Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção contra queda de energia


suuuub

Posts recomendados

Oi galera, tudo certo?

Seguinte, tenho um PC mediano, com muitos dados e ultimamente passei uns sufocos com ele.. Agora minha preocupação é quanto a instabilidade de energia onde eu moro. Aqui é assim, choveu com vento, caiu a energia(quase 100% das vezes). Não uso nenhuma proteção pra ele, nem mesmo estabilizador, somente um "filtro" de linha.

Gostaria de investir nessa parte agora, não quero correr risco de ficar sem ele novamente, porém, não tenho tanto dinheiro para gastar nisso, apenas o que ue for realmente necessário. Minha CONFIGURAÇÃO: fonte IceAge500w, tela 21'5 led, phenom XII Black Edition, 8GB ram, 3HD's sata 3, 1SSD, VGA gts450. Pesquisei um pouco sobre o assunto, inclusive aqui, e vi que NOBREAK não é sempre a solução e que existem situações e modelos certos para cada caso, porém pra mim acho que será válido válido.. não quero usar o computador enquanto não tem energia, só não quero que ele fique sofrendo com essas malditas quedas de energia, dando pra segurar ele ligado por pelo menos 1min. já está ótimo.. Outra coisa interessante que vi foi usar um bom filtro de linha. Como eu disse, não tenho muita grana, e no primeiro momento optei por esses 2 produtos:

http://www.atera.com.br/produto/EFCPT8BTLT/Protetor+contra+raio+Clamper+8+tom.+127+220V+10A+293J

http://www.atera.com.br/produto/STII-1200BI/Nobreak+SMS+Station+II,+1200VA+(600W),+bivolt+115V

Alguém que entende mais do assunto poderia dizer se isso resolveria meu problema, ou se preciso do filtro, ou se não precisa disso tudo, enfim..

Aguardo sugestões, agradeço desde já ^^

*/Random fact: Esses dias um raio caiu aqui por perto e queimou minha fonte -_- complicado a situation/*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que queimou foi a IceAge? Ela tem um problema de projeto que faz ela queimar quando a tensão baixa muito. Então, seria recomendado comprar um SMS Clean Energy, que desliga corta a energia quando há falta de energia.

Mas o mais recomendado mesmo, seria comprar uma fonte nova e que não possua problemas. Uma fonte com PFC ativo e Full Range!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a ausência, estava meio corrido aqui.. Então a fonte que queimou não é a atual, obviamente, más também era outra IceAge, só que de 450w. Bom saber que esse é um defeito da marca, não compro outra nunca mais!

Resumindo, o NO-BREAK não é o ideal para mim? Interessante..

Comprar outra fonte no momento eu não posso, a minha tem menso de 1 mês de uso.. vou ter que me virar com ela :/

Quando ao filtro, esse modelo está de bom tamanho?

http://www.atera.com.br/produto/CONTR009237/Protetor+de+surto+c++contador,+Clamper+10A+293J+TV+Tel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a ausência, estava meio corrido aqui.. Então a fonte que queimou não é a atual, obviamente, más também era outra IceAge, só que de 450w. Bom saber que esse é um defeito da marca, não compro outra nunca mais!

Resumindo, o NO-BREAK não é o ideal para mim? Interessante..

Comprar outra fonte no momento eu não posso, a minha tem menso de 1 mês de uso.. vou ter que me virar com ela :/

Quando ao filtro, esse modelo está de bom tamanho?

http://www.atera.com.br/produto/CONTR009237/Protetor+de+surto+c++contador,+Clamper+10A+293J+TV+Tel.

Sim, esse Clamper é um dos melhores filtros do mercado brasileiro.

E sobre o no-break, vai depender do que você faz com o PC. Se você por exemplo usa esse PC só pra jogos não seria interessante compra-lo. Quedas de energia não danificam o PC, o que pode danificar é a baixa tensão - caso das IceAges - ou alta tensão gerada - qualquer fonte - no momento da queda. O interessante seria comprar uma fonte com PFC ativo e Full Range que trabalham de 90V a 264V sem problemas e normalmente essas fontes são um dos eletrônicos que trabalham em uma faixa maior de tensão entre todos os objetos da sua casa, então não tem pelo que se preocupar. No caso de um aumento muito brusco da tensão acima de 250V acredito eu o Clamper iria proteger a fonte de queimar. E dai seria o caso de substituir o varistor queimado por outro e continuar usando a proteção do Clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esse Clamper é um dos melhores filtros do mercado brasileiro.

E sobre o no-break, vai depender do que você faz com o PC. Se você por exemplo usa esse PC só pra jogos não seria interessante compra-lo. Quedas de energia não danificam o PC, o que pode danificar é a baixa tensão - caso das IceAges - ou alta tensão gerada - qualquer fonte - no momento da queda. O interessante seria comprar uma fonte com PFC ativo e Full Range que trabalham de 90V a 264V sem problemas e normalmente essas fontes são um dos eletrônicos que trabalham em uma faixa maior de tensão entre todos os objetos da sua casa, então não tem pelo que se preocupar. No caso de um aumento muito brusco da tensão acima de 250V acredito eu o Clamper iria proteger a fonte de queimar. E dai seria o caso de substituir o varistor queimado por outro e continuar usando a proteção do Clamper.

Entendi.. Pensei no NOBREAK pelo Hardware mesmo, quanto ao que eu faço no PC não é nada de tão importante, são basicamente vídeos e programação. Jogo muito pouco.

Obrigado pelas respostas, e em relação a fonte, na próxima já estou mais esperto e escolho um modelo melhor ^^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!