Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um circuito contador com dois displays, usando flip flop jk?


btmvdr

Posts recomendados

Tô tentando fazer no Circuit Maker um circuito contador até 30 (depois que chega no 30, tem que voltar ao 0 e depois contar tudo de novo..), só que preciso fazer usando flip flop jk, só que não sei usar isso... Alguém pode me explicar como faço? Agradeceria muito!!! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;6036773']O princípio é este: (7476)

CircuitoContador.gif

Ok, muito obrigado, vou tentar fazer aqui!

Mas tenho 3 perguntas... Como eu inserir esses ''círculos'' onde tem o a,b,c,d, clear, clock, preset? Como inserir aquilo que está acima do ''círculo'' no clock? E onde insiro os displays pra mostrar os números? :confused:

Desculpe tantas perguntas, é que é a primeira vez que mexo nesse programa e o professor já passa um trabalho desse :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@btmvdr

Aquele simbolo que você vê acima do Clock é uma onda Quadrada, ou seja é o teu sinal gerador de pulsos.

Você pode gerar os pulsos com a Rede Elétrica de 60Hz usando uma lógica de Porta E (AND) ou pode gerar os pulsos usando apenas uma entrada e uma saída de um CI 40106 Schmitt Trigger para fim de testes.

O tempo do pulso varia de acordo com o valor do Resistor. Eu te aconselho a colocar valores próximos a 56K, pois valores muito baixos farão com que os pulsos sejam muito rápidos, fazendo com que o contador conte muito rápido sem notar a diferença na mudança do número.

Abs!

post-1014889-13884966653007_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, muito obrigado, vou tentar fazer aqui!

Mas tenho 3 perguntas... Como eu inserir esses ''círculos'' onde tem o a,b,c,d, clear, clock, preset? Como inserir aquilo que está acima do ''círculo'' no clock? E onde insiro os displays pra mostrar os números? :confused:

Desculpe tantas perguntas, é que é a primeira vez que mexo nesse programa e o professor já passa um trabalho desse :(

Tudo bem, sinceramente não estou afim de ficar explicando, tirei um tempo e desenhei o esquema, o que você não compreender pode perguntar. O contador vai de 00 até 29, que são 30 passos.

post-493985-13884966656728_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;6040291']Tudo bem' date=' sinceramente não estou afim de ficar explicando, tirei um tempo e desenhei o esquema, o que você não compreender pode perguntar. O contador vai de 00 até 29, que são 30 passos.

[ATTACH']94812[/ATTACH]

Muuuito obrigado por me ajudar!! :D Mas eu estou com algumas dúvidas :(

Bom, peguei o esquema que você fez e fui tentar fazer no circuit maker, ai fui procurar as coisas lá, marquei no esquema em vermelho por números as minhas duvidas, segue seu esquema abaixo pra ver minhas dúvidas:

contador_bcd_ff_rs_00_29.jpg

Bom, ai onde eu marquei:

O número 1: Onde acho isso no circuit maker? Pois procurei por ''4511'' e não encontrei nada.. :(

O número 2: Também não sei o nome disso pra procurar? Ou ele já vem junto com o contador BCD?

O número 3: A mesma dúvida, não sei se ele já vem junto do contador ou se tenho que juntá-lo depois, ai se for este o caso, também não sei o nome pra procurar... :/

O número 4: É um NAND, certo?

O 5: Qual o nome dessa seta +5v ali?

E o 6: Como boto aquilo no clock?

Te peço desculpas por ter tantas dúvidas, é que é a primeira vez que mexo com isso, não faço a mínima ideia de qual são os nomes das coisas :( Mas muito obrigado por estar me ajudando! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por btmvdr

O número 2: Também não sei o nome disso pra procurar? Ou ele já vem junto com o contador BCD?

O número 3: A mesma dúvida, não sei se ele já vem junto do contador ou se tenho que juntá-lo depois, ai se for este o caso, também não sei o nome pra procurar... :/

O número 4: É um NAND, certo?

O 5: Qual o nome dessa seta +5v ali?

E o 6: Como boto aquilo no clock?

Número 2: São apenas resistores, geralmente usados pela simbologia R. Pode usar resistores de 560R.

Número 3: São Displays de 7' Segmentos e não vem junto ao conversor. São componentes isolados.

Número 4: Exato, é uma porta NAND.

Número 5: VCC.

Número 6: Aquilo é um gerador de sinais, geralmente simulado para usuários de Proteus, talvez para você adicionar no seu circuito terá que fazer um circuito a mais como te mencionei ou adicionar outro circuito para gerar os pulsos.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O número 1: Onde acho isso no circuit maker? Pois procurei por ''4511'' e não encontrei nada.. :(

O número 2: Também não sei o nome disso pra procurar? Ou ele já vem junto com o contador BCD?

O número 3: A mesma dúvida, não sei se ele já vem junto do contador ou se tenho que juntá-lo depois, ai se for este o caso, também não sei o nome pra procurar... :/

O número 4: É um NAND, certo?

O 5: Qual o nome dessa seta +5v ali?

E o 6: Como boto aquilo no clock?

Te peço desculpas por ter tantas dúvidas, é que é a primeira vez que mexo com isso, não faço a mínima ideia de qual são os nomes das coisas :( Mas muito obrigado por estar me ajudando! :D

0-Ajudei você com o circuito, no demais precisas correr atrás (pesquisar).

0.1-Não uso o CircuitMaker a um bom tempo.

0.2-Vou lhe dar dicas a partir daqui... Vamos lá:

1-É um CI Conversor BCD para 7 segmentos.

2-Faça um curso de eletrônica básica.

3-Se antes você tinha um conversor BCD para 7 seg. agora precisa de um display de 7 seg. para exibir os dados convertidos de forma binária para decimal.

4-É uma porta AND(E) com uma NOT(Inversora) na saída = NAND.

5-Repito a questão "2".

6-Para você é uma representação de entrada de sinal (Pulsos). Eles podem vir de diversos circuitos, por exemplo um CI 555 (astável), um botão, ou "n" opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente (neste caso) não tem o que simplificar, afinal você pediu um contador empregando ff-jk. Tudo que envolve o mapa esta 'integrado' no interior do CI 4511, pronto, bastando apenas ligar os componentes externos aos respectivos pinos.

Estas portas empregadas (NAND) servem para efetuar o reset dos ffs, afinal sem o reset, o contador iria além, temos um contador de 4 bits (0~15) e um de 2 bits (0~3). Consulte a tabela verdade da porta lógica, por exemplo no contador de 2 bits; quando as saídas forem iguais a 3, ou em binário 11, temos que 1*1=1, como a saída é invertida será 1*1=0, desta forma com nível lógico 0 nas entradas R, acontece o reset e o contador inicia a contagem novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!