Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe um Roteador Wireless robusto?


Posts recomendados

Pessoal, venho tendo vários problemas com roteadores wireless.

Trabalho numa escola e temos alguns roteadores espalhados por ela de modo a estender o sinal de alcance. Cada roteador wireless possui sua sub-rede.

Alguns não dão problemas, mas os da TP-Link são os campeões em dar problemas. Acho que eles não conseguem ficar um 2 dias funcionando direto sem ter que ir alguém lá para reiniciar o roteador.

Vou citar um caso específico. Tenho aqui no escritório um roteador TP-LINK TL-WR740N de 300 Mbps. Ele está configurando para criar uma sub-rede na sua LAN. Quando eu ligo (início da manhã), todos (cerca de 5 pessoas) conseguem se conectar, mas perto das 11 da manhã alguns notebooks perdem a conexão sem fio e os outros não conseguem se conectar a ele. O sinal dele aparece e depois desaparece nos dispositivos wireless.

Então, eu tento entrar na interface de configuração dele para ver se tem alguma pista do problema no LOG, mas a página da interface dele fica apenas carregando. Então, eu tenho que reiniciá-lo pois as pessoas querem voltar a se conectar.

Ele fica na minha sala que é um local fechado e com ar-condicionado. O roteador fica em cima de um rack de servidor.

No lugar dele já passaram outros TP-Links e D-Links mas todos deram algum tipo de problema. Requerendo alguém para desligar e ligar o roteador.

Minha dúvida é simples, será que existe um roteador wireless para conectar cerca de 15 dispositivos wireless que funcione pelo menos 1 ano sem dar problemas?:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende do problema que realmente ocorre e se é culpa do roteador mesmo ou não.

Quando você diz que cria sub-redes, no caso cria redes wireless com mais de um SSID e faz com que elas sejam independentes? Se o tráfego é baixo, eu acredito que seja mais problema do firmware do que hardware. (A não ser que seja uma fonte com defeito... após algum tipo de sobretensão, etc)

Recomendaria usar o dd-wrt ou gargoyle nele para ver como fica, porque o AP na verdade é um aparelho que não possui o chipset de switch e geralmente possui menos RAM e ROM porque suas operações são mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, dwatashi.

Aqui onde eu trabalho temos uma rede cabeada e um link com a internet. Acontece que em alguns lugares os usuários querem acessar a internet via wireless, nestes casos nós conectamos o roteador wireless na interface WAN à nossa rede principal configurando também o gateway que está conetando o modem. Os notebooks ou outros dispositivos wireless se conectam no ponto de acesso (LAN), esta é uma sub-rede. Cada ponto de acesso possui seu próprio SSID.

O trafego não é alto, geralmente se conectam a um ponto de acesso no máximo 10 dispositivos.

Vou ver o que é esse dd-wrt gargoyle. Mas qual seria o objetivo de utilizar um destes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os firmwares de terceiros geralmente estão mais maduros e por este motivo, suportam melhor tráfegos maiores, mais portas abertas simultaneamente, assim como melhor gerenciamento do hardware.

O que pode estar acontecendo é que o modem/roteador principal de onde você deriva para os APs, não consegue lidar com o tráfego e acaba gerando lentidão ou mesmo travamento da rede. Minha sugestão inicial seria colocar um roteador (desktop+pfsense ,por exemplo) onde ele oferece capacidade de expansão e gerenciamento mais centralizados. O outro seria colocar um roteador WR740 com firmware de terceiros antes de derivar as conexões para garantir que os outros roteadores/APs tenham conexão.

A outra sugestão é conectar os roteadores usando porta LAN, porque reduz um problema de NAT-NAT, além de facilitar o gerenciamento se você desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma escola com 07 TP Link 941ND em WDS eles recebem o sinal de Wi Fi para Wi Fi envia Wi Fi para Wi Fi todos com DHCP / QSS desativado e memo nome de Rede Wi fi em todos eles e todos distribuem via Lan(Cabo de rede) Tambem.

O mais importante todos no mesmo Canal verifique essa configuração ai nos seus.

È o melhor custo beneficio do mercado >>> TP Link 941nd é Completo

Usei o Tutorial do 841 pra configurar

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=pUFjy7TIW4g]Configurar TP-LINK TL-WR841ND como repetidor (WDS) - YouTube[/ame]

Estou adquirindo um TP Link 5210g ele esta atendendo 01 quarteirão inteiro 100mts2 e com uma força incrivel

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=zbpIpXQkoSI]Antena WiFi TP-Link WA5210 de 15 quilometros (9.3 Millas) by ML - YouTube[/ame]

Estou falando de uso na pratica chega a ficar de 06 a 8 meses sem ninguém reclamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, dwatashi.

