Ir ao conteúdo

Eólico+Resistores+Circuito

paulus10

Posts recomendados

Postado

Eu estou fazendo um projeto de energia eólica,quero ligar o aerogerador eólico "Motor de Impressora" com uma hélice de 30 cm numa placa protoboard,quero ligar 7 leds numas casinha conforme a Foto abaixo,mais não sei como fazer o circuito na placa e quais resistores devo usar,pois não sei se ligo em paralelo ou em série,tenho medo de queimar os leds,sou novato nisso estou no primeiro semestre e se puderem (Desenhar) o circuito agradeço... Obrigado 20130418105427.jpg

post-1041428-13884965583816_thumb.jpg

Postado

Tem que medir qual a tensão máxima e mínima que esse motor entrega. Veja que isso depende da velocidade de rotação do eixo. Como tu pretende fazer essa hélice girar?

Postado
Tem que medir qual a tensão máxima e mínima que esse motor entrega. Veja que isso depende da velocidade de rotação do eixo. Como tu pretende fazer essa hélice girar?

Pretendo usar um ventilador...eu medir em Ohm chegou a 132 a tensão chegou em 6.9...é que eu não entendo nada sobre eletrônica rs

Tenho 2 resistores de 5.100 Ohm e 2 Resistores de 470 ohm

verde,marrom marrom e ouro

amarelo,lilas e marrom e ouro

Ah estou usando leds alto brilho branco e azul

• Membro VIP
Postado

para facilitar sua vida ja que não entendes nada, a princípio basta ligar "fios nas pernas". O motor não fornece muita corrente e voce controlaria a potencia direcionado o vento fonte à hélice do gerador. Para facilitar ainda mais, voce pode ligar em paralelo e em qualquer polaridade (lado). Mas procure ligar 3 de um lado e 4 de outro. 1 protege o outro contra a tensão reversa.

Agora se queres algo menos rústico, um resistor xute de 100R (marrom, preto, marrom) em cada led dá conta do recado.

Menos ainda? uma ponte retificadora em cada enrolamanto do motor, ligar todos os leds em série, catodo com anodo e.... bom ... alguém de melhor coração expilca melhor

Postado