Ir ao conteúdo

RAID 0 e rede gigabit

pruinelli

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

a pouco tempo montei uma rede gigabit em um escritório com 19 máquinas e um servidor de arquivos, toda ela está em estrutura gigabit (placas, switchs) estou usando o cabo CAT5E, todas as estações reconhecem como rede gigabit inclusive o servidor.

O servidor possuí dois HD's 500GB SATA 3 de 7200rpm em RAID 1 (espelhamento), e percebi que estão havendo gargalos na rede devido a velocidade de leitura, principalmente escrita nos discos dos servidores. Estou pensando em comprar um disco de 1TB e criar um RAID 0+1. Gostaria de alguma opinião de vocês, se eu implementar um RAID 0 na rede poderia haver um ganho de performance?

agradeço a ajuda...

Postado

Olá pruinelli

RAID 0 vai te dar um ganho de performance, visto que a leitura e escrita seria divida entre os dois arrays de 1.

Se a controladora do servidor suportar, eu partiria para um RAID 5, tem mais segurança e desempenho do que um RAID10.

Postado
Olá pruinelli

RAID 0 vai te dar um ganho de performance, visto que a leitura e escrita seria divida entre os dois arrays de 1.

Se a controladora do servidor suportar, eu partiria para um RAID 5, tem mais segurança e desempenho do que um RAID10.

Olá amigo, obrigado pela ajuda, a controladora suporta RAID 5. Quantos discos preciso para montar esse sistema? Saberia me dizer quanto mais rápido poderia ficar a velocidade de leitura e escrita?

Poderia colocar por exemplo: 4 discos para um RAID 0 de 500GB e um disco de 2TB para o RAID 1?

Postado

1 - para o raid5, pelo menos 3 discos.

2 - O aumento de performance é grande, mas não chega ao dobro, RAID0 de dois HDs (ou raid5 de 3)costuma ficar com taxa de leitura media de 240 MB/s.

3 - Que eu saiba você não pode fazer essa "atribuiição" de 1 hd para os outros 4, visto que quando você tiver um raid0 de 4 hds você vai ter a soma do desempenho dos 4, mas como o HD de 2 tb precisa estar sempre síncrono com os dados do Raid 0, o teu raid 0 vai se limitar à performance de apenas um, o de 2 TB. Ficaria na mesma.. Entendeu?

Abraço

Postado

2 - O aumento de performance é grande, mas não chega ao dobro, RAID0 de dois HDs (ou raid5 de 3)costuma ficar com taxa de leitura media de 240 MB/s.

3 - Que eu saiba você não pode fazer essa "atribuiição" de 1 hd para os outros 4, visto que quando você tiver um raid0 de 4 hds você vai ter a soma do desempenho dos 4, mas como o HD de 2 tb precisa estar sempre síncrono com os dados do Raid 0, o teu raid 0 vai se limitar à performance de apenas um, o de 2 TB. Ficaria na mesma.. Entendeu?

Abraço

É isso ai, falou tudo Chico!

Postado

Abraço

Opa Chico, primeiramente gostaria de agradecer pela sua contribuição. Então se eu já tenho dois discos de 500GB com RAID 1, para aumentar a velocidade teria que ter mais um disco de 500GB para montar um RAID 5 e ter uma melhora no desempenho dos discos?

Postado

Eu particularmente acho o Raid5 um pouco complexo... tem que pensar que nem só de desempenho e segurança devemos ficar satisfeitos, temos que pensar que caso um HD falhe, você deverá saber como proceder para colocar um HD novo e iniciar o processo de reconstrução desde terceiro, contendo a paridade dos outros dois..

Boa sorte, abs!

Postado

Chico, dependendo da controladora não é tão complexo assim e o processo de rebuild, caso um dos HDs falhe, é quase igual ao do RAID1.

Já passei por uma situação num servidor HP e foi tranquilo o rebuild.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!