Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel CORE i7 4770k ou I7 4820k?


leandrogp9

Posts recomendados

Olá pessoal,

estou com um dúvida cruel,

se vocês fossem pega um processador para jogos e programação vocês optariam por um CORE i7 4770k ou um 4820k?

É estranho, pesquisei e não cheguei a nenhuma conclusão...

O 4820k:

O 4820k pelo que percebi era pra ser mais caro (mas, atualmente está mais barato), a arquitetura dele é terceira geração, ele é considerado processador de high range e foi lançado recentemente.

Especificações: quad channel, 3.7GHz (3.9GHz Max Turbo), 4 núcleos 10MB LGA 2011.

Informações do fabricante (4820k)

O preço atual do 4820k está em R$1002,07 na Kabum.

----------------------------------------------------------

O 4770k:

O 4770k tem umas instruções a mais, foi lançado um pouco antes, já é da quarta geração, top da categoria dele mas, parece que na categoria geral de processadores Intel ele seria um mid range é dual channel, quad core, aceita menos memória e tem banda de memória inferior, menos cache e processador gráfico integrado. Aparentemente tem um desempenho em um um único core superior mesmo tendo o clock mais baixo (será?).

Especificações: 3.5Ghz, 8MB, LGA 1150 c/ Intel HD Graphics (4ª Geração)

Informações do fabricante (4770k)

O preço atual do 4770k está em R$1045,90 na Kabum.

---------------------------------------------

Enfim, o preço do 4820k é inferior (oba, economia), me parece que a placa mãe se torna muito mais cara no LGA 2011.

Não sei se eu teria obrigatoriamente que comprar 4 pentes de memória para esse conjunto do 4820k (óia a faca, óia a faca).

Gostaria de "economizar" e levar o melhor.

Alguém tem alguma informação para compartilhar e me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu considero o I7-4820K a maior furada. A única vantagem da plataforma LGA 2011 são os hexacore, e mesmo assim para quem for editar vídeo pesado ou fazer multitarefa pesada, porque o desempenho single thread do i7-4770K é uns 10% melhor do que o I7-4820K, que também só tem quatro núcleos. Outra vantagem da LGA 2011 é para quem vai usar três VGA em SLI/Crossfire, pois não dá gargalo nas pistas PCI-e. Tem também a diferença de memória, mas acho que só para edição pesada, não jogos.

Tem também a questão das placas-mãe, que ficam na casa das mil dilmas. Enfim, é uma plataforma para profissionais de vídeo, renderização, ou então gamers malucos que fazem SLI com quatro Titans. Mas essa turma geralmente pega logo um i7-4960X, que ainda assim fica abaixo do i7-4770K em single thread.

Por algum motivo a Intel comeu mosca nessa história, porque as plataformas LGA 1150 e 2011 são muito próximas, já que eles resolvem lançar os processadores LGA 2011 com uma geração atrasada (e mais fraca em single thread em todos os casos). Não faz o menor sentido. Só em alguns casos vale a pena o LGA 2011. Se eles lançassem o Haswell-E junto com a linha 1150, muita gente que tem i7-4770K consideraria gastar mais num hexacore 2011. Seria mais ou menos um i7-4770K com seis núcleos e doze threads (loucura). Mas essas empresas costumam fazer tanta besteira que volta e meia elas se encontram na bancarrota.

Portanto, como o que mais importa para jogos é o desempenho single thread, o i7-4770K ainda é o rei do pedaço (em minha opinião). Mesmo para edição de vídeo e multitarefa o i7-4770K ainda é show. Mas pagar bem mais caro por uma plataforma de I7-4820K para ter um desempenho pior do que o i7-3770K seria jogar dinheiro fora. E eles devem trocar de soquete para o próximo lançamento.

Só a minha opinião!

***

-----edit-----

E você vai gastar menos com o i7-4770K e levar o melhor em todos os sentidos.

***

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá pessoal, li esse tópico de meu interesse e fiquei com uma dúvida:
Hoje em dia, um pouco mais de 5 meses depois da questão, ainda é válido adquirir o i7-4770K?
 

Um amigo meu acabou de comprar um 4820k, mas pelo que li aqui, fiquei mais interessado no 4770K, já que meu interesse não é edição de vídeo profissional..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, li esse tópico de meu interesse e fiquei com uma dúvida:

Hoje em dia, um pouco mais de 5 meses depois da questão, ainda é válido adquirir o i7-4770K?

 

Um amigo meu acabou de comprar um 4820k, mas pelo que li aqui, fiquei mais interessado no 4770K, já que meu interesse não é edição de vídeo profissional..

 

Não vale a pena, até porque os dois processadores são iguais, quatro núcleos e oito threads, só que o i7-4770K é mais forte e as placas-mãe do 4820k custam o dobro do preço. Ou seja, dinheiro jogado fora para ficar com um processador mais fraco.

