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Problema com inversor de tençao


Leonardo69

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ola amigos,eu montei esse inversor aqui:

http://homemadecircuitsandschematics.blogspot.com.br/2012/09/mini-50-watt-mosfet-inverter-circuit.html

quando eu ligo ele funciona normalmente, passando uns 30 segundos o transformador começa a fazer um barulho e vibrar levemente,e apenas um dos transistores esquenta muito, o outro fica morno, alguem me ajuda?

obs: estou utilizando 2 irfp260n e capacitores de tantalo

Postado

Acho que eu sei o que PODE estar acontecendo.

PODE estar havendo um desequilíbrio de períodos. Um dos lados pode estar com um tempo de condução um pouco maior que o outro ou os mosfets não são casados.

Isso faz com que o percurso da curva BxH do transformador tenha uma migração para um dos lados dessa curva. Depois de alguns ciclos a curva começa a entrar na região de saturação do transformador.

Com um osciloscópio e dois resistores de source de valor pequeno (1 ohm), pode-se observar a mudança de inclinação da corrente e um brusco aumento.

Este tipo de circuito é propenso a ocorrer isso que relatei.

Tem circuitos que introduzem um capacitor para evitar este fenômeno.

Porém conheço três maneiras de reduzir este fenômeno.

1 - Introduzir um minúsculo gap no transformador. Algo em torno de no máximo 25um. Se passar disso também a corrente aumenta muito.

2 - Além dos períodos de condução TEREM que ser iguais, os mosfets TÊM que ser casados (com características VSDsat e Ganho idênticos).

3 - Introdução de um indutor em série com a fonte. Este indutor TEM que ser muito bem calculado.

MOR_AL

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ola amigos,eu montei esse inversor aqui:

http://homemadecircuitsandschematics.blogspot.com.br/2012/09/mini-50-watt-mosfet-inverter-circuit.html

quando eu ligo ele funciona normalmente, passando uns 30 segundos o transformador começa a fazer um barulho e vibrar levemente,e apenas um dos transistores esquenta muito, o outro fica morno, alguem me ajuda?

obs: estou utilizando 2 irfp260n e capacitores de tantalo

Veja o que há de diferente do seu esquema para este aqui:

http://img542.imageshack.us/img542/4926/inversor100w.png

inversor100w.png

Uma das diferenças é que os dois resistores internos no meu é de 47K.

Já no seu são de 27K, o resto dos componentes é igual.

O meu com os resistores que lá estão, oscila em 60Hz e varia um pouco com a variação da tensão de alimentação.

Eu já montei estes usando trafo de no-break e funcionou perfeitamente bem, com suas limitações é claro.

É um circuito sem controle PWM logo não possui uma estabilização de tensão RMS adequada, mas serve para lâmpadas incandescentes e motores do tipo universal como os de liquidificadores quando a potência permite.

Não sei dizer se lâmpadas eletrônicas funcionariam bem.

Não é recomendado ligar equipamentos eletrônicos neste tipo de inversor.

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Veja o que há de diferente do seu esquema para este aqui:

http://img542.imageshack.us/img542/4926/inversor100w.png

inversor100w.png

Uma das diferenças é que os dois resistores internos no meu é de 47K.

Já no seu são de 27K, o resto dos componentes é igual.

O meu com os resistores que lá estão, oscila em 60Hz e varia um pouco com a variação da tensão de alimentação.

Eu já montei estes usando trafo de no-break e funcionou perfeitamente bem, com suas limitações é claro.

É um circuito sem controle PWM logo não possui uma estabilização de tensão RMS adequada, mas serve para lâmpadas incandescentes e motores do tipo universal como os de liquidificadores quando a potência permite.

Não sei dizer se lâmpadas eletrônicas funcionariam bem.

Não é recomendado ligar equipamentos eletrônicos neste tipo de inversor.

então se eu fazer essas modificações igual a do seu inversor, o meu ira funcionar sem problemas?

Postado
então se eu fazer essas modificações igual a do seu inversor, o meu ira funcionar sem problemas?

Tudo vai depender do trafo que você está utilizando.

No meu caso eu usei um trafo de no-break que fornece 115Vac na saída.

Apesar de trafos de no-breaks serem trafos comuns... Estes trafos possuem entrada push pull 12+12V e saída de 180V.

Estes 180V ac tem haver com a tensão RMS eficaz e a tensão de pico da onda, vamos lá:

Na nossa rede elétrica a tensão é senoidal, possui picos e vales.

Cada semiciclo desta tensão sobe de forma senoidal até o pico máximo, onde começa a decrescer novamente.

Este pico é de 180V para as redes elétricas que possuem tensão de 127V.

É de 310V para as redes de 220V.

Mesmo esta tensão tendo este pico de 310V, se você alimentar um resistor, este irá aquecer com a mesma temperatura que uma tensão DC de 220V faria.

Isso é tensão media eficaz RMS na prática. Por isso que mesmo tendo picos de 310V é chamada de 220Vac.

Quanto ao tarfo do no-break que fornece 115V...

A onda é retangular, seu pico é de 12V na entrada e na saída 180V.

São projetados desta forma pois se você for medir a tensão de pico da onda senoidal da tomada de 127Vac vai estar em 180V aproximadamente. Só a tensão RMS eficaz é que vai estar em 127V.

No caso dos no-break eles possuem um controle PWM que diminui a largura dos pulos, fazendo a tensão RMS eficaz ser de 115V.

Então num no-break destes você terá tensão RMS eficaz de 115V se aferidas com multímetro TRUE RMS e tensão de pico da onda retangular em 180V com a bateria estando em 13.8V e caindo com a descarga da bateria. Chega ao mínimo de 150V pico quando a bateria atinge 10V, daí o no-break desliga por bateria descarregada.

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