Ir ao conteúdo

É possivel converter a energia retangular da bateria do Nobreak em senoidal?

Lunno

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite!

Galera estava pensando recentemente sobre a possibilidade de usar um bom filtro de linha na saída do meu Nobreak possibilitando uma filtragem para quando ocorrer uma falta de luz, que é frequente na minha região mesmo que por alguns segundos, que acaba me prejudicando em diversos aspectos por interrupção de alguma atividade/trabalho.

Pois segundo as especificações técnicas eu acredito ser um bom nobreak de baixo custo (shortbreak na verdade) porém com esse pequeno problema de onda senoidal modificada, ou senoidal por aproximação que é comum em nobreaks de baixo custo ao utilizar a energia da bateria sendo um pouco agressivo à fonte do meu PC.

Nesse caso, mesmo que ligando somente a fonte no filtro de linha vindo do nobreak seria uma boa ideia? Realmente compensa ou acaba por haver uma perda?

O nobreak que utilizo é um Ragtech http://www.ragtech.com.br/nobreak_save.htm (no canto inferior da página encontra-se a lamina técnica em PDF)

Resumindo as informações principais pra essa situação:

O nobreak é de 1200VA com FP 0,5 fornecendo até 600W e a configuração do meu PC encontra-se na faixa dos 450-550 Watts junto ao monitor LED 23'', impressora à tinta e modem (com base em um cálculo superficial na soma de watts dos equipamentos).

A fonte por sinal é uma Thermaltake TR2 600W (ganhei ela há alguns anos, hoje não a compraria, talvez uma PFC ativo com menos Watts)

Agradeço desde já!

Postado
Bom dia/tarde/noite!

Galera estava pensando recentemente sobre a possibilidade de usar um bom filtro de linha na saída do meu Nobreak possibilitando uma filtragem para quando ocorrer uma falta de luz, que é frequente na minha região mesmo que por alguns segundos, que acaba me prejudicando em diversos aspectos por interrupção de alguma atividade/trabalho.

Pois segundo as especificações técnicas eu acredito ser um bom nobreak de baixo custo (shortbreak na verdade) porém com esse pequeno problema de onda senoidal modificada, ou senoidal por aproximação que é comum em nobreaks de baixo custo ao utilizar a energia da bateria sendo um pouco agressivo à fonte do meu PC.

Nesse caso, mesmo que ligando somente a fonte no filtro de linha vindo do nobreak seria uma boa ideia? Realmente compensa ou acaba por haver uma perda?

O nobreak que utilizo é um Ragtech http://www.ragtech.com.br/nobreak_save.htm (no canto inferior da página encontra-se a lamina técnica em PDF)

Resumindo as informações principais pra essa situação:

O nobreak é de 1200VA com FP 0,5 fornecendo até 600W e a configuração do meu PC encontra-se na faixa dos 450-550 Watts junto ao monitor LED 23'', impressora à tinta e modem (com base em um cálculo superficial na soma de watts dos equipamentos).

A fonte por sinal é uma Thermaltake TR2 600W (ganhei ela há alguns anos, hoje não a compraria, talvez uma PFC ativo com menos Watts)

Agradeço desde já!

Melhor seria não utilizá-lo até porque o mesmo está agredindo sua fonte mesmo quando não opera pela bateria atuando como um infame estabilizador.

Postado
Melhor seria não utilizá-lo até porque o mesmo está agredindo sua fonte mesmo quando não opera pela bateria atuando como um infame estabilizador.

Se o nobreak dele tiver um bom circuito de filtragem na saída como tem o meu APC esse problema nas comutações do estabilizador fica resolvido.

Faltaria resolver a questão da onda quadrada quando em modo bateria.

• Membro VIP
Postado

A filtragem necessária para converter uma forma de onda dessas senoidais por aproximação como o mkt das empresas costuma chamar, ou retangular mesmo, teria de ser um ótimo filtro de terceira ordem ou mais e com frequência de corte bem baixa, ou um filtro sintonizado nos 60 Hz.. Desconheço no mercado algo assim. Seria grande, pesado com certeza..

O pior problema é que a tensão de saída, depois do filtro, não estaria dentro do laço de realimentação e controle de tensão do no-break. Isso significa que a tensão de saída, depois do filtro, poderia assumir valores indesejáveis sem que o no-break sequer tentasse corrigir a mesma..

Dentre somente essas duas opções, sendo uma essa dai, com um super filtro, preferiria entregar a forma de onda retangular mesmo aos meus equipamentos. Seria mais seguro....

Postado
Resolvido em parte.

Na verdade um terço...

Vai, na teoria, resolver a segunda agressão, mas a primeira e a terceira continuarão lá:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Eu penso que elimina o pico de alta tensão gerado pelo estabilizador do nobreak.

Não elimina a falta de energia no momento da comutação mas a mesma chega a tempo antes que os capacitores da fonte fiquem descarregados.

Uma terceira não me lembro qual seria.

Postado

Eu já havia lido faz tempo o tópico desse link em que o faller explica o problema do uso de estabilizadores mas pelo tempo a minha memória já havia distorcido um pouco o que tinha entendido na época.

