Ir ao conteúdo

Interferência de fonte chaveada em módulo de som

Alessandro Nilsen

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, à 6 meses atrás em montei um sonzinho pra usar no meu quarto ligado no PC, eu usei:

Fonte MeanWell AD-155A, 13.8V e 10.5A

Módulo Taramps TS-150X2 de 150W RMS

Subwoofer TS-302F de 150W RMS

Amplificador TDA1553CQ 2X22W RMS

Pré-amplificador TDA2822M 2X1W

Caixas Aiwa SX-NV20 de 16W RMS

Este set funcionou muito bem por 5 meses, no último mês o módulo começou a emitir um ruído agudo e forte (exatamente igual ao de fonte chaveada) que ora desaparecia, ora mudava de frequência e às vezes, esse ruído ficava bem estranho, parecendo ruído branco :huh: , capaz até de deixar alguém maluco :eek:

Aqui tem um pequeno mp3 onde gravei esse ruído (ignorem o barulho do cooler do meu notebook).

Pois bem, como o ruído vinha de dentro do módulo, levei esse módulo na garantia e expliquei pro técnico o que estava acontecendo, ele explicou que se a frequência de chaveamento da fonte e do módulo coincidirem, ocorre a geração de ruído, harmônicas e interferência da fonte (PFC 67KHz, PWM 134KHz) no módulo (40KHz), ele disse que para resolver isso, só trocando por uma fonte linear equivalente ou por uma fonte automotiva.

Essa informação está correta? Se sim, tem algo que eu possa fazer? O módulo e a fonte ficam lado a lado, montados em um pedaço de MDF.

ruido-ts-150x2.jpg

Postado

Você ligou o módulo numa bateria de carro para ter certeza de que o ruído é causado pela fonte?

Se o ruído é causado pela fonte e antes não existia, me parece que é possível concluir que a fonte está com defeito.

Postado

Olá, não tenho uma bateria de carro para fazer os testes, serve uma fonte linear ajustável? (LM338) Vou fazer um teste preliminar com outra fonte chaveada, desta vez uma PWM Steady S-60-12 chaveada em 77KHz, mas com 5A de corrente.

Qual a chance da fonte estar com defeito sendo que no TDA1553CQ o som sai sem interferência?

------------

Fiz o teste com a fonte citada e deu na mesma, se eu pegar um rádio AM e colocar perto do módulo, ele capta exatamente o mesmo ruído!

Postado

Sim, pode testar com uma fonte linear, pois, creio que o ruído está ocorrendo com o volume no mínimo, não é?

Se o ruído não aparece quando somente o amplificador está ligado, então passo a desconfiar do módulo.

Por isso é que seria bom testar numa bateria de carro. Não precisa tirar a bateria do carro para isso.

Postado

Sim, com o volume no mínimo, esse ruído não sai pelas caixas/subwoofer e é infernizante (não sei se você ouviu o mp3). :wacko: :wacko:

Tenho um carro, é só conectar o positivo e o negativo (e o remote do módulo)? Vou tentar isso e já posto o resultado!

-----------

Advinha!! Liguei o módulo na bateria do carro e bummm, o ruído estava lá, como o carro estava desligado, o ruído só podia vir do módulo mesmo!!

Muito obrigado Mulder_Fox, isso quer dizer que posso mandar o módulo pra garantia de novo? Desta vez vou pedir pro cara ligá-lo na minha frente, antes e depois do conserto!

Mas minha dúvida continua, o que poderia ter estragado o módulo? A AD-155A é uma fonte de uso em informática industrial, bem protegida contra interferência EMI e com PFC ativo. Não acho que ela tenha causado o problema, pois se não a fonte iria dar algum sinal disso, como instabilidade, ruído, aquecimento, etc..

Postado
Sério? Eu achando que uma marca famosa seria melhor, vou cobrar ainda mais da garantia agora!

Quando eu tiver uma resposta da assistência eu posto aqui, muito obrigado a todos pela ajuda!

Pior ainda foi o cara que deu o diagnostico sem nem mesmo analisar o equipamento.

Quando eu passai a trabalhar em assistência técnica, eu aprendi que não se deve fazer suposições e nem adivinhações.

Deve-se primeiro analisar criteriosamente o equipamento e descrever seu defeito em relatório técnico.

Eu tenho o esquema deste módulo.

Postado
Pior ainda foi o cara que deu o diagnostico sem nem mesmo analisar o equipamento.

O que aconteceu foi o seguinte, eu levei o módulo na assistência técnica da Taramps (JL Audio aqui em Joinville) e deixei o módulo lá, eles fizeram alguns testes e trocaram algumas peças que não sei quais foram (meu pai foi buscar), então quando ficou pronto eu refiz toda a ligação elétrica e ao ligá-lo constatei que o problema ainda existia, encaminhei o módulo para a garantia, ao chegar lá o técnico me deu aquela explicação sobre a interferência, ele disse que ocorreu um "assentamento" da frequência de chaveamento do módulo com a frequência da fonte, mas não me convenceu!

Desculpe a demora em responder. Vejo que você já resolveu a questão.

Torço que eles consigam consertar, creio que deve ter sido alguma cola de alguma bobina que soltou, causando a vibração da mesma, se não conseguirem consertar, eu vou abrir o módulo e ver o que deu de errado, já que você tem o esquema do módulo, vai ajudar muito!!

Obrigado a todos por enquanto. :rolleyes:

Postado

Olá a todos!

Depois de analisar esse ruído e o módulo, percebi que mexendo nos conectores RCA de entrada o timbre do ruído era alterado, logo lembrei de um caso chamado "coil whine", que é o nome gringo do ruído causado por uma bobina que vibra.

Decidi abrir o módulo, pois na minha pesquisa sobre amplificadores classe D, há uma pequena bobina toroidal onde é feito o filtro de atenuação.

Depois de abrí-lo, coloquei ele pra funcionar e voilá! O ruído apareceu, verifiquei e o ruído vinha diretamente desta bobina, coloquei meu dedo em cima da bobina e o ruído mudou de timbre, apertei um pouco e o ruído cessou completamente!!!

Uma das soluções para o "coil whine" era colar a bobina com esmalte de unhas ou cola quente, ao analisar melhor essa bobina, vi que algumas espiras estavam um pouco folgadas deixando o núcleo de ferrite solto, dei uma ajeitada nelas com uma chave de fenda e passei cola quente entre as espiras e o núcleo, e também entre a bobina e a placa, deixando-a fixa.

Remontei o módulo e coloquei pra funcionar, nada de ruído :lol: :lol:

Módulo aberto

P1260540.JPG

Placa principal

P1260549.JPG

Bobina barulhenta

P1260550.JPG

Bobina fixa com cola quente

P1260555.JPG

Problema resolvido

P1260556.JPG

Muito obrigado a todos pela ajuda, e fica a dica pro pessoal! :D

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...