Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falta De Energia Elétrica - "Meia Fase"


Sujeito Curioso

Posts recomendados

Possuo um conhecimento médio em elétrica em um pouco em eletrônica. Gostaria que alguém me explicasse o que ocorre quando falta energia e a mesma retorna fraca? E por que os eletricistas costumam falar que a energia esta em meia fase?

Obs.: Minha dúvida não é como é gerada nem como funciona a tensão alternada, mas o que ocorre na rede de distribuição no o caso mencionado.

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o pessoal conhece por meia fase é resultado de um fusível queimado (um dos três) de alta tensão, que antecedem ao transformador, no poste, lá na rua..

São esses dai:

http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=31Wr4vAethAzuM&tbnid=krQxVJ9XuYiEPM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fpt.dreamstime.com%2Fimagens-de-stock-separador-e-fus%25C3%25ADveis-el%25C3%25A9tricos-externos-image19828564&ei=j_klUv_gBpPO9gTyg4CQCQ&bvm=bv.51495398,d.eWU&psig=AFQjCNGexkJTNIMokjmA2VcR-GeaTlsicA&ust=1378306811525367

http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=z7_YgLytu88RXM&tbnid=tEHm_J28rWBjYM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fspanish.alibaba.com%2Fproduct-gs%2Fdrop-out-fuse-cutouts-15kv-27kv-high-voltage-fuse-ybb-11-689352271.html&ei=svklUoKfCpOG9gTsvoGABg&bvm=bv.51495398,d.eWU&psig=AFQjCNGexkJTNIMokjmA2VcR-GeaTlsicA&ust=1378306811525367

Quando isso acontece um dos enrolamentos do transformador, que é trifásico, fica desalimentado e recebe indução de outros enrolamentos, bem como acontece um desbalanceamento no sistema gerando essa tensão mais baixa, a tal de meia fase, naquela linha de alimentação secundária afetada..

Olá.

Primeiramente obrigado pela resposta.

Já havia lido nos livros que é isto o que acontece, mas queria uma confirmação de um profissional como você. O termo "meia fase" acaba gerando confusão, pois dá a entender que a tensão esta em apenas um semiciclo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Meia fase foi um termo gerado a partir do imaginário, desse mundo coloquial dos curiosos com a eletricidade.. A energia teria ficado meia-boca, meio errada, meia fase...

Bem, neste caso não posso falar pois faço parte do mundo dos curiosos. Fiz informática no 2º grau e cursei até a metade da faculdade de Direito. Me arrependo de não ter feito Engenharia Elétrica. Mas, como estou com 34 anos, é meio tarde para começar. Desde que abandonei o Direito, em 2004, tenho a elétrica como hobby, mas busco informação em livros técnicos e não saio mexendo no escuro. Procuro aprender a teoria antes da prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, neste caso não posso falar pois faço parte do mundo dos curiosos. Fiz informática no 2º grau e cursei até a metade da faculdade de Direito. Me arrependo de não ter feito Engenharia Elétrica. Mas, como estou com 34 anos, é meio tarde para começar. Desde que abandonei o Direito, em 2004, tenho a elétrica como hobby, mas busco informação em livros técnicos e não saio mexendo no escuro. Procuro aprender a teoria antes da prática.

34 anos tarde para começar?

Idoso americano se forma na faculdade aos 99 anos nos Estados Unidos

Idoso se forma em medicina aos 82 anos em SP

Minha mãe, por exemplo, se formou com 42 anos.

Você ainda tem muito tempo para fazer uma faculdade, basta ter vontade e uma brecha na agenda de segunda a sexta :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

O que o pessoal conhece por meia fase é resultado de um fusível queimado (um dos três) de alta tensão, que antecedem ao transformador, no poste, lá na rua..

...

...

Quando isso acontece um dos enrolamentos do transformador, que é trifásico, fica desalimentado e recebe indução de outros enrolamentos, bem como acontece um desbalanceamento no sistema gerando essa tensão mais baixa, a tal de meia fase, naquela linha de alimentação secundária afetada..

 

Não sei porque, mas quando eu comecei a busca para relembrar o que o professor ensinou e eu provavelmente não escrevi no caderno desconfiei que encontraria uma resposta do faller!

Estou com esse problema a quase 12h depois de uma tempestade aqui onde moro e não lembrava o que acontecia no transformador.

Porém desconfio que uma das linhas de alta tensão inteira que foi pro saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!