Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
diisenese

Dispositivo para objetos perdidos

Recommended Posts

Fala galera, então, terminei meu curso de mecatrônica e agora estou de férias, graças. Devo dizer que o curso não foi lá tãao esperado quanto o ensino dele, mas estou satisfeito e tenho uma base.

E como estou de férias, queria fazer um projeto de férias e fui inspirado pelo fato do meu pai ter ficado um tempão procurando a chave do carro. Então eu queria construir algo para ele colocar no chaveiro e emitir um som para ele achar.

Porém, eu vi que isto já existe, mas só está disponível nos EUA, é o Chipolo http://www.kickstarter.com/projects/1015015457/chipolo-bluetooth-item-finder-for-iphone-and-andro. É bem legal, mas quero construir algo meu e mais simples, nada conectado ao smartphone

Quero algo do mesmo tamanho do Chipolo, um chaveiro também e que quando eu apertasse um botão em um "controle" também construído por mim, o chaveiro iria emitir um som alto e eu poderia achar o objetivo. Mas não tenho muita ideia de como começar, queria a ajuda de vocês.

Eu devo começar com um circuito RF receptor e transmissor?

Valeu galera.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala meu amigo!

quando eu era criança meu tio trouxe do paraguai um chaveirinho muito campeão. Você assobia e ele respondia com um apito bem alto...

Achar chaves era moleza... você assobiava e depois esperava o apito do chaveirinho...

Por coincidência achei o circuito do dito cujo na web, saca só:

http://iq-technologies.net/projects/misc/002/index.html

Eu não montei o circuito porque não encontrei todos os componentes nas eletronicas lixo que temos aqui em Belo Horizonte (estou juntando mais peças pra comprar via web).

Se precisar de ajuda com a placa de circuito, me avisa prqe tô com uma máquina de fresa aqui e estou testando a qualidade das placas que faço.

valeu

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

rqb, achei bem legal esse circuito, mas prefiro fazer do meu jeito, com um botão para fazer apitar. Mais ou menos como um controle de carro.

Achei esse, mas precisa de uma bateria de 9V

http://iq-technologies.net/projects/rf/004/index.html

Compartilhar este post

Link para o post

Servir, serve, mas eu quero fazer o meu. E para isso, eu estava pesquisando, eu preciso de um circuito rádio frequência para acionar um botão por um controle e fazer o dispositivo apitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa ideia. Mas será que com esse circuito eu consigo fazer o que quero?

Compartilhar este post

Link para o post

dei uma lida aqui e acho q esse circuito nao vai te servir não.

ele é só um transmissor... você precisaria de algo mais parecido com isso... http://pcbheaven.com/opendir/index.php?show=7471uk8807mj49773b5d

Esse tá fácil de fazer porque tá muito bem documentado.

A unica alteração é trocar o led verde no receptor por um buzzer de 3v (eu ACHO q não vai precisar mudar nada nessa troca de led por buzzer... mas é sempre bom vce dar uma olhada na tensão q tá chegando ao led - talvez não seja suficiente pra excitar o buzzer, daí ce vai ter q colocar um transistor p dar mais ganho).

Compartilhar este post

Link para o post

Caraaaaaaaaaca mano. É exatamente isso que eu quero. Algo pequeno e útil.

Eu só fiquei com duas dúvidas. Essa frequência consegue ultrapassar paredes e outras coisas? Tipo se a chave estivesse embaixo do cobertor em um outro cômodo.

E precisa mesmo dessa antena? Não ficaria legal para algo modesto como um chaveiro.

Eu dei uma lida nos dois e não achei nada falando sobre a antena.

Mas brigadão cara, era isso mesmo que eu queria. Além de ser fácil e estar tudo mastigado, ainda entendo o que está acontecendo no circuito. Valeu mano.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse esquema da antena não vou saber te falar....

Faz o seguinte... monta em uma protoboard daí vce faz os testes e ajustes necessários.

Boa sorte com seu circuito... Depois passa ae e fala se deu certo!

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais