Ir ao conteúdo

Eólico+Resistores+Circuito

paulus10

Posts recomendados

Postado

Eu estou fazendo um projeto de energia eólica,quero ligar o aerogerador eólico "Motor de Impressora" com uma hélice de 30 cm numa placa protoboard,quero ligar 7 leds numas casinha conforme a Foto abaixo,mais não sei como fazer o circuito na placa e quais resistores devo usar,pois não sei se ligo em paralelo ou em série,tenho medo de queimar os leds,sou novato nisso estou no primeiro semestre e se puderem (Desenhar) o circuito agradeço... Obrigado 20130418105427.jpg

post-1041428-13884965583816_thumb.jpg

Postado

Tem que medir qual a tensão máxima e mínima que esse motor entrega. Veja que isso depende da velocidade de rotação do eixo. Como tu pretende fazer essa hélice girar?

Postado
Tem que medir qual a tensão máxima e mínima que esse motor entrega. Veja que isso depende da velocidade de rotação do eixo. Como tu pretende fazer essa hélice girar?

Pretendo usar um ventilador...eu medir em Ohm chegou a 132 a tensão chegou em 6.9...é que eu não entendo nada sobre eletrônica rs

Tenho 2 resistores de 5.100 Ohm e 2 Resistores de 470 ohm

verde,marrom marrom e ouro

amarelo,lilas e marrom e ouro

Ah estou usando leds alto brilho branco e azul

• Membro VIP
Postado

para facilitar sua vida ja que não entendes nada, a princípio basta ligar "fios nas pernas". O motor não fornece muita corrente e voce controlaria a potencia direcionado o vento fonte à hélice do gerador. Para facilitar ainda mais, voce pode ligar em paralelo e em qualquer polaridade (lado). Mas procure ligar 3 de um lado e 4 de outro. 1 protege o outro contra a tensão reversa.

Agora se queres algo menos rústico, um resistor xute de 100R (marrom, preto, marrom) em cada led dá conta do recado.

Menos ainda? uma ponte retificadora em cada enrolamanto do motor, ligar todos os leds em série, catodo com anodo e.... bom ... alguém de melhor coração expilca melhor

Postado

Então José como na foto ai eu já fiz toda ligação dos fios agora eu não sei como eu ligo na placa protoboard como ficaria o desenho do circuito...

• Membro VIP
Postado

O desenho e o protoboard são obrigatórios pro teu trabalho? Então me perdoe pois viso o minimalismo e desprezo cálculos [pra mim] desnecessários. Mas num é nada de outro mundo. Ve se entende

...1º fio do gerador (motor de impressora)....[resistor]...led.....2º fio do gerador. voce pode usar os valores que tem para teste. sorry amigo. não posso desenhar

cara num acredito que estou descrevendo isso! rs. brinc. amigo... paciência é meu sobrenome. Não receies e reperguntar. A dúvida é a sala de estar da sabedoria

Mas agora só amanhã!!

t.u.b.t.!

Postado

Alguem poderia me fazer um favor um circuito onde o gerador é um motor de impressora 12 volts alimenta 4 postes e 3 casas como faço existe um programa que faz isso? Ou alguem poderia me passar o circuito(Desenho) :confused:

Postado

Liguei um capacitor de 2200 microfara 63 volts a um diodo de 1n4007 a um aerogerador (motor de impressora) depois eu liguei os fios no aerogerador (motor de impressora) em paralelo a 4 postes e depois liguei mais 3 casas em paralelo isso ajuda será? Sou novato nisso rs

Postado

É mais ou menos assim mais é um poste uma casa um poste uma casa um poste uma casa outro poste totalizando os 4 postes e 3 casas ah o diodo e o capacitor estão soldados no motor tem porblema?....ah existe valores pra led? porque os leds do poste é branco e das casas sao azuis ou nao tem nada ver amigo nossa to muito feliz por você esta me ajudando sou especial amigo desculpa eu estar te incomodando tá

Postado

Isso deste jeito mesmo amigo agradeço de coração que Deus abençoe você, por ter me ajudado to muito feliz mesmo agora....agora fica mais fácil eu entender o que eu montei Obrigado

Hum qual programa você usou pra fazer este circuito? Desculpa a pergunta

Postado
Só uma nota.

O seu circuito não devia ser feito como a figura que pediu para fazer.

Pelo menos devia ter resistências em série com os díodos.

É que sou novo nesse ramo e nao entendo quase nada o prof disse toma e se vira corre atrás ai fica difícil eu saber quais valores quais resistores e quais diodos usar, eu queria montar tudo isso numa placa protoboard como a foto acima mostra, mais eu nao sei como fazer isso ai fica difícil, eu tenho resistores de 5.500 Olhm e diodos de 1n4007 sobrando aqui se eu sobesse montaria a placa que seria mais interessante

Postado
Ai eu ligo no fio positivo os resistores? Ou positivo e negativo?

Pode ligar no positivo e depois o outro terminal liga ao led.

O segundo terminal di led liga ao negativo.

Note que pode fazer ao contrário.

Faz isto para todos os conjuntos.

Não esqueça que os led tem de ser ligados na posição correcta.

Veja a figura abaixo só como exemplo.

Onde está gnd é o negativo.

.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!