Ir ao conteúdo

Pode instalar a mesma antena externa em duas tvs?

nefertiti

Posts recomendados

Postado

Pode mas o sinal vai ser dividido. Se o lugar tem uma boa qualidade de sinal, o sinal dividido ainda pode excitar cada televisor mas se o sinal é fraco por causa da distância e dividindo, podem aparecer ruidos no sinal já que ele está fraco.

Lugares afastados tem que ter uma boa antena, apontada corretamente para a torre ou torres de transmissão, sem obstáculos a frente (morros, etc), medir esse sinal e dependendo do caso, pode-se amplificá-lo ou não. Se for para distribuição para mais de um aparelho, convém medir o sinal e amplificá-lo suficientemente para que após a divisão, cada sinal que sai do divisor (o nome já diz tudo) excite corretamente cada aparelho de tv (ou televisor) não importando se ele é convencional ou não.

Esse tipo de trabalho é feito corretamente por um técnico da área de antenas pois ele vai ver se a antena é apropriada conforme a distância e se vai ou não precisar de amplificação para logo após usar os respectivos divisores de sinal que irão, adequadamente, excitar os aparelhos de TV.

Tentei ser o mais simples possível. Perdoe-me se não fui mais simples.

.

.

É óbvio que...

Esse televisor que você chama de convencional, tenha o sintonizador para a faixa de UHF e o respectivo circuito que converta o sinal digital para que esse televisor convencional consiga processar o sinal.

Um televisor digital, como a maioria, já dispõe de todos os recursos para o processamento desse sinal digital. O que muitos chamam de conversor no televisor digital não é um conversor. É um sintonizador específico para a faixa de UHF, processamento digital do sinal e tratamento do sinal de audio e video para trabalhar com o televisor LCD ou plasma.

Num televisor analógico, isso não existe. Para ver a programação digital num televisor comum ou convencional, tem que ter esse mesmo aparelho que já vem internamente no autuais televisores LCD's para poder usar o televisor convencional. E esse aparelho até agora, não apareceu para ser comercializado e essa foi uma das brigas no Ministerio das Comunicações com as empresas pois para baratear um produto desse, não tem como. Sai mais em conta comprar uma tv digital do que um conversor. O conversor além da parte de sintonia e processamento, ainda tem que ter uma parte de conversão da imagem digital para o circuito analógico o que nos apaelhos digitais não é preciso. Além disso, a imagem não terá o mesmo impacto e qualidade. Por isso, sai mais em conta comprar uma TV LCD e aposentar o aparelho convencional, especialmente se ele não é dotado de processamento digital da imagem.

Um exemplo para entender o problema...

Aqui em casa, tenho um televisor convencional e também uma TV LCD. O televisor convencional apesar de ter capacidade de pegar o sinal de UHF não dispê de processamento digital, portanto, sem um conversor apropriado, não adianta usar a melhor antena. Por que? Porque le não dispoe de um circuito para processar a imagem digital. Já o televisor LCD dispõe do circuito. Ele tem o circuito sintonizador e processador da imagem digital. Não é o conversor. Conversor seria no caso se eu precisasse para ligar no televisor convencional. Esse conversor, seria um aparelho externo que pega o sinal que vem da antena, processa ele e ainda por cima converte para o sinal apropriado do televisor convencional.

Se o seu televisor convencional tem o sintonizador apropriado para o sinal digital, tudo bem, apesar que acho muito difícil algo desse tipo. Mas se ele não tem, pode aposentá-lo e tratar de conseguir um aparelho apropriado para receber o sinal digital.

• Membro VIP
Postado

O tv convencional (slim) é VHF, UHF e cabo.

A tv digital está num quarto, e sintonizando os canais muito bem, inclusive todos HD que a antena capta, do link no tópico.

A tv convencional está no quarto ao lado, e com interferência, mesmo com a tv digital desligada, e quando liga, fica pior.

Quero uma maneira de atenuar ou acabar com a interferência desta tv convencional.

A tv da sala, uma convencional, slim, a interferência é mínima quando a tv digital está liga em um ou outro canal, certamente porque o afastamento da tv digital seja maior, e não parede a parede, como no outro caso.

Embora eu more encostado a Serra de Petrópolis, a área da minha casa, é livre.

Postado
Eu pensava que o amplificador fosse para melhor a recepção, que não precisei quando instalei a antena UHF na tv digital.

Amigão, mais é preciso amplificar para poder dividir e se você acrescentar mais algumas coisas poderá usar também um modulador e mais divisores. Ai na net tá cheio de esquemas! É bom dar uma olhada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!