Ir ao conteúdo

Xerox M118 - Quaima de placa principal por queda de energia


andrens70

Posts recomendados

Postado

Prezados Senhores,

Venho aqui solicitar um possível auxílio técnico dos nobres amigos conhecedores da área de eletrônica.

A aproximadamente 4 meses atrás, em virtude de queda de uma das fases de energia elétrica existente no prédio onde trabalho (temos rede trifásica) tivemos problemas com queima de motores elétricos trifásicos em virtude da insuficiência de corrente (falta de fase) e também tivemos problemas com duas copiadoras, uma Xerox e uma Samsung, com a queima de componentes das mesmas:

Xerox - queima da placa PWB principal

Samsung - Queima do rotor do scanner

Entramos com reclamação contra a CPFL para obter ressarcimento dos danos, porém, mesmo reconhecendo a falha ocorrida na rede elétrica, indeferiram os pagamentos dos consertos dos equipamentos eletrônicos (os motores foram "aprovados") sob a alegação de que "como não houve danos na fonte de alimentação elétrica, a falha da CPFL não teria sido a causadora do dano".

Em ambos os casos, tenho o laudo da assistência técnica mencionando que o problema foi causado pela oscilação da energia elétrica, mas este simplesmente foi desconsiderado pela concessionária de energia, em um ato totalmente descabido.

Minha dúvida é: como obter informações técnicas que possam embasar o fato de que, para haver dano ao equipamento, não é obrigatoriamente necessário haver o dano na fonte de alimentação ?

Agradeço qualquer ajuda.

Sem mais, atenciosamente.

André.

  • Coordenador
Postado

O laudo das autorizadas já é prova suficiente, você não precisa recorrer a outro lugar para que comprovem que a queima do equipamento foi causada pela falha do fornecimento de energia.

Como eles recusam o ressarcimento dos prejuízos, sugiro entrar na justiça...

Um dia eles terão que pagar, e ai é com juros e tudo que vocês tem direito!

Postado

Para você o que importa é o que o Bcpetronzio disse, mas vamos a algumas considerações:

Problemas de variações da tensão elétrica não são refletida na saída de uma fonte chaveada, pois estas não variam a tensão de saída. Apenas desligam quando os limites superior e inferior de tensão são alcançados.

O dano poderia ter sido causado por ligamentos e desligamentos repetitivos.

Isso poderia acontecer, já que a tensão poderia entrar e sair da faixa de tensão considerada utilizável várias vezes (Faixa utilizável é 100V a 240V) e a fonte ficaria ligando e desligando.

Neste caso existe uma possibilidade de danos por acionamentos repetitivos, mas existe outra possibilidade que são as descargas atmosféricas (raios).

As mesmas quando atingem a rede elétrica são transmitidas pelos fios até encontrarem equipamentos eletrônicos, por onde fazem ponte para a terra. Podem vir de qualquer conexão elétrica que esteja conectada no equipamento e indo para os postes da rua.

Existem também as de baixa intensidade que não são necessariamente raios.

Contudo se a fonte for linear com transformador sem ser estabilizado, a fonte pode sim danificar a placa principal sem sofrer problemas.

Temos então:

Acionamentos repetitivos no caso de ser uma fonte chaveada;

Fonte linear com transformador sem ser estabilizada que poderia transmitir os problemas da rede para a placa;

Descarga atmosférica de alta ou de baixa tensão.

Basta eliminar.

Eu fico com descarga atmosférica

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...