Ir ao conteúdo

Como carregar capacitores...

New Nerd

Posts recomendados

Postado

Preciso carregar capacitores eletrolíticos em rede altenada 110 volts, quero fazer do jeito mais simples possível mas de forma segura e sem usar tranformador. Como posso fazer isso?????

:confused:

Pensei em fazer como na imagem, mas só isso acho que daria problema, não sei se estou correto mas acredito que depois de carregado se o capacitor continuar ligado vai queimar.

cir0061_01.jpg

O que fazer???

Grato a todos...

:D

Postado

Para ser direto, se fizeres do jeito que está aí, conforme o esquema, haverá uma bela de uma explosão. Além disso, o disjuntor da residência desligará tendo em vista o curto-circuito provocado pelo seu esquema.

Mesmo que faça da maneira correta, com capacitores eletrolíticos com tensão de trabalho de 400 volts, o que fará com isso? É uma carga elétrica armazenada que dependendo da capacitância, pode machucar alguém e até matar.

Postado

A minha preocupação referente a esse esquema é informar que se ele for feito da maneira correta, do jeito que está no esquema, esse dois capacitores serão carregados e esses dois capacitores têm que ser ligados dessa forma, senão... BUM!

A rede elétrica é alternada. Ou seja, ela muda de polaridade 60 vezes por segundo. Enfiar 220 volts alternados num capacitor polarizado iria destruí-lo devido a alternância da rede. Óbvio que se o capacitor não fosse polarizado, nada aconteceria.

Exsitem capacitores eletrolíticos não polarizados e podem ser adquiridos prontos ou feitos a partir de dois capacitores eletrolíticos polarizados. Os capacitores do esquema estão justamente ligados para que eles não sejam afetados devido a alternância da rede. E como eles estão em série, a capacitância será menor. Como os dois são semelhantes, a capacitância resultante será a metade de um deles. Ou seja, a capacitância final será de 11 uF. Os diodos nessa configuração são usados para quando os capacitores forem desligados da fonte de carga, eles sirvam como um dispositivo de descarga.

Resumindo... Se ligares do jeito que está no esquema e só existe um jeito, os caps serão carregados. Desligando-se o circuito da fonte de carga, os diodos entrarão em ação para descarregar a carga elétrica armazenada nos capacitores.

A maneira que esses eletrolíticos estão ligados é chamada de back-to-back.

O terminal negativo de um capacitor é ligado ao terminal negativo do outro capacitor. Restando somente os dois terminais positivos que serão ligados à fonte de carga. Como eles estão em série e por terem uma tensão de trabalho de 250 volts cada um, a tensão de trabalho final resultante será de 500 volts, salvo tolerãncias dos capacitores.

Nem pense em encostar os dedos ou encostar algum fio entre os terminais ditos de saída porque eles estão ligados direto a fonte de carga que é a rede domiciliar. E como disse antes, se desligar o circuito da fonte de carga, os diodos farão o processo de descarga dos capacitores.

Se retirar os diodos que servem de proteção e uma vez feita a carga nos capacitores, desligando-se o circuito, os capacitores permanecerão carregados.

E volto novamente a perguntar... Qual a finalidade desse circuito?

.

.

Quanto a outra informação do outro tópico, é outra maneira de carregar um capacitor eletrolítico polarizado, porém a informação está incompleta.

Se usasse uma ponte retificadora para retificar a alternância da rede, a tensão não seria 220 e sim 220 x 1,414 ou seja, aproximadamente 311 volts. Se usasse somente um capacitor de 250 volts, ele seria danificado, tendo em vista a tensão de carga ter ultrapassado a tensão de trabalho do capacitor que é de 250 volts. Claro que se fosse um capacitor de tensão de trabalho de 400 volts ou 2 caps de 250 volts em série, montados na versão normal ou na back-to-back, nada aconteceria.

Fazer experiências de carga em capacitores usando a tensão domiciliar da rede, seja em 220 ou 117 volts CA, tem que ter bastante cuidado e conhecimento das características das peças.

Já vi explosão de capacitor eletrolítico e posso te dizer que a coisa não é bonita e pode até machucar se não estiver devidamente protegido.

.

.

A minha primeira resposta, logo que vi o esquema, fiquei tão preocupado que não observei a maneira como os capacitores estão ligados. Por isso, que informei que daria uma bela de uma chuva de fogos de artifício. Só haverá fogos se eles forem ligados errados.

Postado

A questão é que o circuito nao vai carregar nada.

Também não percebo decarrecar o quê se nem carregam

A tensão nos condensadres vai variar com forma sinusoidal entre 0 e o valor de pico da onda de entrada.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!