Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar mosfet ifrz46n p/ controle de motor DC até 30A?


EstudanteProg

Posts recomendados

Olá pessoal,

Não estou conseguindo ligar um motor DC a um mosfet IFRZ46N, abaixo postei o circuito. O transistor BC337 é acionado por um sinal externo e só a partir daí é que ele permite ao mosfet entrar em funcionamento. Não consigo fazer com o motor tenha sua velocidade controlada, ele aparenta ligar apenas com a alimentação no Proteus, sem a influência dos dois transistores. Será que há algo errado na ligação?

Agradeço dsd já ! Obrigado !

post-1038751-13884966488263_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Não estou conseguindo ligar um motor DC a um mosfet IFRZ46N, abaixo postei o circuito. O transistor BC337 é acionado por um sinal externo e só a partir daí é que ele permite ao mosfet entrar em funcionamento. Não consigo fazer com o motor tenha sua velocidade controlada, ele aparenta ligar apenas com a alimentação no Proteus, sem a influência dos dois transistores. Será que há algo errado na ligação?

Agradeço dsd já ! Obrigado !

O resistor R3 você substitui para 470R

O resistor R2 você substitui para 10R.

Adiciona um resistor de 6K8 entre base e emissor do transistor.

Observe que a tensão de acionamento do gate do mosfet não pode ser menor que 10V e nem maior que 15V (15V por segurança, pois o limite é 20V). Isso pode ser verificado no datasheet.

Conduto se a freqüência for mais alta, por exemplo uns 10 a 20Khz, deverá deixar de lado acionamento por resistores e partir para drivers dedicados:

TLP250, IR2117... etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Valeu pelas dicas, no entanto ainda assim o motor não quer modular sua velocidade através do mosfet, ele apenas permanece parado. Qnt a frequência estou usando 1KHz.

Ainda assim, obrigado pela força !

:unsure:Pelo q será q eu podia substituir esse transistor e esse mosfet?

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, no entanto ainda assim o motor não quer modular sua velocidade através do mosfet, ele apenas permanece parado. Qnt a frequência estou usando 1KHz.

Ainda assim, obrigado pela força !

:unsure:Pelo q será q eu podia substituir esse transistor e esse mosfet?

image.jpg

O problema deste seu driver é que quando não existir sinal PWM o motor vai estar sempre em velocidade máxima.

Com o aumento da largura dos pulos é que o motor iria diminuindo a velocidade.

Isso acontece pois o mosfet estará permanentemente polarizado com 12V no gate.

Se não funciona é porque seu simulador não está funcionando.

Você pode tentar um outro driver:

http://img99.imageshack.us/img99/3121/driverinversor.png

driverinversor.png

Para o seu circuito só precisa montar o driver inferior com apenas um TL250.

Por outro lado você poderia abandonar microcontrolador e partir para algo mais prático:

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAOwsskpevlyNp9JMiyxl_xWzg7qOoGT6bKQA5Sh-ocM_lJvSDqCoPDvEDVw1Iang3Yx7p-qAnW0gdE4RhcknlXsAm1T1UOggLBpvFlb41m4DijR9Ktj2ugAz.jpg

PQAAAOwsskpevlyNp9JMiyxl_xWzg7qOoGT6bKQA5Sh-ocM_lJvSDqCoPDvEDVw1Iang3Yx7p-qAnW0gdE4RhcknlXsAm1T1UOggLBpvFlb41m4DijR9Ktj2ugAz.jpg

Cada mosfet deste possui capacidade para conduzir 20A continuamente além de suportar correntes violentas de pico.

Apenas dois mosfets já seriam suficientes para seu motor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega!

Qual a utilidade desse diodo 1N4148 em paralelo com esse motor p/ 30 Ampéres???.....e esse capacitor também em paralelo com ambos, o que ele faz aí??

Se você vai trabalhar com pulsos PWM, você não pode colocar capacitor em lugar nenhum nesse tipo de circuito.

Esse motor vai ser alimentdado com 12 volts mesmo?

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...