Ir ao conteúdo

Capacitor Geladeira Brastemp

Masaki

Posts recomendados

Postado

Olá.

Minha geladeira Brastemp de 5 anos começou a fazer o barulho de partida, mas o motor não liga de primeira, só na 2º~3º tentativa. Tirei o relê dela e abri, a pastilha está intácta e sem oxidação.

Esse modelo não tem capacitor. Pelo que pesquisei, as vezes é necessário acrescentar um capacitor pra ajudar na partida.

Minha dúvida é: Qual capacitor usar e onde/como ligá-lo junto do relê?

Grato pela ajuda.

Postado

Eis um artigo que pode lhe ajudar:

http://www.ehow.com.br/testar-capacitor-partida-compressor-geladeira-como_9487/

pelo o que vi, o capacitor pode ser um de em média 200mdf. claro, a tensão tem que ser acima da de sua rede elétrica.

Não sei qual a ligação que deve ser feita, mas já vi muitos capacitores ligados em paralelo a motores, justamente com a função de aumentar o torque da partida. Você pode fazer o teste colocando em paralelo, desde que o capacitor esteja dimensionado corretamente e ligado na posição correta(capacitores eletrolíticos possuem polaridade. se ligá-los ao contrário eles estufam, queimam ou explodem)

Não sei como ligá-lo em conjunto ao relê, mas ... pela lógica... seriam os fios que vão para o motor.

Obs: se funcionar, tudo bem... mas se continuar da mesma maneira aí já não sei :D

Postado

Obrigado.

Descobri que meu relê PTC não tem os pinos para um capacitor.

Me falaram pra comprar um relê PTC com os 4 pinos + o capacitor, ou comprar um relê eletromecânico de 1/4.

Vou ver se acho pra comprar no MercadoLivre porque aqui na cidade é muito caro.

Postado

Fala, Masaki.

O Relé PTC é o responsável pela partida do compressor. Já testou ele?

Mede aí a resistência entre os terminais, tem que dar em torno de 5 ohms a 25°C.

Abraço.

• 2 semanas depois...
Postado

Comprei um relê e o capacitor, mas acho que o capacitor veio com defeito, porque não está segurando carga nem fazendo o motor ligar. Testei com o multímetro pra ver se dava corrente continua e depois fiz o teste de encostar os pinos do capacitor pra ver se da o estalo/choque, mas não fez.

Tava querendo montar um testador de capacitor tipo o do vídeo abaixo:

É só ligar um fio da tomada na lâmpada e o outro na lâmpada + capacitor, do capacitor pra tomada?

http://img94.imageshack.us/img94/1378/testecapacitor.jpg

• Membro VIP
Postado

oi. permita-me algumas observações pessoais:

-se o motor não tem capacitor, é pra não ter mesmo. colocar capacitor não ajuda e pode atrapalhar

-o amigo oskar se equivoca ao mencionar o capacitor em paralelo. Geralmente o motor tem 3 fios onde um é exclusivo para o cap. Também se equivoca com relação à polaridade pois em ac isso não faz sentido e se o capacitor tiver polaridade ele VAI EXPLODIR MESMO. Mas por gentileza, considere sua boa intenção.

-minha geladeira deu um problema idêndico ao teu! era o relé com defeito. Se o relé está ok como dizes, pode ser que a tensão de acionamenro dele esteja baixa. No caso do meu era 24V de uma placa eletronica

-aliás se tiver placa eletronica, verifique as soldas

-se for bem véia, tem um tal de relé termico que pode estar com probl.

-em último caso.... seu motor....... já era!

-quanto ao teste fale o valor e tensão do capacitor (que deve ser AC hein). Ele não vai indicar muita coisa. Vai falar se o cap ta aberto, só isso.

Postado

Olá José.

"...Os PTCs não geram distúrbios elétricos, sãomais silenciosos que os relés

magnéticos e ainda podem ser utilizados em conjunto com capacitores de funcionamento e, portanto, em compressores de alto rendimento..."

FONTE: http://www.portaldoeletrodomestico.com.br/redesocial/wp-content/uploads/group-documents/11/1323303334-apostila-refrigeracao-frof-fabio-ferraz.pdf

Ao procurar alguns técnicos da área, eles disseram que o relê estava bom, mas mesmo a geladeira não tendo capacitor, pode-se adaptar um quando o motor não estiver dando conta de dar partida só com o relê.

Comprei o capacitor novo, o teste é pra ver se ele tá aberto.

145-175uf

110V AC 50/60Hz

-10/65ºC

Postado

Bem, se nao tem capacitor e para nao ter mesmo como o jose disse ai, o capacitor pode ser usado em conjunto quando o motor nao estiver dando conta em dar a partida so com o rele, ai meu amigo lamento mas so comprando outro! Nao vai adiantar por capacitor ai nao, se o motor nao e para ter, nao vai adiantar por, os motores que tem capacitor de partida tem 3 fios, onde o capacitor e ligado no centro do enrrolamento, assim quando ligar a corrente pegaria apenas metade do enrrolamentl provocando uma forte corrente inicia, e depois o capacitor se carrega e nada mais passa por ele...

no seu caso nem adianta por, se o motor nao esta tendo força o que vai adiantar por um capacitor? Se ele foi feito pra n ter capacitor ele tem q funcionar sem, se ele ja estiver comprometido o capacitor so vai acabar ainda mais com o motor...

• 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!