Ir ao conteúdo

Controlador para fonte chaveada

Leonardo69

Posts recomendados

Postado

galera, eu montei uma fonte chaveada simples, que usa apenas um ci,(ir2153),

a saida dela eu enrrolei fio até dar 10v,ai eu retifico e coloco capacitor e a tençao vai para 14.5v, até ai tudo bem, mas quando eu coloco uma carga a fonte cai para 12v.A duvida é a seguinte,como eu faço para a fonte ficar estabilizada e nao cair a tensão? talves um controlador pwm?

Postado
galera, eu montei uma fonte chaveada simples, que usa apenas um ci,(ir2153),

a saida dela eu enrrolei fio até dar 10v,ai eu retifico e coloco capacitor e a tençao vai para 14.5v, até ai tudo bem, mas quando eu coloco uma carga a fonte cai para 12v.A duvida é a seguinte,como eu faço para a fonte ficar estabilizada e nao cair a tensão? talves um controlador pwm?

No lugar do IR2153 use o IR2110, Este não possui oscilador interno, por isso você vai precisar de um oscilador externo. Aproveite e use um oscilador PWM como um SG3524

Postado

Não pois este PWM não possui realimentação negativa.

Você teria que ficar reajustando manualmente constantemente.

E esta solução não é adequada visto que você terá duas perdas:

A da própria fonte e a do PWM extra.

Se for mesmo para fazer isso, melhor usar um UC3842 ou UC3845 pois estes possuem realimentação negativa.

Mesmo assim não é tão simples assim. Precisará deste circuito aqui:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/abw_smps_e.html

Precisará deste circuito com mosfet diodo de retorno, indutor e só no final é que você coloca o capacitor de filtro.

Tudo isso pois um capacitor é como um curto-circuito para o PWM.

Então o circuito com indutor e diodo de retorno serve como uma espécie de filtro que amortece tornando os pulsos PWM médios, então assim você pode controlar a tensão em cima do capacitor com precisão.

O CI indicado faz o controle da tensão automaticamente, mantendo sempre um valor pré ajustado.

Postado

Este CI, assim como muitos outros, precisa de um circuito que faça o controle dele para que a tensão de saída seja estabilizada. O problema é que ele não dispõe de um pino próprio para isso. Aí você tem que criar um circuito cujo controle entre pelo pino do capacitor, mas tem maneira mais fácil de fazer isso com outro CI.

Qual é a máxima corrente de carga?

MOR_AL

Postado
aqui ta o esquema da fonte:

fonte_chaveada.jpg

pretendo alimentar um modulo sd250, que consome no maximo 22a

fon.jpg

esse circuito é o mesmo utilizado nas fontes atx para controlar?

Nesta última imagem, se o dispositivo regulador for PWM, aquele capacitor de filtro logo alí antes da carga não irá funcionar. Entre o regulador PWM e o capacitor tem que haver um filtro que torne médio os pulsos do PWM.

Suponto que você tivesse uma bateria de 12V e quisesse diminuir a tensão pela metade usando PWM, você faria as larguras dos pulsos ficarem 50% do tempo ligado e 50% do tempo desligado, certo?

Isso faria a tensão média eficaz sobre a carga cair pela metade.

Apesar da tensão média eficaz sobre a carga ter caído pela metade, a tensão de pico ainda será de 12V.

Com capacitor na saída não funciona, pois ele tem caracteristicas de armazenar a carga e se carregará sempre com a tensão de pico, mantendo esta tensão sempre em nível alto.

É por isso que tem que haver um filtro que torne médio os pulsos do PWM.

Postado

Sim Qual a corrente que deseja?

De repente poderia fazer uma destas:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=Eqpn4WbeB0U]Fonte chaveada projetada com o software VIPer da STMicroelectronics - YouTube[/ame]

Postado
40a por 14.4v

Mas só uma dica:

Se isso for para bateria isso vai danificar a bateria em pouco tempo cara, pois o eletrólito ficará fervendo constantemente.

A bateria é composta de 6 pilhas de 2V internamente, e estas pilhas atingem tensão de 2,3V quando completamente carregadas.

Como estão em série, se você carregar apenas com a tensão flutuante (13.5 a 13,8V) pode ocorrer de algumas ficarem com a tensão mais baixa, e outras ficarem com tensão mais altas (desequalizadas).

Então se aplica uma tensão que força uma corrente igual por todas elas, fazendo a equalização de todas as tensões.

Mas isso é recomendado apenas por pouco tempo.

Durante esta equalização a bateria não para de ferver o eletrólito.

Eu percebo isso na prática:

As vezes ponho baterias aqui para carregar, de 12V por 7AH por exemplo, e o carregador encontra-se neste estágio de equalização.

Quando o ambiente está em silêncio, é possível ouvir as bolhinhas dentro da bateria, tal como um refrigerante espumando ou coisa assim.

Geralmente é recomendando um carregador de baterias inteligente, que monitora todas estas etapas. Alguns inclusive controla a tensão flutuante em função da temperatura ambiente. A bateria pode requerer uma tensão flutuante que pode variar de 13,4 a 13.8V em função da temperatura.

Não se pode carregar a bateria com mais de 20% de sua corrente nominal em AH.

Para uma bateria de 60AH teria que ser 12A no máximo.

As fontes automotivas são mau projetadas, pois elas deveriam mandar a corrente adequada para a bateria ( no máximo 12A para as de 60AH) fazer a monitoração da carga, e apenas mandar a corrente elevada de 40AH para os amplificadores.

É possível fazer tudo isso com a mesma saída da fonte, apenas monitorando as correntes e controlando a tensão de saída.

Postado

então, não vou carregar bateria, pois não tenho nenhuma rsrsrs, eu vou usar a fonte para ligar direto no modulo

o jeito é eu investir ne uma fonte atx que tenho aqui em casa, eu ja modifiquei ela para 14.4v, agora só falta eu conseguir fazer ela não desarmar acima de 20a, eu ligo uma carga de 19a e a tensão cai de 14.4 para 14.3 mas quando coloco 20a ela desarma, tem como fazer com que ela nao desarme?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!