Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre interrupções


Deadrools

Posts recomendados

Ele termina o cliclo da instrução,mas não confunda instrução com rotina em C ou outra linguagem com instrução na linguagem de máquina ou assembly.

Ele executa a instrução corrente,guarda o valor do PC no stack para retornar depois de onde estava,mas tudo isto em linguagem de máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou seja, se o seu PIC está a guardar um valor num espeço de memoria, ele termina de guardar esse valor e logo de seguida atende a interrupção, é o mesmo que voce estar a guardar uma caixa ( que é um valor) numa prateleira (que é o dado de memoria) e se alguem chamar voce nesse instante voce tem de pousar a caixa em algum lado e nao a deixa no chão, voce poe a caixa na prateira e logo de seguida vai ver o que se passa, a PIC é igual, agora se forem duas caixas, uma de cada vez ele poe uma caixa no sitio e outra fica onde está

mas tem muito mais para dizer, normalmente um microcontrolador só atende a uma interrupção quando o pino da int muda o seu valor durante 2 ou 3 ciclos do clock (que hoje em dia ciclo de clock é igual a ciclo da maquina, o primeiro mcu que programei a cada ciclo da maquina era dados 12 ciclos de clock)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o topico eu não entendi esse 48 Mhz que ele colocou ja que o cristal é de

4 Mhz 20Mhz dividido por 5 é igual a 4 alguem pode me explicar essa bagunçã

Os microcontroladores,nem todos,utilizam um PLL para multiplicar a frequencia fundamental,no caso o Cristal.

Com isso voce pode chegar a varios megahertz com um valor baixo do cristal.

De uma pesquisada sobre multiplicadores PLL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte :

É bem complicado usar um cristal de 48 Mhz como clock de um PIC, fica até difícil de fazer o layout....então inventaram um multiplicador interno chamado PLL.... voce coloca o cristal normal, e escolhe como vai ser multiplicado, alguns Pics da família 18F aceitam um cristal de 12 Mhz que pode ser multiplicado por 4, e vai gerar um clock internamente de 48 Mhz ! Assim equivale a um PIC16F rodando a 48 Mhz, bem mais rápido.

A família PIC16F , que eu saiba, não tem essa vantagem, apenas as famílias PIC18F e acima.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma duvida que tipo de cristal eu coloco para essa configuração kkkkk?!

de 800 KHz essa frequencia é muito baixa existe essa peça kkkk

deixa eu ver se eu entendi é so´colocar um oscilador fora do pic que com esses calculos agente manipula o tempo do estouro

então esse 800khz seria um componente eletrônico e não afrequencia interna certo?

deculpem a minha inginorancia pois sou de classe A

agora vou escrever o programa da minha turbina ja que é só isso mas como era fácil e que pensava que era bem complexo !!

The*16F84A*Timer*0*Module
y
Example:*Write*a*program*that*generates*a*5*ms*delay*using*the*
TMR0*module*without*using*interrupts.*Assume*the*clock*
frequency*is*800*KHz.*
y
Fosc =*800*KHz*Æ
the*timer*internal*clock*=*Fosc/4*=*200* KHz*Æ
instruction*cycle*=*5*us*Æ
timer*increment*every*5* us
y
For*these*settings,*the*timer*generates*an*interrupt*after* 256***5*us*=*1280*us*only*?!*
y
How*about*changing*the*prescale factor*?*
y
256*x*prescale x*5*us*=*5*ms*Æ
prescale =*3.9*~=*4*
y
This*will*generate*a*delay*of*4*x*256*x*5*us*=*5.12*ms*
y
What*if*we*need*more*accurate*delay*!!*We*can*play* around*with*the*count*value*(we*don’t*have*to*start*from* 0*always)*
y
N*x*prescale x*5*us*=*5*ms
*‐‐
>*N*x*prescale =*1000*Æ
we*can*select* the*prescale 8*and*the*count*N*to*be*125*
y
We*have*to*load*TMR0*with*256*– 125*=*131*as*initial*value
22The*16F8

Ouvi dizer que o timer 0 é um timer de 16bits e não de 8?:rolleyes:

merlin2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!