Ir ao conteúdo

Antena externa tv

Cris Becker

Posts recomendados

Postado
Bom dia, alguém sabe informações sobre Antena de TV Digital Externa Amplificada 18dB Philips, SDV8622T.

Sugiro que instale uma antena decente, veja um exemplo:

Antena Log Periódica para UHF:

http://www.proeletronic.com.br/v3/arquivos/produtos/403.pdf

p1090015y.jpg

Tenha em mente que a cada 10 metros de cabo, se perde aproximadamente 6,5 DB de sinal, então pode precisar de um amplificador de sinal como este aqui:

http://www.proeletronic.com.br/v3/arquivos/produtos/318.pdf

A potência do amplificador só vai depender de quantos metros de cabo você vai usar.

Eu usei este de 40DB para aproximadamente 30 metros de cabo e a imagem ficou bem legal, veja:

181064_311294482331865_384764869_n.jpg

Alguns detalhes:

Amplificador de antena não faz milagres, não inventa sinal que não existe.

Ele apenas pega o sinal diretamente na saída da antena, quando ainda não tem perdas, e dá um reforço neste sinal para quando ele chegar no final do cabo, não tenha perdas, pois cabos perdem um pouco de sinal a cada 10 metros.

Antena bonitinha e com cara de moderninha não funciona:

As ondas eletromagnéticas reagem de acordo com as leis da física, logo as antenas são as mesmas desde a época das válvulas nos anos 50. Não tem como muda-las nem tentar moderniza-las.

E mesmo que a transmissão seja digital, as ondas eletromagnéticas são analógicas e as antenas também. Não existe antena digital e nem nunca existirá. É papo de vendedor.

Esta antena que coloquei aí nos liks, é a log-periódica:

Um detalhe importante é que não existe antena que sirva toda a faixa de canais ou mais de um canal. Até pode sintonizar mais de um canal mas vai dar perdas no sinal.

Por isso a antena acima descrita chama-se Log-periódica:

O seu menor elemento está sintonizado em 890 Mhz (canal 83) e o tamanho dos elementos vão aumentando gradualmente para sintonizarem frequências cada vez mais baixa, até chegar em 470 Mhz que é o canal 14. Assim a eficiência da antena se mantem a mesma para todos os canais.

Um detalhe é que UHF é uma onda eletromagnética muito direcional e sofre de interferência se tiver muitos prédios na frente da torre de transmissão.

Eu penei na hora de instalar a minha, pois minha TV não tem indicador de força de sinal, e como a imagem digital ou pega limpo ou não pega nada, ficava um pouco difícil de saber a rotação da antena onde o sinal ficava forte.

É tão direcional que as vezes apenas 10 centímetros de rotação pode ser a diferença entre sinal forte e sinal fraco.

• Membro VIP
Postado
Sejas bem vinda ao fórum, em casa eu tenho duas proeletronic porque 45 1040, comprei através das dicas deste site, e pegam todos os canais muito bem.

Há alguns dias comprei uma tv digital. Quando tv antiga pifa, a gente vai substituindo pela moderna.

Comprei antena da Proeletronic pq45-1300. Li elogios das antenas Proeletronic, que são baratas.

E espero que o meu pai instale a antena no fim de semana.

Postado
Há alguns dias comprei uma tv digital. Quando tv antiga pifa, a gente vai substituindo pela moderna.

Comprei antena da Proeletronic PQ45-1300. Li elogios das antenas Proeletronic, que são baratas.

E espero que o meu pai instale a antena no fim de semana.

voce mesma, pode instalar é muito fácil, os cabos voce vai numa loja de eletrõnica e manda climpar os conectores, tipo aqueles que as operadoras de tv usa, fica muito melhor que aqueles colocados a mão; aqui em piabetá, voce comprando os conectores, os caras põem de graça. e a posição da antena é virada para o sumaré.

• Membro VIP
Postado

marcelogon...

O cabo já está pronto, o problema é o mastro (2m de comprimento) para colocar a antena na laje. O cabo de 20m já está pronto.

Postado
marcelogon...

O cabo já está pronto, o problema é o mastro (2m de comprimento) para colocar a antena na laje. O cabo de 20m já está pronto.

20 metros ??? Pode perder um pouco, a qualidade do sinal.

• Membro VIP
Postado

A tv ficará no meu quarto, que fica nos fundos da casa, como os outros quartos. A antena ficará na frente da laje, perto da antiga parabólica da tv a cabo, onde é livre para captar o sinal.

O meu quintal tem cobertura, por isso a necessidade de cabo de 20m.

O meu compadre instalou uma antena UHF caseira para a tv digital dele, e disseram que paga bem os canais.

Postado
A tv ficará no meu quarto, que fica nos fundos da casa, como os outros quartos. A antena ficará na frente da laje, perto da antiga parabólica da tv a cabo, onde é livre para captar o sinal.

O meu quintal tem cobertura, por isso a necessidade de cabo de 20m.

O meu compadre instalou uma antena UHF caseira para a tv digital dele, e disseram que paga bem os canais.

Instale a sua antena e se não pegar nada ou pegar com dificuldade, instale um amplificador de antenas como o que eu instalei na minha.

Perde 6,5 DB aproximadamente a cada 10 metros.

Também perde um pouco a cada emenda ou conexão.

Logo vai precisar de um amplificador de 20 a 26 DB

Também não pode fazer muitas curvas no cabo ou curvas muito fechada, pois atenua o sinal.

Também não pode usar cabos com tamanho sobrando, pois quanto maior for o cabo, mais perdas ele dá, então tem que usar o tamanho certo, sobre medida.

• Membro VIP
Postado

albert_emule...

Eu até marquei com útil aquela sua dica sobre o amplificador de sinal, e vou comprar se precisar, no mesmo lugar onde comprei a antena. Na loja tem antenas de todos os tipos, acessórios e afins.

O cabo não terá curvas até o aparelho. Quando foi instalado o ponto para quando eu tinha tv a cabo, precisava de mais um pouco que 10m. Se a tv digital estivesse na minha sala, usaria menos de 10m.

A antena foi instalada hoje, e os canais sintonizados, da minha região, estão com imagem de cinema. Outros canais bem mais distantes, nem todos com imagem perfeita, mas com sintonia aceitável, mas os que são HDTV estão uma maravilha, como a TV Aparecida (SP). Não vai precisar do amplificador de sinais.

O cabo é de 20m, mas o tamanho ideal seria de 16m, mesmo assim deu certo a instalação.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!