" Aqui é uma escola também 'telefonia fixa'. "

Bem, aqui, o roteador (gateway) que está conectado ao modem e que se encarrega do trafego com a internet é um firewall do tipo appliance (Watchguard Firebox 700). Ele é um pouco antigo mas acredito que ele não está travando (mas não descarto a hipótese de estar acontecendo outros problemas com ele) pois acho que ele é mais robusto que um ponto de acesso wireless comum, aliás ele funciona somente como roteador.

( 1 ) Problema no gateway?

Talvez ele não esteja lidando bem com um tráfego mais intenso, mas isso não explica os os computadores não conseguirem se conectar nos pontos de acesso. Caso o roteador gateway travasse os notebooks deveriam permanecer conectados aos pontos de acesso mas não conseguiriam acessar a internet.

( 2 ) Colocar um roteador (desktop+pfsense ,por exemplo) onde ele oferece capacidade de expansão e gerenciamento mais centralizados.

Acho que utilizei uma solução semelhante a esta, mas não para gerenciar os pontos de acesso wireless. Pelo que entendi o pfSense é uma versão do FreeBSD direcionada para firewall e roteador. Cheguei a colocar aqui o Endian Firewall como gateway, ele é uma versão do linux planejada para firewall, proxy e roteador. Mas não lembro se era possível gerenciar os pontos de acesso wireless. Com o pfSense consigo centralizar o gerenciamento dos pontos de acesso?

( 3 ) Conectar os pontos de acesso nas suas respectivas portas LAN?

Eu fiz isso há um tempo atrás e funcionou. Na prática seria como se eu estivesse estendendo a rede cabeada pelo ponto de acesso, isso funciona bem?.

Apenas criei uma sub-rede para cada ponto de acesso como uma maneira de organização.

Obrigado pela resposta, 'telefonia móvel'.

Eu sabia da possibilidade de usar o WDS para estender o sinal, mas acho que testei só uma vez. Mas eu tenho receio de confiar somente na conexão wireless :]

Se eu pudesse fornecer, através de uma única antena, o sinal wireless para toda a área da minha escola eu o faria.

Eu desabilitei por aqui o QSS pois nós nem usamos.

Bem, pessoal por hora eu vou tentar utilizar um destes firmwares e ver o que acontece. Meu sonho é poder centralizar a gerencia desses pontos de acesso.

Valeu pelas dicas pessoal. Assim que eu testar eu posto aqui. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. Neste caso, não acredito que seja problema no gateway. Deve ser problema nas pontas mesmo. (Roteadores ou APs)

2. Na verdade a "facilidade" de gerenciamento seria apenas se você usar algum tipo de regra especial para os clientes. Por exemplo com o pfsense + algumas configurações você consegue bloquear sites https (facebook, entre outros) que passam batido por muitos gateways. Assim como bloquear ou restringir o uso de proxys como freegate e ultrasurf. Como não é uma solução corporativa, estaria usando na ponta apenas APs, ainda assim teria que configurar manualmente as senhas e SSIDs por exemplo.

3. Sim, acredito que seja a melhor opção. Porque quando você usa a porta WAN ela até cria uma sub-rede, mas gera o problema de processamento na ponta. Este pode ser um dos motivos que depois de um tempo ele para de funcionar. Usando a porta LAN, todo o tráfego é processado pelo gateway, a ponta é apenas para trocar de mídia cabo para sem-fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(2) Foi o que imaginei. Estou querendo implementar uma dessas soluções com o fim de gerenciar melhor o uso da rede por aqui. O Endian tinha a opção de fazer a autenticação de proxy dos usuários por um servidor LDAP. Assim eu não me preocuparia em quem tivesse a senha do AP, pois o controle de acesso ficaria no gateway. Mas por enquanto estou um pouco longe disso. : |

(3) Puxa, achei que o ponto de acesso/roteador tinha processamento suficiente para funcionar como roteador, aliás nem são muitos computadores conectados na LAN (inclui wireless) dele.

Vou testar estas possibilidades.

1º Testar os firmwares

2º Conectar os pontos de acesso pela porta LAN

Assim que eu testar eu postarei aqui de novo.

P.S.

Olha o que achei

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=muvJBupjyrc]Cisco AP 500 Series Wireless Access Points - Cisco Systems.flv - YouTube[/ame]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A série AP 500 oferece apenas algumas facilidades quando se necessita fazer a rede com os aparelhos. Agora, geralmente é necessário outro ativo para fazer o "roteamento" por exemplo e de preferência da Cisco para facilitar a configuração.

O PoE, a configuração 3x3:3 torna ele interessante, mas teria que usar adaptadores com esta característica para poder realmente usar o AP. Como a maioria dos adaptadores em móveis e notebooks é 2x2:2 ou 1x1:1 (300 e 150Mbps, no padrão N, respectivamente) não penso que seja uma solução que ofereça bom custo benefício para aplicações menores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou verificar melhor outras opções de roteadores.