 

Você vai usar o micro para o quê? Agora no dia 2 vai ser lançado o i7-4790K e i5-4690K, parece que com uma solução térmica melhor do que a do i7-4770K. No final do ano vai ser lançado o Haswell-E, até com um octacore, na plataforma LGA 2011-3, ou seja, a LGA 2011 morreu. Eu acho que eles apressaram o lançamento do Haswell-E porque o Ivy Bridge-E foi um fracasso.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Eu acredito que quem tem grana mesmo vale muito a pena investir em socket 2011 e a vantagem mais notória é que você vai ficar sem trocar de PC por muito mais tempo, acredito que o minimo que dure um CPU tope de uma plataforma High End seja uns 8 anos...mas é claro seria vantagem ir direto para um Six Core e fazer uso do Quad Chanel que é realmente onde esta todo poder de uma plataforma High End...

 

Vou dizer 2 motivos com fundamento que se deveria levar em consideração antes de comprar uma plataforma 2011 com um quad core para PC de Jogos.

 

1° Um i7 4820 alem de ter desempenho inferior (pouca coisa é claro) a um i7 4770K ele tem uma desvalorização muito maior do que o 4770K isso pelo fato também que quase ninguém compra um CPU desses usado ou seja na hora de vender o 4770K tem mais valor de mercado...ja o 4820 desvaloriza mais e é muito mais difícil de vender para fazer um upgrade de CPU pois quem tem uma plataforma 2011 com quad core quer vender para comprar um Six core...

 

2° As placas mãe 1150 com suporte de SLI, CrossFire 8X/8X são mais baratas consideravelmente...as placas mãe mais baratas que você vai encontrar para LGA 2011 é na faixa dos R$890,00

 

Então para mim só vale a pena plataforma High End se tiver dinheiro mesmo sobrando para investir em um CPU High End Six Core e usufruir do Quad Chanel...mas essa é minha opinião particular...tendo dinheiro para comprar um Six Core sairia mais caro agora mas se torna custo beneficio no futuro pois se você não for um Hardcore fanático por tecnologia onde gosta de sempre estar com CPU de lançamento o minimo que uma plataforma dessas vai durar para jogo é 8 anos, sendo assim se torna mais caro agora porém dura mais tempo...

 

Cada plataforma tem suas vantagens...mas a plataforma 2011 tem suas vantagem notória mente para uso profissional...para plataforma de jogos e orçamentos apertados socket 1150 até sobra desempenho...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa Tarde à todos.

 

Sou novo no fórum apesar de sempre navegar no site para tirar dúvidas. Estou com a mesma dúvida citada acima e gostaria da opinião de vocês.

 

Estou montando um PC para começar a trabalhar com modelagem 3d, renderização, edição de vídeos e imagens e é claro jogar muito.

 

1ª opção:

Processador i7 4770k por 1.071,02 (balão)

Placa mãe MB ASRock p/ Intel Z87 Extreme 4 LGA 1150 por 850,00 (extra)

 

2ª opção:

Processador i7 4820k 1.063,52 (balão)

Placa mãe Placa Mãe Gigabyte GA-X79-UD3 por 1070,09 (balão)

 

Na primeira opção terei uma economia de 200,00 porém ficarei limitado pela placa mãe, ou seja, não terei a opção de comprar um i7 de 6 núcleos daqui uns anos por conta do socket.

Na segunda opção terei um processador inferior para games e superior no render (pelo que eu entendi) além de poder fazer um upgrade de processador.

 

Aparentemente a segunda opção é melhor mas existe um porém. Acho que até o fim do ano chegará ao mercado as memórias DDR4 o que me faz pensar se as placas mãe com DDR3 ficarão obsoletas. Concordam ou estou falando *****? rs. Ou seja, estou pensando que independente da configuração que eu escolher, quando eu for fazer um upgrade não vou permanecer com nada (nem placa mãe e nem processador). Quando de fato for comprar um novo processador de 6 núcleo, acredito que tb iria comprar uma nova placa mãe por conta das memórias. Entendem meu raciocínio? Não sei se fui claro... e se não fui é justamente pela confusão e questionamentos que passam na minha cabeça.

 

Outra coisa.... se conhecerem opções melhores de placas mãe por favor me digam.

 

Obrigado Galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só acho que comprar um kit agora já pensando no que fazer daqui a três ou quatro anos é meio furada, porque daqui a alguns anos tudo pode ter mudado e seria melhor vender o kit e comprar um novo. Ou seja, você vai passar anos com um processador pior a troco de nada.

