Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo Supressor de Tensão


Posts recomendados

Minha camionete deu problema no vidro eletrico e fuçando cheguei ate uma peça que nao tenho certesa se estou testando certo

é um diodo supressor de tensão seu numero é p4ka9.1a.

gostaria de Saber se a gente testa eles do mesmo jeito que testa os diodos normais???

Por que se for do mesmo jeito ele esta queimado!!

Se realmente tiver queimado posso trocá-lo por um diodo normal ou ele funciona

como um diodo zener??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele se comporta como um diodo zener.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/5555-art712.html

Se você estiver utilizando multímetro com bateria de 9V para testar a sua continuidade, pode ser que ele apresente continuidade nos dois sentidos, pois, sua tensão de ruptura está entre 8,65 e 9,65 V. Você poderia testar a sua continuidade em série com um LED para que a queda de tensão no LED abaixe a tensão no diodo. Só lembrando que tem que desconectar pelo menos um terminal dele para testá-lo.

http://www.mouser.com/ds/2/427/p4ka-240389.pdf

Não pode substituir por um diodo normal, dadas as suas características diferenciadas.

Se ele queimou, há grande possibilidade de que o componente que alimenta o motor tenha sido danificado também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha camionete deu problema no vidro eletrico e fuçando cheguei ate uma peça que nao tenho certesa se estou testando certo

é um diodo supressor de tensão seu numero é p4ka9.1a.

gostaria de Saber se a gente testa eles do mesmo jeito que testa os diodos normais???

Por que se for do mesmo jeito ele esta queimado!!

Se realmente tiver queimado posso trocá-lo por um diodo normal ou ele funciona

como um diodo zener??

Não pode testar da forma como testa díodos normais.

Pimeiro porque mesmo quando polarizados inversamante têm uma corrente de fuga que pode ir a 10mA, dependendo da tensão de breackdowon e do próprio tipo/fabricante.

Se o testar com multíimetro pode ter informação errada.

Além disso são fabricados , contráriamnte aos zener , não para estabilizar tensões, mas sim para absorver picos de energia da odem a muitas dezenas de Ampere, durante curtos períodos da ordem dos microsegundos.

Isto não é fácil de "testar" de forma normal.

A meu ver será mais fácil trocar por novo e verificar, pois pode ter outos problemas no seu sistema.

Só vendo o circuito se pode dizeralgo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O difícil é achar outro igual para trocar.

Aqui na minha regiao nao tem de jeito maneira.

Mas de qualquer forma so queria mesmo tirar a duvida por que eu testei todos os componentes do interruptor das portas e todos os componentes do comando do sistema de vidro. E a primeiro teste nenhum deles esta com defeito. acho que o problema deve ser na alimentacçao mesmo.

Mas nao acho um datasheet parecido com o da minha camionete na internet se alguem tiver ajuda ai

é uma hilux 2.8 ano 2001 4 portas . o vidro eletrico é o que vem nela original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá amigos.

Estou com uma placa de lavadora de roupas e nela tem um diodo P6KE350A e na placa onde ele vai soldado está escrito TVS (se enquadra no tópico) e tb não sei como medilo com o multímetro pois ao medir ele dá como se estivesse aberto, tanto de um lado quanto do outro, e medi 2 diodos iguais que vão nesta placa e da a mesma leitura, ja tentei tb todas as escalas em ohms inclusive a de 2 mega e da como se eu nem tivesse encostando no componente as ponteiras pois a leitura é zero nos 2 sentidos.

Alguém tem sugestão de como testar este componente ou me dizer se ele se comporta assim mesmo nos testes com multimetro ?

OBS.: só achei estranho tb que estes diodos não tem o anel branco que define o catodo.

 

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Estou com uma placa de lavadora de roupas e nela tem um diodo P6KE350A e na placa onde ele vai soldado está escrito TVS (se enquadra no tópico) e tb não sei como medilo com o multímetro pois ao medir ele dá como se estivesse aberto, tanto de um lado quanto do outro, e medi 2 diodos iguais que vão nesta placa e da a mesma leitura, ja tentei tb todas as escalas em ohms inclusive a de 2 mega e da como se eu nem tivesse encostando no componente as ponteiras pois a leitura é zero nos 2 sentidos.

Alguém tem sugestão de como testar este componente ou me dizer se ele se comporta assim mesmo nos testes com multimetro ?

OBS.: só achei estranho tb que estes diodos não tem o anel branco que define o catodo.

 

 

Desde já, obrigado.

 

 

Acho que isso explica tudo:

11297744_718783718249604_364753303_n.jpg

 

 

Mais detalhes:

http://www.diodes.com/datasheets/ds21502.pdf

Consiga uma fonte de 400V por 1mA e faça o teste.

Quando pôr as tensões nos polos, deve dar uma queda para o valor indicado na tabela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!