Ir ao conteúdo

Como saber se um arquivo do windows foi excluído?

denysds

Posts recomendados

Postado

Tenho um cliente que sempre volta com o PC com um outro problema após eu ter feita a manutenção nele. Suspeito que o mesmo sabota o computador por não ter dinheiro para não me pagar.

Há alguma maneira de eu saber quando um arquivo do sistema é excluído pelo usuário?

Postado

Não vivo disso, mas faço instalações e reparos para amigos, para evitar esse e outros problemas, procuro executar tudo na presença do dono do pc, depois de feito faço alguns procedimentos e mostro que está tudo funcionando, e aviso, se mexer em algo e desandar ai é problema seu, ou então ele terá que pagar mais algumas....só latão 473 ml

Postado

Quando pego um pc para mexer a primeira pergunta é: o disco está dividido?

Se não estiver a segunda é: voce quer cópia do conteudo?

Se a pessoa quiser salvo os arquivos no meu disco, formato o dela, criou as partições que precisa, transfiro tudo de volta na partição que não contém o sistema operacional.

Agora nunca me responsabilizaram pela falta de qualquer coisa, pelo contrário, já recuperei muita coisa com o GETDATA.

É mais questão de configuração, porque esse pessoal não entende o suficiente para fazer alterações, depois não sabem desfazer ou consertar.

Também oriento quanto a sites duvidosos, não clique aceitando nada se não tiver plena certeza, depois se pegar um vírus ou uma praga que deixe o pc lento eu digo a pessoa, voce sabe e viu que quando te entreguei tava tudo legal, se fez algo me diga, fica mais fácil para nós.

Mas até hoje não tive problemas desse ou de qualquer outro tipo.

• 3 semanas depois...
Postado
Quando pego um pc para mexer a primeira pergunta é: o disco está dividido?

Se não estiver a segunda é: voce quer cópia do conteudo?

Se a pessoa quiser salvo os arquivos no meu disco, formato o dela, criou as partições que precisa, transfiro tudo de volta na partição que não contém o sistema operacional.

Agora nunca me responsabilizaram pela falta de qualquer coisa, pelo contrário, já recuperei muita coisa com o GETDATA.

É mais questão de configuração, porque esse pessoal não entende o suficiente para fazer alterações, depois não sabem desfazer ou consertar.

Também oriento quanto a sites duvidosos, não clique aceitando nada se não tiver plena certeza, depois se pegar um vírus ou uma praga que deixe o pc lento eu digo a pessoa, voce sabe e viu que quando te entreguei tava tudo legal, se fez algo me diga, fica mais fácil para nós.

Mas até hoje não tive problemas desse ou de qualquer outro tipo.

Então... comigo foi a unica vez que aconteceu. Se o mesmo tivesse a decência de falar que não tinha condições de pagar no momento eu tinha entendido na boa. Mas ficar sabotando o PC para arranjar desculpa...

O problema de formatar/ instalar e configurar o Windows é que qualquer erro que der no Windows no futuro sempre tem um engraçadinho que acha que tem o direito de manutenção de graça.

Postado

Você poderia usar um comando no prompt de comando e salvar em um arquivo em seu pendrive, digamos que seu pendrive é (e:):

dir /a /s /b c:\windows > e:\antes.txt

Ai quando o cliente devolver o computador, você usa o mesmo comando mais salva em um arquivo diferente:

dir /a /s /b c:\windows > e:\depois.txt

Ai você usa um outro utilitário que (FC) mostra apenas as linhas que são diferentes entre 2 arquivos:

FC e:\antes.txt e:\depois.txt > diferenca.txt

Ai você abre o arquivo diferença.txt em seu pendrive e compara as diferenças. Se pastas ou arquivos foram excluídos, renomeados ou criados vai aparecer no arquivo diferenca.txt. Mais cuidado, só porque vai aparecer alguma coisa não quer dizer que foi o usuário que fez isso o próprio Windows faz modificações na pasta enquanto ele tiver rodando, mais algumas coisas podem ser bem suspeitas: se arquivos essenciais começarem a sumir como dlls e executáveis e ai você ainda recebe mensagens durante o boot de que tá faltando aquele ou aquele arquivo.....

Postado

P.S: Tem também a Auditoria do Windows, se o Windows 7 de seu cliente for Professional, Ultimate ou Enterprise você pode habilitar a auditoria pelo Editor de diretiva de Grupo e em seguida clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta que você quer monitorar, Propriedades, Segurança -> Avançados -> Guia: Auditoria (ai você pode monitorar os arquivos por exclusão.

Para monitorar as alterações você usa o Visualizador de eventos do Windows (logs do Windows -> Segurança (é recomendável usar filtros porque tem muitos eventos ali...)

• 3 semanas depois...
Postado
P.S: Tem também a Auditoria do Windows, se o Windows 7 de seu cliente for Professional, Ultimate ou Enterprise você pode habilitar a auditoria pelo Editor de diretiva de Grupo e em seguida clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta que você quer monitorar, Propriedades, Segurança -> Avançados -> Guia: Auditoria (ai você pode monitorar os arquivos por exclusão.

Para monitorar as alterações você usa o Visualizador de eventos do Windows (logs do Windows -> Segurança (é recomendável usar filtros porque tem muitos eventos ali...)

Muito obrigado Ricardo estas informações vão me ajudar bastante.

Postado
denysds

Teve alguma novidade com esse cliente ?

Até o momento o mesmo não reclamou de mais nenhum problema. Por este motivo não precisei verificar as alterações.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!