Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

12GB (4+8) RAM em Ultrabook


Razorfoot

Posts recomendados

Olá companheiros

Estou desejando fazer um upgrade no meu Ultrabook (um LG U460 - G.BG51P1) para aumentar a memória dele, os 4GB nem de longe estão aguentando com a minha demanda de trabalho.

Trabalho com suporte, então preciso manter vários programas abertos, de gerenciamento de máquinas virtuais, navegador com muitas abas, outlook, sem falar que possuo minhas próprias máquinas virtuais (que não são por experimento, mas para o uso de outros S.O.'s mesmo) então não quero fazer um upgrade pra máquina continuar swapando.

Tenho também o hobby de editar vídeos, jogar, não quero ficar com a máquina engasgada depois de um alt+tab e quero que ela permaneça competitiva por bastante tempo.

Pensei em adicionar um módulo de 8GB's. A diferença de preço de um módulo de 4 para um de 8 é rentável pra mim.

A minha dúvida é, como ficará o dual channel? Eu busquei no site da Intel e minha CPU (i5 3337u) suporta até 32GB's de memória, só que lá não há nada especifico sobre a diferença entre os módulos (chega a falar sobre modo de canal único, duplo, triplo e flex). Será que ele vai operar mesmo com 4x4 em dual channel e os outros 4 restantes em single?

Na opinião de vocês, é um upgrade bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, é exatamente isso. Com módulos desbalanceados o processador terá uma porção da memoria em dual channel, 4GB do modulo 1 e 4GB do modulo 2, e o restante do modulo 2 será acessado em single channel.

Eu recomendo você fazer essa combinação apenas se realmente for precisar de mais de 8GB de RAM, pois com um banco desbalanceado e parte da memoria funcionando em single channel, o que for alocado alí terá seu acesso mais lento e o sistema aloca aleatoriamente. Caso você não chegue a utilizar mais de 8GB, esses 4GB a mais em single channel só vai te atrapalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O seu processador possui o recurso de "Memória Flexivel Intel", que permite a utilização de módulos de memória com diferentes capacidades e, mesmo assim, manter o dual-channel ativo.

O que é preciso saber nesses casos, é se este recurso pode ser utilizado em qualquer placa-mãe ou se a mesma precisa dispor desse tipo de recurso também.

Fiz uma pesquisa pela internet, mas infelizmente não obtive uma resposta concreta quanto ao assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado clpods, eu já estava prevendo isso, não acredito que eu venha perceber algum prejuízo de desempenho, pois pense comigo.. atualmente a máquina já funciona em single channel, se eu vou adicionar 8gb em dual, o desempenho vai melhorar, ainda que os arquivos estejam divididos entre os blocos de 64 e os blocos de 128bits. Creio que se houver, será algo imperceptível, não acha?!

Também creio que a placa mãe não influencie neste caso, apesar de na descrição do site estar informando que a memória é expansível até 8gb apenas.

edit:

fui atrás do suporte da LG que me disse não garantir que um módulo de memória de 8gb seria reconhecido devidamente pela placa, já que nas especificações do aparelho está definido como "expansível até 8gb", mas também está definido como "ddr3 1066" sendo na verdade ddr3 1600.

ao entrar em contato com o suporte da Intel, eles me disseram que apesar do chip ter essa capacidade, por ser um produto OEM, quem define isso é a LG, então, fico na dúvida do "pode ser que funcione". Neste caso, acho que experiências são bem válidas, alguém conhece quem já tenha experimentado este tipo de upgrade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Single Channel que você utiliza agora, é verdade que não haverá perdas. Porém o mundo perfeito é que você possa contar com o Dual Channel o tempo inteiro, para a melhor performance possível.

Quanto a essa especificação de até 8GB, é um problema e tanto. O próprio fabricante informar isso é muito forte já que o projeto da placa mãe é modificado a gosto dele. Nesse cenário eu devo te desencorajar a comprar o modulo que pode nem ser reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dessa "restrição" do fabricante, eu vou comprar um módulo de 8GB sim.

Conheci uma pessoa que passou pela mesma situação com um notebook HP, onde a "restrição" de expansão de memória era de 8GB e atualmente a máquina roda com 16, sem problema algum, há bastante tempo. Nada precisou ser feito, a memória foi instalada, reconhecida e usada.

O motivo do meu upgrade é que eu desejo deixar a máquina versátil, podendo abrir diversos programas (edição de vídeo, jogos, máquinas virtuais e muitos aplicativos em geral ao mesmo tempo) e que ela se mantenha robusta o bastante para durar alguns anos, para futuras novidades e atualizações de sistemas, exatamente o que um vendedor não quer.

Na visão deles eu deveria comprar um ultrabook novo, dos modelos high-end com i7, para gerar mais lucros, então é melhor inventar uma restrição que não existe no chip para que a minha mid-end fique para sempre presa no teto de desempenho que 8gb tem. Assim, diante do >mais novo lançamento da microsoft, o Windows 8.3!! que pra rodar bem pede 8gb< eu precise atualizar para uma nova máquina que vem com 12GB de memória e comporta muito bem o novo sistema!!.. Para comprovar o que estou falando, basta vermos que todos os fabricantes de placas mãe desktop apontam o limite de memória suportado à quantidade de slots e à capacidade da CPU que for colocada, pois são sempre estes os fatores determinantes. Apesar de serem máquinas diferentes e estarmos falando de equipamentos mais compactos e de menor consumo de energia, o mecanismo é o mesmo, a essência do funcionamento não muda.

Eu vou apostar nisso, pois é bem evidente que somos vítimas de um marketing viral o tempo inteiro, mas nós que somos os especialistas no assunto não devemos deixar que vendedores tenham a palavra maior do que a nossa, aceitando a argumentação sem fundamento que eles trazem.

@edit:

acabei de falar, no LiveChat da LG, com um "técnico" e ele me explicou que trata-se de um "limite de engenharia" do produto. Qual limite é este? Ele não sabe e nem eu. Até onde sei, a pinagem de um módulo de memória de 8GB é a mesma de um módulo de 4GB e quem vai ler e identificar a quantidade/tipo de memória destes módulos não é a placa mãe da LG e sim o controlador de memória da Intel, que suporta 32GB's.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

é com muito prazer que venho anunciar que deu certo!!

Os caras da LG colocam essa restrição provavelmente por esta questão de marketing mesmo, aqui na minha máquina reconheceu os 12GB's na hora, não precisei fazer nada. O índice de experiencia do Windows subiu bastante na parte gráfia e de operações de memória! (de 4.7 para 5.9 no gráfico e 6.9 para 7.4 nas operações de mem)

http://imageshack.us/photo/my-images/209/hb6m.png

Inclusive, como Dual channel - mas provavelmente apenas 8GB (dual channel assimétrico):

http://img707.imageshack.us/img707/3139/hr06.png

agradeço a participação de todos e também a dica do RSB (usuário do Fórum GDH) que foi fundamental para eu manter a minha decisão do upgrade.

Se eu não pedir para reabrirem o tópico, é porque eu fui feliz para sempre com minhas memórias novas, um abraço!

ps: a máquina está um avião!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!