em seus microcontroladores e assim levando o nome ARM. São vários os fabricantes que à usam NXP, AVR, FRESCALE, TEXAS entre outras essas fabricantes decidem qual arquitetura usar entre as que você sitou (7, 9, 11 cortex) por exemplo. Ja quanto qual microcontrolador usar isso varia de qual a real necessidade como disse o amigo vtrx.

Eu programo pics a uns 5 anos e ainda não me sinto seguro para usar arm, porém sei que com novos desafios um dia vou ter que usá-los, e o que me faz crer nisso? Que muitas vezes me bato para fazer determinados projetos e sei que com arm não seria assim tão difícil. Portanto acho que isso é um processo de etapas conforme você adquiri experiencia vai notando onde você deve e onde não deve usar uC diferentes. Espero ter ajudado e caso tenha errado em algo por favor me corrijam.

=)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá cassiolws,

É verdade, vejo várias empresas usando ARM em seus microcontroladores, por que será que a texas por exemplo usa ARM e também seu próprio processador de 32bits?

É agora ficou mais claro, eu pensava que os PIC só eram usados para aprendizado da tecnologia, mas estava enganada. No fundo, o que importa é o tipo de aplicação, conectividade, consumo, etc...

Como já estou um tempinho nos PICs 18, vou me arriscar nos ARMs para ver o que eles tem a oferecer e para aprender a diferenciar melhor estes microcontroladores. Fiz uma nova busca na internet agora com ARM e o tal de Cortex e encontrei os seguintes livros em português, se tiver outros favor completar.

- Tecnologia Arm - Microcontroladores de 32 Bits - Fabio Pereira

- Microcontroladores Arm7 (philips Familia Lpc213x) - Daniel Rodrigues de Sousa

- Microcontroladores ARM Cortex-M3 (Família LPC175x/6x da NXP): Programação em linguagem C - Alberto Noboru Miyadaira

Observação: O primeiro é da ST, o segundo da Philips e o terceiro é da NXP.

Qual deles vocês recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cintia.

Que bom que conseguiu entender melhor, concordo que você deve se arriscar sim nos arms pois novos desafios são sempre bons, eu ainda não me arrisquei por falta de tempo mesmo, mas pretendo em breve começar a estudar essa arquitetura tão falada e que a cada dia cresce mais.

Já essa questão de fabricantes usarem arquiteturas próprias e arquiteturas ARM na minha opinião é muitas vezes por questão de mercado com o aumento nas vendas de ARM, as empresas acabam seguindo por esses caminho e utilizando os ARM'S e não deixando de usarem também suas arquiteturas, muitos fabricantes fazem isso (Atmel, Freescale, Texas entre outras) quanto aos livros não os conheço talvez outro colega possa te ajudar.

**Uma observação, a NXP é Philips pois a Philips não usa mais o seu nome em componentes os passou todos para NXP isso a uns 10 anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Oi Galerinha,

Não sei se eu devo abrir um novo tópico, mas só estou com uma dúvida.

Comprei um dos livros que mencionei e agora gostaria de saber se alguém sabe qual empresa vende a placa LPC1769 LPCXpresso Board (LPC-Link + Target LPC1769). Segundo o autor esta placa custa 20 euros, então, acho que deve custar aqui uns R$120,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo eu posso dizer pra ti, eu já estava bem acostumado com os pic18f, fiz diversos projetos, e ao passar dos projetos foram me requisitando projetos mais complexos, resolvi migrar para os 32bits, escolhi da texas instruments, comprei a lauchpad stellaris (13 dollares) e comecei a estudar, e posso dizer o que o arm cortex m4 32bits faz NENHUM PIC 8BITS faz, precisei injetar sinal para emular um sensor de rotáção de uma maquina, no 18f, com 48mhz so consegui 5000rpm, utilizando D/A externo, com arm sem nenhum ad externo e usando a fpu fiz para 20mhz, ou seja o pic é limitado, sem falar em diversos outros recursos, fiz treinamento na techtraining(portugues) e no site da ti tem muita mas muita informação, e o forum e muito bom, ou seja mudar para 32bits é barato, fácil e vale a pena, só tem um porém inglês para o nosso universo é indispensável. Mude ontem, porque você com pic, nunca conseguira fazer os projetos que eu faço em arm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior,

Concordo que um Arm tem muito mais poder de processamento do que um Pic18, mas não se pode afirmar coisas desta maneira, já vimos cada coisa impressionante feita com simples Pics de 8bits e 2k de programa em assembler que muita gente que usa plataformas 10x mais potentes não conseguem fazer...

Lembre-se de que um projeto envolve tanto hardware como software, e um hardware muito mais potente do que o necessário ajuda muito a encobrir um programa mal feito.

É o que acontece com projetos como o Windows, onde nao importa o poder do processamento de um CoreI7 com gigahertz de velocidade, gigabytes de Ram, terabytes de HD, e placas de vídeo com GPUs fantásticas e memórias de vídeo tão rápidas como caches de Cpu's ..... e continua mais lento a cada ano que passa !!!

Não subestime os bons programadores com simples PIcs ou Avrs, neste Fórum existem feras que extraem leite de pedra com eles !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!