Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Kanegae

PFC Ativo?!

Recommended Posts

Bom, antes de tudo, já procurei tópicos sobre PFC Ativo, e não achei o que procurava.

-/-

Olá. Sou o Kanegae, e esse é meu primeiro post aqui no fórum. A questão é a seguinte:

Tenho uma fonte Duex DX500FSE (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Duex-DX500FSE/2239/), que está marcada como Produto Bomba lá no site. Desde quando li esse artigo, estou pensando em trocar para uma Corsair HX-650W Gold, que está uns... R$550.

Até aí tudo bem.

O problema é... eu uso um Nobreak Net Winner 1300Va Bivolt - SMS, e eu li em algum lugar que eu não posso usar fontes com "PFC Ativo" (?) com Nobreaks... Alguém me ajuda?

-/-

Ah, e outra coisa... Como eu coloco assinatura?

EDIT:

Ah, outra coisa. Não entendo de tamanho e coisa e tal, portanto... essa Corsair HX-650W cabe no meu Gabinete Fortrek Preto/Azul Xcalibur?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte cabe no gabinete.

Sobre o no-break, esse ai o ideal seria não usar mesmo, a não ser que você use o computador para trabalhar ou algo que torne estritamente necessário você ter lá seus 5 minutos para salvar o progresso do que você estiver fazendo (editando foto/vídeo/música/documento de texto/etc)

Ai um bom filtro de linha ficaria ideal. (Clamper Multiproteção ou UPSAI FHT 1200)

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode sim usar com a maior tranquilidade uma fonte com PFC ativo em um no-break decente, com geração de forma de onda senoidal pura como é a forma de onda da rede elétrica. Só isso..

Esse seu no-break dai é um no-break off-line, interativo, com geração de forma de onda retangular..

Outra coisa que não entendi foi teres adotado uma porcaria de fonte da Duex, a DX500FSE, que entrega miseráveis 220 Watts, embora prometa 500 Watts e agora buscas uma que efetivamente entrega 650 Watts, três vezes mais.. A dúvida que não quer calar é se essa Duex toca sua config???

Se sim, uma boa fonte de 400 Watts lhe atenderia muito bem...

Esse seu no-break dai tocaria bem uma fonte de até 400 Watts, mesmo com PFC ativo.. Essa de 650 Watts, com PFC ativo, não toca mesmo... Teria de trocar o no-break..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Você pode sim usar com a maior tranquilidade uma fonte com PFC ativo em um no-break decente, com geração de forma de onda senoidal pura como é a forma de onda da rede elétrica. Só isso..

Esse seu no-break dai é um no-break off-line, interativo, com geração de forma de onda retangular..

Outra coisa que não entendi foi teres adotado uma porcaria de fonte da Duex, a DX500FSE, que entrega miseráveis 220 Watts, embora prometa 500 Watts e agora buscas uma que efetivamente entrega 650 Watts, três vezes mais.. A dúvida que não quer calar é se essa Duex toca sua config???

Se sim, uma boa fonte de 400 Watts lhe atenderia muito bem...

Esse seu no-break dai tocaria bem uma fonte de até 400 Watts, mesmo com PFC ativo.. Essa de 650 Watts, com PFC ativo, não toca mesmo... Teria de trocar o no-break..

Sei lá. Teoricamente deveria ter uma fonte de 500W, pois uso uma EVGA GTX 660 Ti. Mas, enfim. Não conhecia fontes quando comprei meu PC, e foi essa a que o cara da loja me vendeu. Pois é, foi um erro tremendo. Mas, em sete meses, até agora não deu problema, mas prefiro prevenir.

Tipo... Pelo o que eu sei, um Nobreak de 1300VA, o meu, aguenta uma fonte de 500W, um monitor Full HD 21.5'', e mais carregador de 3DS, roteador e etc., e ainda sobra. Não?

Eu usaria:

- Fonte (650W)

- Monitor 21.5" 1080p (LG)

- Recarrecador do Nintendo 3DS

- Modem e Roteador

A fonte cabe no gabinete.

Sobre o no-break, esse ai o ideal seria não usar mesmo, a não ser que você use o computador para trabalhar ou algo que torne estritamente necessário você ter lá seus 5 minutos para salvar o progresso do que você estiver fazendo (editando foto/vídeo/música/documento de texto/etc)

Ai um bom filtro de linha ficaria ideal. (Clamper Multiproteção ou UPSAI FHT 1200)

Sim, preciso bastante dos 5 minutos... Na verdade não é nem pra salvar, é porque quase toda semana a luz "pisca" aqui, ficando "off" por alguns bons 40 segundos...

Compartilhar este post

Link para o post
Sei lá. Teoricamente deveria ter uma fonte de 500W, pois uso uma EVGA GTX 660 Ti. Mas, enfim. Não conhecia fontes quando comprei meu PC, e foi essa a que o cara da loja me vendeu. Pois é, foi um erro tremendo. Mas, em sete meses, até agora não deu problema, mas prefiro prevenir.

Tipo... Pelo o que eu sei, um Nobreak de 1300VA, o meu, aguenta uma fonte de 500W, um monitor Full HD 21.5'', e mais carregador de 3DS, roteador e etc., e ainda sobra. Não?

Absolutamente não!!!

1300 VA, dependendo do fp (fator de potência do no-break), bem pode representar 650 Watts (fp=0,5)

Vejamos no catálogo do seu no-break:

NobreakSMSNetWinner1300VA_zps42432f88.jpg~original

Ai está, como imaginei, um fp = 0,5.. Isso dai é um grande pega ratão...

