Ir ao conteúdo

Transmissor FM com BF494

DarKHiTMaN

Posts recomendados

Postado

Opa tudo bom pessoal? sou novo no fórum e estou montando um circuito de um transmissor FM com o transistor bf 495 que é equivalente ao bf494, o projeto está nesse site, bom a bobina eu fiz com o fio esmaltado AWG 23 botei 16 voltas com 0.5mm de diametro sei disso pois enrolei ela numa entrada P2 aquelas de headset de pc mesmo, o comprimento da bobina são 8mm obtive o tamanho do fio fazendo o calculo 8/16 = que da um fio awg 23, bom o transmissor oscila tranquilo eu coloco o rádio na faixa 88 mhz que é a que tem o menor ruido, quando ajusto o trimmer eu começo a ouvir bastante ruido no rádio, e quando assopro o microfone de eletreto eu escuto o assopro no rádio mais a voz não passa de jeito nenhum so escuto o barulho do assopro mesmo, e muito ruido, alguém tem ideia do que possa ser?

Postado

Também não consegui ver o circuito. Esses pequenos transmissores com apenas um transistor oscilador funcionam muitissimo bem, ja montei vários, mas nunca um que tinha 16 espiras:o . Os que eu montei tinham 4 espiras de fios +-0,8mm com diametro de 8/10mm. Se ele está chiando pode ser a antrada de audio, sináis harmôniscos ou o próprio eletreto.

Recoloque o link ou simplesmente cole aqui o circuito para vermos.

Esse funciona muito bem:

http://www.oocities.org/master_renan/PlantaFm.jpg

Postado

Bom, primeiro creio que o circuito que o amigo DarkHitman se refere é este aqui

http://www.te1.com.br/2008/12/transmissor-de-fm-com-bf494-ou-bf495-fácil-montagem/#axzz2Rv0op9Hx

Em segundo lugar eu acredito que o fato de voce só ouvir o sopro e não a voz pode ser por vários fatores a seguir:

* Microfone de eletreto soldado ao contrário ou defeituoso.

* Erro na montagem, verifique o valor de todos os componentes e veja se não colocou algum no lugar de outro.

* Sua bobina pode estar fora do parâmetro correto, voce pode pensar que está em 88Mhz mas na verdade estar sintonizando apenas um harmônico desta frequência. (mais provável!!) Experimente diminuir ou aumentar a distancia entre as expiras.

* Seu trimmer pode estar ruim.

O circuito que o amigo Rafael. R postou funciona! E dá pra adaptar na sua placa mesmo!

Postado

Sim psrock é este mesmo o circuito, os valores dos componentes eu tenho 100% de certeza que estão corretos, só não a bobina pois fui eu quem a fabriquei, eu sintonizei de 88 mhz até 108 mhz e em todas as emissoras eu consegui causar uma interferência bastante forte chegando a deixar de ouvir qual quer áudio da emissora e somente o barulho do meu transmissor, o trimmer está correto pois como eu disse eu consegui interferir em todas as emissoras FM de 88 a 108 mhz algumas eu tenho de ter bastante precisão no trimer pra interferir, do que você citou só pode ser o microfone e a montagem(mais uma coisa no circuito do site que passei o resistor R4 creio eu, está aterrado, como eu aterro um componente eletrônico ?, é só ligar ele no polo negativo?), estou alimentando o circuito com um carregador antigo de celular(3.7v 800mA). Vou ver o circuito do Rafael R.

Postado

neste circuito, os problemas que pode dar chiado podem ser:

C3 ruim;

C1 ruim;

Bobina ruim;

Trimmer ruim.

Desconecte C5 e veja se o chiado permanece, se permanecer o problea esta no trannsmissor em si e não na modulação.

Agora uma critica minha: Pra que simplificar se pode complicar, não é? Bobina de 300nH? Onde se compra isso? O gente boa, o propósito do circuito é a simplicidade e o aprendizado. A bobina tem 4 voltas de fio de 0,5mm à 0,8mm com 0,8mm de diâmetro à 1cm de diâmetro. Simples assim!

Postado

o diametro da bobina é de 0.5mm, com um fio AWG 23 quantas voltas e qual o comprimento da bobina para que eu possa obter 300nH? estou perguntando pois uso o Ubuntu e nao posso abrir aquela calculadora xD

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...