Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
8ball

Travando com aquecimento

Recommended Posts

Olá,

Meu PC anda travando frequentemente com pouco uso, e volta a funcionar assim que eu abro a CPU e coloco um ventilador em cima. O problema é que os três coolers estão funcionando bem e sem ruído(um é próprio da placa de vídeo) e os programas que eu uso não acusam um aquecimento de tal proporção em nenhum componente. Quando trava, as temperaturas ficam em mais ou menos: System: 40C/ Cpu: 39C/ HD0:43C/ TEMP1: 28C/ TEMP2: 30C/ CORE0: 45C/ CORE1:45C (Tudo de acordo com o SpeedFan). A placa de vídeo fica em torno de 45C, de acordo com o gadget da NVIDIA.

A placa de vídeo é uma GeForce Gts 250, o processador é um DualCore Intel Pentium E2160,

1800 MHz (9 x 200), a placa mãe é Asus IPM41-D3 e tenho 4 GB de ram. A fonte é uma Antec Neo Eco 450W.

Grato desde já a quem ajudar a solucionar o problema.

OBS: Achei esses gráficos no programa, alguma dessas temperaturas é alarmante? Fiz esse gráfico em um período com o ventilador e outro com a CPU aberta mas sem ele.

ea4o.jpg

3vzm.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá. Onde você mora? o lugar é quente? se a temperatura ambiente é maior que 35º realmente fica ruim de se ventilar o PC. As temperaturas nas imagens estão normais... Ponha um game para rodar e depois, abra o programa de monitoramento em segundo plano, para acompanhar a curva de temperatura. Acho que este aquecimento pode ser do chipset da placa-mãe...

Compartilhar este post

Link para o post

Claudio,

Esse problema ocorreu justamente quando eu me mudei. Morava em Aracaju, e agora estou em Salvador. Porém, creio que as duas cidades são igualmente quentes, além do fato do PC travar mesmo com a CPU aberta, caso não acompanhada de um ventilador em cima. Esse problema já havia ocorrido uma vez comigo na primeira cidade, em julho desse ano. Mas, na ocasião, o cooler do processador estava girando de forma lenta, e ao trocar, voltou a funcionar normalmente. Dessa vez, ainda estando novo e aparentemente se movendo corretamente, não creio que seja esse o problema mais uma vez.

Estava pensando em ir na BIOS e colocar o cooler para girar mais rapidamente. Como não tenho muita experiência, gostaria de saber: há algum risco em fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, acho que o caso nem seria fazer a ventoinha rodar mais rápido, seria o caso de se trocar mesmo o cooler e ver alguma forma de refrescar o chipset...

massss..

1) sua placa-mãe é Digitron! Digitron = pegatron - Pcware... o dissipador do chipset dela precisa ser ventilado, pois aquece bem...

2) vai ser ruim de arrumar um cooler pra este chipset...

3) pensa em um watercooler...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentei a velocidade na BIOS e o pc funcionou normal por boa parte da tarde, joguei até por umas duas horas Football Manager 2013(não é dos jogos mais exigentes da máquina), travou pouco quando eu já estava perto de desligar. Porém, ao ligar agora e após umas atualizações do Windows, rapidamente travou usando o Word e o Firefox...

Teria alguma forma de confirmar o aquecimento do chipset?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, acompanhe a variação da temperatura dele enquanto joga... e tu nao tem uma ventoinha jogada por aí, não? para encaixar sobre o dissipador, para testar?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teste foi um tanto estranho. Utilizei o PC para umas questões que tinha que resolver, e rapidamente ele travou só no uso do Word e do Firefox. Coloquei o ventilador e continuei usando. Sobrando um tempo, fui realizar esse teste com Deus Ex Human Revolution (jogo pesado). Tirei o ventilador de cima, fechei a CPU, entrei no jogo e, por incrível que pareça, não travou em nenhum momento nos breves 15 minutos que usei. Ao sair, tirei o print do SpeedFan e quando fui hospedar, já travou no Firefox... Sobrando tempo, farei um teste mais longo jogando. Teria ideia se foi apenas coincidência não ter travado jogando? Suspeitei de vírus.

Aqui o gráfico: 5fdy.jpg

OBS: O amarelo e o rosa são os dois Cores.

Compartilhar este post

Link para o post

A temperatura da GPU disparou... muito esquisito... tem de testar com calma, pois tu jogou pouco tempo e o FF tem uma coisa enjoada que é o java que exige muito do processamento...

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei e novamente não travou... Removi um vírus do sistema ontem depois de fazer uma scan com o Avira, mas por ser um vírus de baixo teor de dano, segundo o próprio anti-vírus, não creio que tenha alguma relação. De momento, o PC não travou ainda hoje, algo que não havia ocorrido antes. Mas também, praticamente não usei o navegador, qualquer coisa edito e posto caso ocorra uma mudança.

5nof.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o chrome e monitora a temperatura abrindo um daqueles joguinhos em flash de feiçebúque... depois, usa o IE.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, novos problemas. Sexta, deu tela azul com "PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA". Reiniciei, ligou normal, porém com um detalhe: não consigo utilizar minha placa de rede. Não detecta nenhuma rede. Já reinstalei drivers, tirei e coloquei a placa e nada. Olhando aqui dentro da máquina, lembrei que a placa é nova, comprei justamente porque me mudei para Salvador e precisava de uma. Ela está instalada num slot logo abaixo da placa de vídeo e do ventilador da mesma. Será que tem alguma influência nesse aquecimento? E tem ideia se há relação entre essa tela azul e esse novo problema?

Assim que tiver tempo, tentarei tirá-la e testar o PC sem ela e o que você recomendou.

Ah, e uma correção: falei o nome da minha antiga placa mãe, a atual é uma ASUS P8H61-M LX2 R2.0

Compartilhar este post

Link para o post

E a rede on-board? este defeito é tipico de RAM com problemas ou superaquecimento do processador/vídeo (de novo...).

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a demora, mas agora estou em Aracaju e estou testando a máquina. No momento, não deu nenhum problema, então creio ser problema de super-aquecimento. Farei mais alguns testes, e qualquer novidade, posto aqui.

Atualizando: travou uma vez, mas no mais, funcionou bem. Porém, a t ela passou a apagar por vezes ontem, voltando anunciando um problema no kernel da placa de vídeo, e depois deu tela azul. A placa já é um pouco velha e está um tanto oxidada, não sei dizer se ela é a fonte dos problemas ou se danificou pela minha demora em solucionar o outro problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais