Ir ao conteúdo

Qual Multimetro Comprar?

tecnicaemail

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde, Caros amigos do Fórum.

Ajudem-me com essa duvida cruel.

Primeira duvida.

Qual marca comprar

Hikari ou Minipa?

Hikari tem vários modelos mais andei pesquisando e muitas pessoas falam que a qualidade já não é mais a mesma.

Ai pesquisei e achei esse Minipa gostei dele.

Vou usar o multímetro para reparo de MOB Notebook e Desktop.

Os multímetros da Minipa são esses.

1 - Minipa ET-2082c

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469603522-minipa-et-2082c-multimetro-digital-lcd-display-_JM

2 - Minipa ET-2042D

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469605480-minipa-et-2042d-multimetro-digital-_JM

Ai perguntei pro vendedor! (Observação cada multímetro é de um vendedor diferente)

Perguntei pro Vendedor Minipa ET-2042.

“Qual seria o melhor, o dele ET-2042 ou o do outro ET-2082C?”

Ele me responde que o dele ET-2042 é superior e que o ET-2082C, já não se fabrica mais e já foi descontinuado.

Não sei se é papo de vendedor ou se posso confiar.

Então em fim, qual dos 2 comprar? ou devo pegar um Hikari?

Pesquisei também os FLUKE mais sem condição muito caros, rsrrr deixa pra próxima.

Agradeço dez de Já

Luiz Momo

• Coordenador
Postado

Colega MomoSTI, isso é bastante pessoal!, entre os Minipas, a diferença entre os apresentados, o 2082 tem mais recursos que o 2042...

Hoje estou aposentado, mas trabalhei com automação bancária e bancada técnica em geral, sou da época dos vídeos cassetes e TVs de Tubo de imagem, e NUNCA precisei de um multímetro digital superior ao Minipa ET-1001:

31136980_7431_496.jpg

Eles são encontrados hoje, em qualquer camelôs de sua cidade!

Esse multímetro, junto com um osciloscópio, faz TODAS as medições de que uma oficina precisa!...

Só faltará um bom multímetro analógico! (De ponteiro), existem fugas em transistores e diodos, que só o multímetro analógico detecta, Acredite!...

Não se atente a marcas.

Procure por suas necessidades!...

Postado

Como disse o BC, para quem inicia, até um Minipa ET1001 já tá de bom tamanho mas como está descontinuado, vamos nos ater ao que você informou e o que o BC falou.

Multímetro é algo muito pessoal. Depende do tipo de conhecimento que o cara tem e como vai usar o multímetro.

Todos os dois que você apresentou, são excelentes para quem tá iniciando e acho, na minha opinião, que eles têm muitos recursos e que para um iniciante, são recursos demais mas... Já que você quer saber quais dos dois é o melhor, te digo... Não existe entre os dois um melhor. Existe sim diferença entre os dois e particularmente, na minha opinião, o ET-2082C é mais completo. Se eu fosse escolher entre os dois, escolheria o ET-2082c por ele ter a função de medir indutância. Quanto a categoria e precisão, os dois estão no mesmo patamar.

Acho estranho o vendedor informar que o outro é superior. Mas... Cada um no seu quadrado certo? Opinião cada um tem a sua. Eu passei a minha baseado nas funções que os dois têm e essa que foi a minha base de escolha. Dizer que um é superior ao outro sem dizer o porquê é meio duvidoso.

Não posso falar dos multimetros Hikari porque não os conheço. Conheço sim os ferros de soldar e sei que são bons.

Minipa tem bons multímetros e escolher um modelo, vai depender do uso e do conhecimento que o usuário vai ter do instrumento. É pessoal a escolha, portanto, a escolha que fiz foi baseada estritamente em meu uso pessoal.

Tenho um multímetro digital que não é da Minipa mas é tão bom quanto os da Minipa e é de procedência chinesa. A única função que ele não tem é a de medir indutores e por isso que essa foi a minha escolha. Tenho um analógico antigaço, de grande precisão e que não me desfaço dele de jeito nenhum. Seu galvanômetro é de 25 uA (microamperes) e o danado é chinês também (Yu Fung). Nunca me deixou na mão.

Então... É isso aí... Analise bem as informações e no seu caso, acho que qualquer um dos dois te servirá e será pau prá toda obra.

Futuramente, se puder, adquira um analógico mas antes, pesquise sobre os analógicos para adqirires um de confiança, seja qual for a marca.

Digital não é tudo. Tem que ter os dois tipos mas isso vai depender do tipo de trabalho que tu executas no dia-a-dia.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!