Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos do fórum,

estou com uma dúvida. Tenho um Core i5 com placa mãe Intel DH55TC, fonte Cooler Master 400W, 4GB RAM funcionando em dual Channel (2GB +2GB, claro) e agora estou com um pente novo de 8GB na mão para instalar. Mesma marca e frequência (Kingston, 1333 MHz) . Mas minha dúvida é se há alguma recomendação ou problema se eu simplesmente colocar este pente de 8 em algum dos slots vazios. Por meu pc trabalhar em dual channel, com este 3º pente eu posso ter algum problema de incompatibilidade, perda de performance ou qualquer adversidade?

• Membro VIP
Postado

Seus slots são definidos por cor, correto?

então, se for 4 slots:

- Coloque nos slots 1 e 3 os módulos de 2GB. E, no slot 2 você coloca o módulo de 8GB.

E, se for 2 slots, tanto faz a ordem.

Porém, vale ressaltar que em ambos casos, o dual-channel não será mais possivel. Já que este tipo de configuração, necessita de módulos de mesma quantidade nos slots correspondentes, ou seja:

- slot 1 e 2 com módulos de 2GB

ou

- slot 1, 2, 3, 4 com módulos de 2GB

ou

- slot 1 e 3 com módulos de 4GB e slot 2 e 4 com módulos de 2GB

E, assim por diante. Mas, sempre respeitando a mesma quantidade de memória por slot disponível e sempre povoando todos os slots.

Quanto a quedas de rendimento, se houver, não acredito que seja algo que dê pra incomodar.

Qualquer novidade/dúvida, volte a postar.

Até mais....

• Curtir 1
Postado

A recomendação é que todos os módulos sejam idênticos e instalados em pares nos slots indicados no manual da placa mãe para performance em 128 bits (dual channel), como o gerenciamento de memória é feito pelo processador nos dois canais, é possível que o canal que já trabalhe em 128 bits (dual channel) passe a trabalhar em single channel, portanto a 64bits, reduzindo o desempenho global de transfêrencia de dados. Veja a recomendação de instalação de memórias no manual de sua placa mãe.

De qualquer forma, se o módulo novo for da mesma marca e mesmas especificações, não deve haver incompatibilidade e seu micro vai ligar normalmente, reconhecendo a quantidade total de memória instalada.

Você não deve perceber perda de rendimento por esta instalação.

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado aos amigos que responderam a minha dúvida!

Cheguei a cogitar trocar o pente de 8 por dois de 4 pra trabalhar em dual channel. O uso que faço com o pc é trabalhar com imagens (uso Photoshop, 3d max, zbrush, etc) Vou ver como fica a performance, se rolar mais alguma dúvida eu recorro ao fórum de novo.

Valeu!

Postado

Amigos, depois de ler a resposta de vocês a respeito da queda de rendimento fiquei pensando (levem em conta que sou bem iniciante nisso aí). Minha intenção em colocar mais memória foi pra que os programas 3D que eu trabalho fluam melhor (de jogo basicamente é só um the sims pra patroa e um street fighter 4 pra mim, ambos rodam muito bem).

Perguntei sobre queda do rendimento então acho que ficou meio com duas interpretações. Mas colocar esse pente novo vai dar um UP no meu pc ou de fato por ele quebrar o Dual Channel eu poderia vir a perceber uma diminuição da performance que tenho hoje com 4 GB? Me parece meio óbvio que com 8 a mais somando 12 (mesmo sendo em single) ele vai respirar melhor. Mas né, como sou iniciante, não sei se é muito relevante estar em dual ou single.

• 2 anos depois...
Postado

O Dual Channel não tem como objetivo aumentar o desempenho da memória, mas acabar com o estado de espera que ocorria na relação da memória com o processador 32 bits.

Esse tempo de espera ocorria porque a memória suportava transmitir menos pacotes de informação por ciclo do que do que o processador.

Com o Dual Channel ativo a memória é capaz de transmitir o total de pacotes por ciclo suportados pelo processador, eliminando o famigerado estado de espera.

Para que o Dual Channel tenha o efeito esperado é necessário que instale no computador 4 GB ou mais RAM em dois pentes de memória.

Por isso que o povo diz que o Dual Channel deixa a máquina ficar mais rápida

• Curtir 1
Postado

O melhor a se fazer é não comprar o pente de 8GB, como não vai funcionar na sua placa-mãe.

http://ark.intel.com/pt-br/products/42408/Intel-Desktop-Board-DH55TC

Note que ela tem 4 slots, mas suporta no máximo 16GB. Todas as 775 e 1156 são assim, pois o chipset não consegue acessar chips de alta densidade (512MB). Pente de 4GB single-sided também é incompatível.

O limite dela é colocar quatro pentes de 4GB com chips em ambos os lados. Sugiro a KVR1333D3N9/4G.

Ao usar um módulo de densidade incompatível, você vai se deparar com uma das seguintes situações: 1. não passa do POST, reinicia infinitamente; 2. passa do post mas trava ao começar a carregar o Windows; 3. carrega o Windows, reconhece toda a quantidade de memória mas dá tela azul assim que o sistema tenta utilizar a memória daquele módulo (quando outro pente compatível está instalado no slot 1). 

Procure pelo modelo da placa-mãe aqui e veja os modelos compatíveis:

http://www.kingston.com/en/memory/search/discontinuedsystems/Default.aspx

Se pesquisar "DH55TC RAM density" no Google já vai entender o que estou dizendo. 

EDIT: só agora percebi que o tópico é de 2013 e o cidadão acima ressuscitou. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Razzee disse:

EDIT: só agora percebi que o tópico é de 2013 e o cidadão acima ressuscitou. 

Sem problema, amigo. O colega acima não percebeu que o tópico é antigo mas trouxe conteúdo útil. Assim como seu post.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!