 

Também não precisa ser uma placa-mãe LGA1150 de 850 reais. Tem ASUS Z87 por 650 reais. Se você não for fazer over, aí pode ser um i7-4770 com B85. Aí você tem placas-mãe por 250/300 reais. Ou seja, dá para montar um kit de i7-4770 por mil reais mais barato do que a plataforma X79. Isso permite que você coloque um SSD, placa de som, VGA, monitor melhor, etc.

 

Se você vai fazer over, é provável que o micro seja puramente gamer e você só faça umas renderizações por fora. Mas ainda assim eu pegaria um i7-4770K.

 

Memória DDR4 vai chegar agora, no final do ano, com o LGA 2011-3 (não compatível com LGA 2011), dos Haswell-E. Mas deve custar o olho da cara.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde à todos.

 

Sou novo no fórum apesar de sempre navegar no site para tirar dúvidas. Estou com a mesma dúvida citada acima e gostaria da opinião de vocês.

 

Estou montando um PC para começar a trabalhar com modelagem 3d, renderização, edição de vídeos e imagens e é claro jogar muito.

 

1ª opção:

Processador i7 4770k por 1.071,02 (balão)

Placa mãe MB ASRock p/ Intel Z87 Extreme 4 LGA 1150 por 850,00 (extra)

 

2ª opção:

Processador i7 4820k 1.063,52 (balão)

Placa mãe Placa Mãe Gigabyte GA-X79-UD3 por 1070,09 (balão)

 

Na primeira opção terei uma economia de 200,00 porém ficarei limitado pela placa mãe, ou seja, não terei a opção de comprar um i7 de 6 núcleos daqui uns anos por conta do socket.

Na segunda opção terei um processador inferior para games e superior no render (pelo que eu entendi) além de poder fazer um upgrade de processador.

 

Aparentemente a segunda opção é melhor mas existe um porém. Acho que até o fim do ano chegará ao mercado as memórias DDR4 o que me faz pensar se as placas mãe com DDR3 ficarão obsoletas. Concordam ou estou falando *****? rs. Ou seja, estou pensando que independente da configuração que eu escolher, quando eu for fazer um upgrade não vou permanecer com nada (nem placa mãe e nem processador). Quando de fato for comprar um novo processador de 6 núcleo, acredito que tb iria comprar uma nova placa mãe por conta das memórias. Entendem meu raciocínio? Não sei se fui claro... e se não fui é justamente pela confusão e questionamentos que passam na minha cabeça.

 

Outra coisa.... se conhecerem opções melhores de placas mãe por favor me digam.

 

Obrigado Galera!

 

Mesmo que você compre agora uma plataforma X79 de nada adiantaria pelos fatos da vinda da DDR4...isso por que elas só vão vir para plataforma X99 e no começo não vai ter tanta diferença de desempenho entre ambas plataformas, sem falar que memorias DDR4 vão custar uma fortuna...

 

Mantenho a minha opinião quanto a sua duvida...que é a do post acima do seu.

 

Se tem dinheiro para investir em uma plataforma 2011 vai fundo mas va de Six Core pois só ai você vai notar a diferença entre uma plataforma de performance de entrada e uma High End...

 

i7 4820 desvaloriza mais na hora de vender e tem desempenho inferior a um i7 3770K, ele é notavelmente inferior a um i7 4770K...então por esses motivos se for para ir de Quad Core va de 1150 + i7 4770K ou espere o novo i7 4790K, agora se quer mesmo uma plataforma 2011 vai de Six Core i7 4930X...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado! É o esclarecimento que precisava.

 

Vou de 4770k mesmo e deixar os upgrades para uma nova máquina daqui uns anos. Só para concluir.... então nao vale a pena essa placa mãe z87 extreme 4? Seria melhor a Z87 PRO 4 que custa em torno de 640? E por último... qual a diferença delas? E pra parar de encher o saco de vocês.... rs... o que eu devo ver em uma placa mãe pois nao sei as vantagens de uma para outra. Só sei ver o sockets, quantidade de portas usb, entradas PCI-E 3 e coisas assim. O que mais me devo atentar?

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre as placas-mãe de ponta, o que diferencia o preço são as pistas PCI (tri Crossfire/SLI), se dá suporte para SLI (muitas só dão suporte para Crossfire), o número de fases no VRM (em geral, quanto mais melhor para overclock, porque fica mais estável) e o número de portas SATA, incluindo as SATA 6Gb/s para fazer um RAID de SSD, por exemplo. 

 

Dessas que você viu, a Extreme 4 tem 12 fazes no VRM e a Pro 4 só tem 6. Mas seria o suficiente para um over moderado, de 4.6Ghz. Até mais. Se você for fazer over extremo, com water cooler duplo, é melhor gastar mais e comprar uma placa-mãe top de linha. Caso contrário, uma de 600 dilmas dá para o gasto. Veja também as da ASUS que costumam ser boas.

