Ir ao conteúdo

Interrupção função com tempo calculado

Dogolino

Posts recomendados

Postado

Surgiu uma dúvida,

Estou usando uma interrupçãozinha externa, ta funcionando beleza coisa simples, só que eu queria fazer uma coisa, quando a interrupção for chamada ela ficar "amarrado" com um tempo determinado dentro da função, exemplo:

//interrupção
#int_ext
void trata_interupcao()
{

[B]------TEMPO DETERMINADO - Aqui no caso seria o "tempo" que eu determinaria, por exemplo, durante 5 segundos ele "executaria" essa rotina abaixo , depois volta pro programa normal.[/B]

if(input(pin_a6) ==1 && input(pin_a7) ==0 && ativa_fls==0 ){
delay_ms(100);
fls++;

}
if(input(pin_a6) ==1 && input(pin_a7) ==1 && ativa_fls==0){
delay_ms(100);
fls++;
ativa_fls=1;
}

if(ativa_fls==1){
//

// Verifica sinais
if(fls==2){

delay_us(10);
output_high(pin_b7);

fls=0;
...

------FIM DO TEMPO DETERMINADO

Estou querendo isso pois a interrupcao do que estou fazendo pode ser acionada com muitos pulsos ao invés de 1 só, então ele sempre começa de novo a interrupção, queria um jeito de amarrar isso.

Postado

Eu faria o seguinte,quando entrasse na rotina de interrupção,só a ativaria de novo quando precisasse.

POsta o código todo.

Postado

Ou crie uma outra interrupção para gerar uma base de tempo. Assim quando essa sua interrupção ocorrer, você compara com um tempo que você mesmo determina se já pode fazer de novo o atendimento completo, em caso negativo você simplesmente sai sem fazer nada.

Paulo

• 3 semanas depois...
Postado

Assim que entrar na interrupção, desabilite-a. Deste modo, ela não deverá "reagir" ao sinal externo.

Após a execução de toda a função dentro da interrupção, como última instrução desta função, reabilite a interrupção externa. Ela voltará a "reagir" aos sinais externos.

Bons trabalhos.

Postado

Prefiro a solução do colega aphawk. Interrupções foram feitas para serem executadas o mais rápido possível. Não é aconselhável você ficar preso dentro de uma.

Como o colega disse, crie uma base de tempo com algum timer e dentro da interrupção externa apenas altere uma variável que será uma flag.

Dentro do código principal, como a flag foi alterada, entre na sua rotina que precise ser executada. Quando ela for chamada, altere outra flag de condição que não deixara sua flag da interrupção ser alterada e vá sempre comparando com sua base de tempo ate dar 5 segundos.

Assim, você amarra todo o código e mantem as interrupções ativas para poder usar para outra coisa.

Mas se você postar o código todo, ajudará.

Falou

Postado

valeu pelas dicas, mas resolvi de outra forma, realmente era muito gambiarra,

então a solução foi simples.

coloquei um delay_ms(200) após o while(1) onde o programa "começa", assim ele ficou amarrado no delay dando tempo de contar as varias vezes antes de começar o programa.

O moderador pode marcar como resolvido.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...