Ir ao conteúdo

Smd vfb

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Oi,

Eu gostaria de saber que tipo de componente é esse: VFB.

Ele fica na plaquinha de conectar o cabo da fonte e do conector VGA de um notebook N3 Mobile, queimou após ligar cabo VGA ao contrário.

Pelo que eu percebi, a primeira letra é, digamos assim, descartável, porque os resistores e capacitores têm como descrição VR e V C respectivamente (o V não quer dizer que são variáveis, acho que é porque indicam o "V" de VGA). E tem também outros resistores e capacitores cuja descrição é PR e PC respectivamente.

Na placa tem outros iguais a ele, mas não tem como ler o valor, tem VFB1 VFB2 VFB3 VFB4...

F eu sei que é fusível, já B não lembro de ter visto um componente com tal abreviação.

Eu anotei alguns dados da placa que talvez possam ajudar:

SUI ML-1 S42 VGA NPB ver: D

94V-0

E 302988

Antes o note ligava sem problemas, só que agora quando eu conecto o cabo de energia, após um tempo o note mostra como se estivesse usando só a bateria, ou seja, que a tomada não está conectada. Eu tiro a tomada e reconecto, com isso o note volta a mostrar que está usando a energia da tomada.

De alguma forma acho que esse componente que queimou está agora interferindo no funcionamento normal da energia, mas antes só dava problema quando ligava um datashow por exemplo.

Eu coloquei o cabo da fonte no note e raspei, conectei um multímetro, a tensão está normal, 19V, também me certifiquei de que os pinos estão entrando em contato, até lixei o negativo do jack do note para melhor condução.

• 3 semanas depois...
Postado
Oi,

Eu gostaria de saber que tipo de componente é esse: VFB.

Ele fica na plaquinha de conectar o cabo da fonte e do conector VGA de um notebook N3 Mobile, queimou após ligar cabo VGA ao contrário.

Pelo que eu percebi, a primeira letra é, digamos assim, descartável, porque os resistores e capacitores têm como descrição VR e V C respectivamente (o V não quer dizer que são variáveis, acho que é porque indicam o "V" de VGA). E tem também outros resistores e capacitores cuja descrição é PR e PC respectivamente.

Na placa tem outros iguais a ele, mas não tem como ler o valor, tem VFB1 VFB2 VFB3 VFB4...

F eu sei que é fusível, já B não lembro de ter visto um componente com tal abreviação.

Eu anotei alguns dados da placa que talvez possam ajudar:

SUI ML-1 S42 VGA NPB ver: D

94V-0

E 302988

Antes o note ligava sem problemas, só que agora quando eu conecto o cabo de energia, após um tempo o note mostra como se estivesse usando só a bateria, ou seja, que a tomada não está conectada. Eu tiro a tomada e reconecto, com isso o note volta a mostrar que está usando a energia da tomada.

De alguma forma acho que esse componente que queimou está agora interferindo no funcionamento normal da energia, mas antes só dava problema quando ligava um datashow por exemplo.

Eu coloquei o cabo da fonte no note e raspei, conectei um multímetro, a tensão está normal, 19V, também me certifiquei de que os pinos estão entrando em contato, até lixei o negativo do jack do note para melhor condução.

Amigo esses componentes são bobinas, você pode medir com multímetro na escala de diodo(continuidade) ele deve apitar. Espero ter ajudado, e gostaria de pedir um favor... Se ainda estiver demontado, você poderia tirar uma foto detalhada da parte de cima dessa placa?! Pois estou com uma placa identica que já foi mexida e gostaria da foto pra comparar com uma não mexida. Se puder fazer eu agradeço d+, se não der não tem problema.

Postado
Até pensei em ser uma bobina mesmo.

Mas como saberei o valor dela?

Me responde enquanto vou abrindo o note e tirar uma foto.

brother... ai que está a questão... eu tenho aqui o equema da placa mãe, mais infelizmente não inclui o esquema dessa "maldita" placa, eiz o meu problema e tb o seu.... mais me diga, as bobinas estão dando contiuidade? por que você esta achando que o problema são elas? e afinal, qual problema você esta tendo?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!