Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PHP ainda compensa aprender?


navegador2

Posts recomendados

Caros colegas! Ainda compensa aprender PHP? A pergunta parece boba, mas mostrarei porque pergunto.

Trabalhei como instrutor de informatica uns 12 anos desde 1997. Os colegas que estiveram no mercado nestes anos de ouro da informática sabe do que citarei. Na época que eu tenho muitas saudades nos éramos tratados quase como celebridades. Você chegava num local e todos diziam o fulano é fera no computador.

Se você quisesse aumentar os leques era so comprar um livro sobre o assunto x e as vezes até antes de terminar de ler tinha gente interessada em fazer o curso ou adquiri produtos desenvolvidos por aquela ferramenta.

Mas se a democratização da informática teve lados positivos, para quem é do ramo ela foi cruel.

Comecei aperceber que se o cara sabia so entrar na internet ele ja ficava desfazendo do curso... Hoje como vivi os 2 lados vejo que o pessoal no geral não tem mais curiosidade de aprender, até parei de ser instrutor... Varios outros setores sofreram por exemplo manutenção, então quem era serio mudou de ramo pela concorrência desleal de picaretas que invadiram o ramo.

O mercado de site estudei html, css... Mas como a web é dinamica hoje começei a aprender php (ja tinha noção de lógica e ja programei em Vb). Para ser sincero estou achando o php muito complexo, não sei se pelo cursos que tentei. Estou lendo o livro do pablo...

Mas para concluir para se aprender uma linguagem demanda tempo tem hora que desanimo pois o facebook detonou uma parte do mercado de sites.

Se antes so profissionais criavam páginas hoje o cara reluta em pagar para alguém criar uma página já que ele insere conteúdo, fotos... Tudo no facebook, ou seja aquele mistério acabou e poucos mercados surgiram para substituir os que decairam. Não é a mesma coisa mas quem é leigo não vê isto.

Para terem noção estou tentando vender alguns sites e esta osso. Cheguei para poder bancar o plano da hospedagem pois o contrato terei que renovar um plano de revenda, cheguei a oferecer um site básico html, css.. Por R$ 250 com hospedagem, dominio e não estou tendo retorno....

Então estou com dúvidas se continuo a gastar energia aprendendo php. Não sou ambicioso se eu conseguisse um sálario minimo já estava bom ja que eu estou fazendo para não sair do ramo que eu amo, pois tenho outra fonte de renda....

Vejo que so nestas áreas de e-comerc ainda tem espaço.... Tem alguns colegas meus que ainda ganham dinheiro, mas trabalham para grandes empresas...

Desde ja agradeço as opiniões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza compensa!

PHP está no mercado há muito tempo, ao contrário do que você disse, esta tecnologia faz tanto sucesso por conta de sua simplicidade no aprendizado e a manutenção do sistema ou site é mais barato do que outras tecnologias, coisa que vi na prática em empresas.

Eu não sou especialista em PHP pois este não é o meu objetivo, cada um tem o seu.

O segredo na verdade está na qualificação. Sugiro que comece do básico de php até alcançar o nível avançado. Não é interessante ir estudando o nível intermediário ou avançado só porque conhece outra tecnologia concorrente.

Costumo brincar com meus colegas no trabalho de que, hoje, para você ser bom, ter sucesso na carreira, você tem que ser "o Cara!".

Aquele que quando sai de férias na empresa, tudo desanda e que recebe telefonemas de ajuda para resolver os "pepinos" da empresa. da mesma forma como autônomo, se hoje em dia todo mundo sabe criar sites, até o meu sobrinho sabe fazer(como dizem os clientes) você deve ter um diferencial. Algo que as pessoas físicas ou empresas buscam e que é difícil de encontrar. Somente ai você será valorizado.

Trabalho como freelance é algo realmente difícil, ainda mais por que TI não existe um sindicado que deveria ter, ainda. Algo eu sou totalmente a favor.

Então o segredo é procurar um nicho de mercado promissor.

Isso é comum. Não é igual a medicina, que daqui a 3 anos o coração saiu de lugar e agora se localiza na cabeça e você terá que estudar tudo novamente para continuar a ser médico.

T.I. é isso. portanto se você estudou e se qualificou e perceber que na sua região não existe mais mercado para php e sim para uma outra tecnologia. invista tempo e dinheiro em outra tecnologia. Se você não se sente confortável com isso, então a sua área não é T.I., ou melhor, Desenvolvimento e sistemas. se quiser continuar na área de T.i. e não querer tanto incomodo em mudanças, sugiro partir parar a área de infraestrutura que ocorrem poucas mudanças e não lhe força a estudar tanto as poucas mudanças de especificação tecnológica que ocorrem na área.

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena sim e é uma linguagem muito procurada pelas empresas.

Sem contar que para você mexer com joombla (ferramenta que vai te ajudar a desenvolver sites) você precisa conhecer php também.

Sobre esse negocio de vender site a baixo custo eu sou TOTALMENTE contra.

É o seguinte, se não valorizamos o nosso trabalho quem é que vai valorizar? Sem contar que quando temos esse tipo de atitude "prostituímos" o mercado e não só nos prejudicamos, mas como prejudicamos a todos da área.

Invista nos seus conhecimentos, comece a trabalhar em uma empresa para ganhar experiência e vá juntando clientes por fora, quando já tiver sua carteira de clientes razoável a ponto de te bancar aí experimente virar autônomo. Antes disso eu não recomendo. Pelo menos seria o que eu faria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bem a jessica não está errada. até concordo com a maioria... mas lembre que definição dos valores são feitos por cada projeto.. de acordo com a necessidade do cliente, disponibilidade de recursos, tempo de desenvolvimento... os atrasos.. e etc.

tudo isso deve ser levado em conta... a melhor maneira de contornar isso é usando uma EAP, com valores individuais por cada parte... depois calcula-se o valor final.. portanto, concordo com a jessica em ser contra valores fixos ou baixos..

Para entender melhor leia este tópico na qual eu explico como seria uma EAP, com calculo de custo.. e chegando a um valor final.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-preco-site/1045803?t=1045803&highlight=Quanto+cobrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compensa demais cara. É umas das primeiras linguagens com orientação a objeto. Ela é complicada no começo, mas se você ja manja um pouco de outras linguagens, vai ser bem mais fácil. Vai ter q aprender um pouquinho de banco de dados também, que vai te ajudar muito na jornada, se caso for entrar no mercado com ela.

Além de ser muito bom trabalhar com Web utilizando ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!