Foi bom relembrar mas quero fazer uma ressalva de que os capacitores da fonte não chegam a ficar descarregados completamente e assim a corrente fornecida pelo estabilizador não deve ser tão alta ainda que o termistor da fonte não se resfrie a tempo.

• Membro VIP
Postado

Foi bom relembrar mas quero fazer uma ressalva de que os capacitores da fonte não chegam a ficar descarregados completamente e assim a corrente fornecida pelo estabilizador não deve ser tão alta ainda que o termistor da fonte não se resfrie a tempo.

É certo o que você fala sim, que os capacitores não chegam a se descarregar totalmente, até porque se isso acontecesse o PC desligaria..

Mas quem lê aquele meu tópico sobre as agressões impostas a fonte pelo estabilizador, consegue perceber exatamente isso. Veja ai, vou repetir exatamente o que escrevi naquele tópico lá:

"1ª Agressão:

Ao ter que desligar de uma das saídas para logo após tomar a outra saída, passado um tempo, o que acontece com a fonte é que ela é desalimentada nesse intervalo de tempo, por menor que ele seja, os capacitores da fonte iniciarão um período de descarga que se continuado poderá levar a desalimentar seu PC. Esse tempo entretanto é curto o bastante para que a tensão dos capacitores da fonte não chegue a valores tão baixos assim que desarme seu PC. Cai a tensão sim sobre esses capacitores mas não a ponto de desligar seu PC."

Note que em nenhum instante foi dito que os capacitores se descarregavam por completo, certo????

Portanto não se trata de fazeres uma ressalva... Está lá, no tópico original, citado, dito com todas as letras exatamente essa sua pretensa ressalva..

É fato também que ter ai, nessa hora, um termistor e nada, dá na mesma.. Esse sim, nessa hora, não vai ajudar em nada, nada mesmo, vai continuar com sua baixa resistência..

As correntes de pico, na ligação de uma fonte (inrush current) não raramente atingem picos da ordem de 80 Amperes ou mais, isso muitas vezes mesmo com o termistor ajudando...

Então junte as duas coisas.

- Não é a corrente de partida toda, pois os capacitores não estão vazios;

- Em compensação o termistor não ajuda nada nessa hora..

Esse conjunto de condições dai faz com que as correntes de surto nessa hora sejam grandes, grandes mesmo, e, claro, mais uma vez você tens razão quando diz que "não devem ser tão altas assim", mas ai digo... Muito altas a ponto de fazer explodir algo???

Claro que não..

Por isso fiz questão de colocar, já no título: Razões pelas quais os estabilizadores agridem as fontes...

Outra... Num dia de trabalho, as correntes de surto pelo ligamento ou religamento da fonte, num uso do PC por oito horas de um dia, digamos, acontece 1 vez somente, justo no ligamento da máquina..

Com o uso do estabilizador, daqueles que batem relé cerca de 10 vezes por minuto, em um dia de trabalho bem poderia, esse religamento imposto a fonte impingir essas correntes de pico, de surto a toda a cadeia de alimentação numa frequência não de uma vez ao dia mas sim quase chegando a 5.000 Vezes nesse mesmo intervalo de 8 horas.. Uma pequena diferença, não???

Mas, pergunto, porque não objetivas aonde desejas chegar... O fato dessa corrente, segundo seu pensamento, não tão alta assim implica em que....

-Que se deva usar estabilizador?

-Que não faz nenhum mal à fonte seu uso?

-E, principalmente, qual a relação disso dai com o tópico em questão, aonde estamos, que discute aplicar um filtro a saída de um no-break na tentativa de transformar em senóide a saída retangular do mesmo???

Postado
A filtragem necessária para converter uma forma de onda dessas senoidais por aproximação como o mkt das empresas costuma chamar, ou retangular mesmo, teria de ser um ótimo filtro de terceira ordem ou mais e com frequência de corte bem baixa, ou um filtro sintonizado nos 60 Hz.. Desconheço no mercado algo assim. Seria grande, pesado com certeza..

O pior problema é que a tensão de saída, depois do filtro, não estaria dentro do laço de realimentação e controle de tensão do no-break. Isso significa que a tensão de saída, depois do filtro, poderia assumir valores indesejáveis sem que o no-break sequer tentasse corrigir a mesma..

Dentre somente essas duas opções, sendo uma essa dai, com um super filtro, preferiria entregar a forma de onda retangular mesmo aos meus equipamentos. Seria mais seguro....

Realmente. Parece melhor deixá-lo direto no nobreak que já possuo ao invés de utilizar um outro filtro na sua saída. Meu objetivo ao utlizar esse nobreak é justamente a qual seria sua principal função: manter o PC ligado nos dias em que falte luz ou quando há uma variação brusca de energia aqui que por ser um sistema monofásico ao ligar a máquina de lavar por exemplo o próprio nobreak já faz aquele "tlec" uma vez.

Acredito que apesar dessa agressão que a fonte sofre ao receber essa energia constantemente não é tão significativa a ponto de estragar ela no máximo reduzir seu tempo de vida a longo prazo.

Aí gera mais um dúvida: Essas fontes possuem uma filtragem correto? Na saída dela para o resto dos equipamentos do PC como placa de vídeo não seriam afetado pelo tipo de onda no modo bateria somente a fonte?

Agradeço a todos pela ajuda!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!