 

Tem também controle de ventoinha, quantas entradas de ventoinha, botão de boot, etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado! É o esclarecimento que precisava.

 

Vou de 4770k mesmo e deixar os upgrades para uma nova máquina daqui uns anos. Só para concluir.... então nao vale a pena essa placa mãe z87 extreme 4? Seria melhor a Z87 PRO 4 que custa em torno de 640? E por último... qual a diferença delas? E pra parar de encher o saco de vocês.... rs... o que eu devo ver em uma placa mãe pois nao sei as vantagens de uma para outra. Só sei ver o sockets, quantidade de portas usb, entradas PCI-E 3 e coisas assim. O que mais me devo atentar?

 

Obrigado mais uma vez!

 

Camarada olha o que eu achei por R$689,00

 

MSI Z97 Gaming 5

 

placa-me-msi-z97-gaming-5-lga-1150-intel

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565055574-placa-me-msi-z97-gaming-5-lga-1150-intel-z97-_JM

 

O vendedor é de extrema confiança...eu mesmo ja comprei i5 4670K, MOBO, 2 SSD e um HD com eles...não tem erro e se você quiser eu passo o telefone para você negociar direto com eles, eu faço deposito bancário e eles me dão desconto por não passar pela fatura do mercado pago...Fala com o Juliano.

 

Pode tirar qualquer duvida que não incomoda não... :D

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Não acredito! Pior que eu já comprei a placa mano! Optei pela Z87 extreme 4 pois ela possui mais de uma entrada PCIE 3 (pois comprei a GTX 780 e pretendo comprar mais uma). Caraca... essa seria perfeita pra mim, mas tem outro porém. A forma de pagamento. Não tenho como comprar a vista... muito pelo contrario... estou parcelando o máximo que dá! rs! Por esse motivo o extra foi ótimo pois tenho cartão deles e dessa forma consigo parcelar em 14x sem juros! Mas obrigado pela dica cara! Caso a minha compra no extra não seja aprovada (rs... vai saber né) eu entro em contato pra comprar essa! Obrigado mesmo hein!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu acho que o tópico já está esgotado. Não há muito o que dizer sem correr o risco de chover no molhado. Um é mais forte e mais barato do que o outro. Mas você pode esperar pelo i7-4790K, que sai no fim do mês, e comprar uma placa-mãe Z97 (algumas tem Sata Express e M2). Ele é 13% mais forte do que o i7-4770K em stock e custa o mesmo preço. Talvez você pague uns 100 reais a mais por ser novidade, mas vai ser um mostrinho. Sem contar que dá para levar aos 4.8Ghz de over. No mínimo 4.7Ghz, enquanto que os Haswell normais não costumam passar de 4.6Ghz.

 

O Ivy Bridge-E também não é bom de over, mesmo com o IHS soldado. Melhor mesmo é o i7-4790K (Devil's Canyon).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, é que eu havia lido aqui que o 4820k se sai melhor com renderização 3d e por enquanto vou usar pouco pra isso, mas em pouco tempo creio que isso se torne mais comum do que os jogos... 

Over não vou fazer, já saí dessa vida kkk

i7-4790K já vai sair? então provável que pegue esse.

agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, é que eu havia lido aqui que o 4820k se sai melhor com renderização 3d e por enquanto vou usar pouco pra isso, mas em pouco tempo creio que isso se torne mais comum do que os jogos... 

Over não vou fazer, já saí dessa vida kkk

i7-4790K já vai sair? então provável que pegue esse.

agradeço a ajuda.

 

Se você pegar alguns comparativos você vai ver que o i7-4770K é melhor do que o 4820K em renderização. Espere então pelo i7-4790K, mesmo que você não faça over, pois o clock base dele é absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde Galera,

Trabalho com Desenvolvimento de Web Sites e utilizo DW, FW e o PS e também o Corel Draw, ou seja, os programas base de um programador.

A pergunta é a seguinte, Qual tipo de configuração de um desktop vocês me aconselham?

 

Desde já agradeco aos que me ajudarem.

 

att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do seu orçamento. Não são programas extremamente pesados, e até o Photoshop é bem otimizado para vários núcleos.

 

Se estiver apertado, um FX-6300 com GA-970A-DS3P e SSD de 128GB para o sistema operacional.

Se estiver com uma graninha, i7-4790 com uma placa Asus ou Gigabyte B85 e SSD de 128GB para o sistema operacional. Ou até um i7-4790K com a B85. Ainda que você não vá fazer over, ele tem o clock bem mais alto do que o i7-4790. São 100 reais bem investidos. Ele também esquenta menos.

 

Mas eu não sacrificaria o SSD pelo processador. É melhor o FX-6300 com SSD do que o i7 com HD.

 

Como é para website, 8GB de memória deve dar folgado. Se fosse fotografia, aí o céu seria o limite  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!