Ir ao conteúdo

Ligação das bobinas do Stator

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Oi,

Desmontei um ventilador aqui que só funciona se girar manualmente a sua hélice.

Eu gostaria de saber o seguinte:

1° Baseado na imagem abaixo, como são ligadas as 4 bobinas do stator?

2° O pequeno capacitor seria de 0.33 uF? Se sim, poderia ser substituído por um de poliéster comum do mesmo valor? A resistência entre os terminais do capacitor é zero, significa que o mesmo está em curto?

statordoventilador.png

Postado

Nenhum capacitor pode dar 0 ohm. Nenhum!!!!

Se medir e der esse valor, o capacitor está em curto. Coloque outro da mesma capacitância e tensão de trabalho especificada como informado na peça pifada ou... Se o capacitor estiver marcado com 250 volts de tensão de trabalho e usares um de 400 volts, não há nenhum problema. É até melhor.

Capacitores usados em motores de ventilador de teto são na maioria das vezes, de poliester.

Postado

O capacitor desse ventilador de mesa tem um formato retangular, como ele está em curto, posso substituí-lo por um de poliéster comum equivalente, certo?

Nele está inscrito:

M33

tf 130°C

01M

1° A capacitância dele é descrita pelo "M33" nesse caso 0.33 uF?

2° Eu sei que a capacitância deve ser mantida na hora de substituir um capacitor, mas nesse caso, posso usar um capacitor ligeiramente abaixo ou acima do original, por exemplo, um de 0.3 uF ou 0.47 uF?

3° E as 4 bobinas, estão ligadas em série e em fase? É porque não tem como ver direito o local que os fios das bobinas se conectam...

$(KGrHqJ,!pQE-v1DDhpYBPzh8JpKn!~~60_57.JPG

Postado

Sim!!! Podes usar um cap de poliester. Se possível, use um com tensão de trabalho de 400 volts.

1 - Quanto a nomenclatura desse capacitor (M33), não tenho certeza que essa informação refere-se a 0,33 uF. Se no original que está queimado tem essa informação gravada e você procurou na rede e achou a imagem correspondente ao mesmo e no site informa que é 0,33 uF, então tudo bem.

2 - Quanto a usar um capacitor com capacitância maior ou menor que o original, não posso dizer que vai fical legal. Um de 0,3 uF tá mais próximo de 0,33 uF do que o de 0,47 Uf.

3 - Quanto às bobinas, não posso ajudá-lo pois não tenho muitas informações sobre motores de ventilador de teto. Talvez a turma que conheça motores usados nesses ventiladores possa te informar isso. Porém se não mudastes nada, deixe as bobinas como estão já que vais somente mudar o capacitor.

Procure mais informações na rede sobre esquema de motores de ventilador de teto.

Postado

Eu encontrei esse link com a imagem idêntica ao componente, difere apenas onde tem "06F", no meu tem "01M".

http://www.ebay.com/itm/50Pcs-New-M33-TF-130-Thermal-Fuse-/170577277566

Lá diz que é um fusível! "M33 tf130° Thermal Fuse"

Eu limpei bem o stator, rotor e contatos dos fios, o ventilador funcionou.

Nesse caso aquele componente "M33..." não pode ser um capacitor, deve ser um fusível.

A pergunta é: como ele pôde funcionar sem um capacitor?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!