Bem, eu não mexi no roteador desde o último post porque ele ficou funcionando, mas hoje ele deu o mesmo problema, então, resolvi atualizar o firmware (veja na imagem).

Quanto ao firmwares genéricos eu vou testar em outros roteadores que temos por aqui.

Assim q testar eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah! Tem uma coisa que encontrei recentemente em alguns roteadores.

Apenas por causa de gerenciamento, em alguns casos eu colocava o DHCP com uma limitação de clientes, por exemplo, 10 clientes. Como deixava o tempo de renovação alto, em alguns casos quando tentava conectar algum outro dispositivo ele não conectava porque não tinha endereços disponíveis. Pode ser algo parecido que ocorre com você.

Quanto ao firmware, eu testaria um dos alternativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal, voltei aqui para compartilhar um pouco da minha experiência; pelo meus testes desde este post eu percebi que estes roteadores/APs convencionais suportam no máximo 12 a 15 dispositivos conectados a ele simultaneamente e dependendo do tráfego; Ainda não sei exatamente como avaliar um ponto de acesso, principalmente, no quesito quantidade de dispositivos conectados a ele simultaneamente (isso depende de antena e outras coisas);

 

Precisei de um AP que segurasse pelo menos 45 dispositivos conectados simultaneamente; Encontrei dois que resolveram muito bem o trabalho:

 

  • Ruckus R300
  • Cisco Aironet 1600 Series

 

O Ruckus é mais fácil de configurar porém mais caro; o Cisco tem muitas opções e é mais complicado de instalar, também encontrei mais barato que o Ruckus;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, voltei aqui para compartilhar um pouco da minha experiência; pelo meus testes desde este post eu percebi que estes roteadores/APs convencionais suportam no máximo 12 a 15 dispositivos conectados a ele simultaneamente e dependendo do tráfego; Ainda não sei exatamente como avaliar um ponto de acesso, principalmente, no quesito quantidade de dispositivos conectados a ele simultaneamente (isso depende de antena e outras coisas);

 

Precisei de um AP que segurasse pelo menos 45 dispositivos conectados simultaneamente; Encontrei dois que resolveram muito bem o trabalho:

 

  • Ruckus R300
  • Cisco Aironet 1600 Series

 

O Ruckus é mais fácil de configurar porém mais caro; o Cisco tem muitas opções e é mais complicado de instalar, também encontrei mais barato que o Ruckus;

 

Parabéns pela atitude de voltar e mostrar suas novas experiencias.

Apenas para ajudar na avaliação.

 

Quando for buscar um roteador, verifique as especificações do roteador, qual chip este utiliza, seguinte a ordem de qualidade:

 

Broadcom> Atheros > Ralink >Others.

 

Broadcom sem sombra de dúvida é a melhor escolha, este chip consegue repetir sinal de qualquer outro chip e dele mesmo, alto processamento, hardware melhor.

Atheros consegue repetir cerca de 70% dos equipamentos do mercado, médio desempenho.

Ralink - Se o dinheiro faltar :P

 

Para termos ideia, um roteador de R$ 200,00 pode ter exatamente o mesmo chip que um roteador de R$ 120,00 e algumas pessoas não sabem, além claro de alguns componentes.

O que limita mais este chip é o software utilizado. Você faria dois equipamentos com o mesmo chip, mesma potencia e venderia um por 200,00 e outro por 120,00 com o mesmo software? Nãooooooooo.

 

Os roteadores da TPlink são capados em 18dBm~20dBm, isto via software (os firmwares da TPlink são um lixo).

Normalmente estes chips conseguem trabalhar a 30dBm, olha que capada safada essa.

 

Mesmo um roteador de baixo custo, compre sempre um que seja capaz de executar um firmware alternativo (DDWRT - Gargoyle), te garanto que suportara mais dispositivo que o firmware padrão.  

 

Mas é claro que existem roteadores com um hardware excepcional, com 128Mb de memoria etc.

 

Na empresa, utilizo 2 Roteadores 841Nd, ambos com Gargoyle, um sendo repetidor (isso mesmo, repetidor) com mais de 40 usuários pendurados e não tenho problema.

Ou seja, não adianta ter um hardware razoável e não ter software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma via de duas mãos. Tenho sido ajudado e espero ajudar também : )

 

Bom saber os chips de melhor qualidade e que a mudança de firmware pode melhorar bastante o desempenho do roteador/ap. Ainda não se bem como avaliar legal o AP, por exemplo, dá uma olhada nesse:

 

http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/wireless/aironet-1600-series/data_sheet_c78-715702.html

 

Foi o que comprei e está funcionando bem. Ainda que seja possível melhorar o desempenho do AP o hardware deverá dar o limite máximo de desempenho.

 

Assim que puder eu vou tentar mudar o firmware de um TP-LINK por aqui e ver como ele se comporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!