É um modo de vender gato por lebre. Ora um no-break de 650 Watts ou um de 1300 VA's com fp = 0,5 são exatamente a mesma coisa, mesma potência, mas, convenhamos, o de 1.300 VA's parece mais forte.. Vende mais. Brilha mais nos olhos dos menos avisados..

Watts = VA's x fp

E dai pega os mais incautos que acham estar com potência para dar e vender..

Agora, vejamos como se calcula se ele consegue alimentar sua config, com uma fonte de 500 Watts..

Já sabemos que seu no-break é capaz de entregar 650 Watts..

Tire uns 50 Watts para alimentar o monitor, sobram 600 Watts do no-break..

Uma fonte de 500 Watts, se sua eficiência for de 74% como é essa porcaria dai, da DUEX, vai demandar de quem a alimenta algo como 500 Watts / 0,74 = 675 Watts.. Não vou seguir adiante pois já estourou a capacidade do no-break em mais de 75 Watt. Nem pense em ligar outras coisas ai..

Dimensionamento é uma matéria séria em eletricidade. Fora do dimensionamento correto, abaixo dele, os no-breaks apitam, gritam, reclamam, não fazem o que devem fazer..

Você comprar um no-break para segurar a energia justo quando faltar a comercial e ele não operar a contento é o fim da picada..

Leia isso dai para clarear um pouco suas ideias acerca de no-break..

No-break realmente é a salvação???

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Absolutamente não!!!

1300 VA, dependendo do fp (fator de potência do no-break), bem pode representar 650 Watts (fp=0,5)

Vejamos no catálogo do seu no-break:

NobreakSMSNetWinner1300VA_zps42432f88.jpg~original

Ai está, como imaginei, um fp = 0,5.. Isso dai é um grande pega ratão...

É um modo de vender gato por lebre. Ora um no-break de 650 Watts ou um de 1300 VA's com fp = 0,5 são exatamente a mesma coisa, mesma potência, mas, convenhamos, o de 1.300 VA's parece mais forte.. Vende mais. Brilha mais nos olhos dos menos avisados..

Watts = VA's x fp

E dai pega os mais incautos que acham estar com potência para dar e vender..

Agora, vejamos como se calcula se ele consegue alimentar sua config, com uma fonte de 500 Watts..

Já sabemos que seu no-break é capaz de entregar 650 Watts..

Tire uns 50 Watts para alimentar o monitor, sobram 600 Watts do no-break..

Uma fonte de 500 Watts, se sua eficiência for de 74% como é essa porcaria dai, da DUEX, vai demandar de quem a alimenta algo como 500 Watts / 0,74 = 675 Watts.. Não vou seguir adiante pois já estourou a capacidade do no-break em mais de 75 Watt. Nem pense em ligar outras coisas ai..

Dimensionamento é uma matéria séria em eletricidade. Fora do dimensionamento correto, abaixo dele, os no-breaks apitam, gritam, reclamam, não fazem o que devem fazer..

Você comprar um no-break para segurar a energia justo quando faltar a comercial e ele não operar a contento é o fim da picada..

Leia isso dai para clarear um pouco suas ideias acerca de no-break..

No-break realmente é a salvação???

Então... seguindo a lógica, devo comprar uma fonte da Corsair, queimar essa Duex no fogo do inferno, e deixar meu Nobreak de lado, usando a fonte direto na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria, e efetivamente uso, uma proteção contra surtos de tensão (bom filtro de linha) ligada a tomada e nesse filtro ligados os mais diferentes equipamentos que uso. Fonte, monitor, router, impressora/scanner, etc..

Falei boa proteção e não essas reguas com fusível que de muito pouco adiantam tanto no que tange a filtragem e muito menos às proteções contra surto de tensão..

Clamper, Upsai, ou alguma das importadas se a tensão dai onde operas for 120 Volts. (110, 115, 120 ou 127 Volts).

Quanto a essa DUEX, lhe faltou conhecimento na hora de criticar a escolha da fonte... Faltou minimamente ler e seguir, por exemplo, essas 10 dicas dai: 10 dicas para fugir de uma fonte ruim, genérica ou de potência desconhecida

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo comprando uma Corsair CX-500, devo deixar de lado meu Nobreak e usar um filtro de linha? Seguindo sua matemática, não excederia os 1300VA.

Compartilhar este post

Link para o post

Do ponto de vista do dimensionamento do no-break, poara a fonte CX500 e um monitor, seria mais ou menos assim

Fonte 500 Watts eficiência 82% = Demanda de pico 500/0,82 = 610 Watts

Demanda do monitor = 50 Watts

Total = 660 Watts..

Ai, segundo o fp do no-break, ele teria de ser:

Para fp = 0,5 => 660/0,5 = 1.320 VA's

Para fp = 0,6 => 660/0,6 = 1.100 VA's

Para fp = 0,7 => 660/0,7 = 943 VA's

E assim por diante...

Do ponto de vista da qualidade do no-break, (e não esse short-break que ai tens), o melhor seria adotares um no-break on-line, de dupla conversão com geração senoidal pura..

Um desses dai daria conta do monitor + fonte de 500 Watts: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000LB+120+120V+dupla+conv.

Se entretanto não necessitares de back-up de energia, se a energia não falta assim tão frequentemente ai, ou a aplicação do seu PC não exige que não percas trabalhos não salvos, adote uma boa proteção ao invés de no-break.. Custa menos de R$ 200 e dá excelente proteção contra surtos de tensão...

Clamper e Upsai são ótimos nomes com excelentes produtos em filtros de linha..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais