Ir ao conteúdo

Velocidade de fan para gabinete

Oclumencya

Posts recomendados

Postado

Eu preciso comprar 2 coolers, li os recomendados aqui no site e achei ótimo, porém to com dúvidas importantes:

-Os fans para gabinete são conectados direto na fonte? Digo isso porque minha placa mãe só tem um conector e ele já está sendo utilizado.

-Se o fan for conectado apenas na fonte, como controlo a velocidade dele? Não tenho controlador no gabinete porque custa mais de 100 reais e gastei todo o dinheiro montando o PC.

Obrigado pelas respostas.

Postado

A maioria das placas-mãe tem pelo menos dois conectores pra fans: o CPU_FAN (do processador) e um do gabinete, pode se chamar CHA_FAN, SYS_FAN, AUX_FAN ou PWR_FAN, dependendo do modelo.

Se realmente não houver mais entradas, o jeito é ligar na fonte, mediante adaptadores ou na gambiarra.

Já que você não pode gastar em um controlador "profissional" , há uma alternativa (mais trabalhosa), comprar um potenciômetro e um transistor "tip 31" e montar o esquema abaixo:

Postado

A minha placa mãe tem o SYS_FAN q você citou, mas ele já tá ligado no fan q veio com o gabinete. Não tem mais além dele.

Dessa forma, queria de perguntar se eu ligar o fan direto na fonte e sem controlador, a que velocidade ele funcionará?

Postado
A minha placa mãe tem o SYS_FAN q você citou, mas ele já tá ligado no fan q veio com o gabinete. Não tem mais além dele.

Dessa forma, queria de perguntar se eu ligar o fan direto na fonte e sem controlador, a que velocidade ele funcionará?

Vai funcionar em rotação máxima.

Postado

Pessoal,

Também tenho problemas de temperatura, então acabei pesquisando vários preços e soluções.

Comprei este controlador de Fan para um servidor. Ele funciona perfeitamente, só que não tem muita procura pois não é dos mais "bonitinhos".

Porém ele tem um ponto positivo muito importante: ele tem 10W por canal por cooler.

Se você observar nos diversos controladores de Fan do mercado, a maioria é abaixo disso. Então se você tiver um Fan que demande 6W, e um controlador de Fan que libere 5W por canal, o seu Fan nunca atingirá a velocidade máxima.

http://www.studiocase.com.br/controlador-de-fan-akasa-ak-fc-06bk-preto-p33

Já fiz duas compras nesta loja e fui muito bem atendido.

Mas se você tiver tempo, e oportunidade, faça o projeto do Night Fall que é nota 10 !!!

ATT,

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!