Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dispositivo para objetos perdidos


diisenese

Posts recomendados

Fala galera, então, terminei meu curso de mecatrônica e agora estou de férias, graças. Devo dizer que o curso não foi lá tãao esperado quanto o ensino dele, mas estou satisfeito e tenho uma base.

E como estou de férias, queria fazer um projeto de férias e fui inspirado pelo fato do meu pai ter ficado um tempão procurando a chave do carro. Então eu queria construir algo para ele colocar no chaveiro e emitir um som para ele achar.

Porém, eu vi que isto já existe, mas só está disponível nos EUA, é o Chipolo http://www.kickstarter.com/projects/1015015457/chipolo-bluetooth-item-finder-for-iphone-and-andro. É bem legal, mas quero construir algo meu e mais simples, nada conectado ao smartphone

Quero algo do mesmo tamanho do Chipolo, um chaveiro também e que quando eu apertasse um botão em um "controle" também construído por mim, o chaveiro iria emitir um som alto e eu poderia achar o objetivo. Mas não tenho muita ideia de como começar, queria a ajuda de vocês.

Eu devo começar com um circuito RF receptor e transmissor?

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu amigo!

quando eu era criança meu tio trouxe do paraguai um chaveirinho muito campeão. Você assobia e ele respondia com um apito bem alto...

Achar chaves era moleza... você assobiava e depois esperava o apito do chaveirinho...

Por coincidência achei o circuito do dito cujo na web, saca só:

http://iq-technologies.net/projects/misc/002/index.html

Eu não montei o circuito porque não encontrei todos os componentes nas eletronicas lixo que temos aqui em Belo Horizonte (estou juntando mais peças pra comprar via web).

Se precisar de ajuda com a placa de circuito, me avisa prqe tô com uma máquina de fresa aqui e estou testando a qualidade das placas que faço.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

dei uma lida aqui e acho q esse circuito nao vai te servir não.

ele é só um transmissor... você precisaria de algo mais parecido com isso... http://pcbheaven.com/opendir/index.php?show=7471uk8807mj49773b5d

Esse tá fácil de fazer porque tá muito bem documentado.

A unica alteração é trocar o led verde no receptor por um buzzer de 3v (eu ACHO q não vai precisar mudar nada nessa troca de led por buzzer... mas é sempre bom vce dar uma olhada na tensão q tá chegando ao led - talvez não seja suficiente pra excitar o buzzer, daí ce vai ter q colocar um transistor p dar mais ganho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraaaaaaaaaca mano. É exatamente isso que eu quero. Algo pequeno e útil.

Eu só fiquei com duas dúvidas. Essa frequência consegue ultrapassar paredes e outras coisas? Tipo se a chave estivesse embaixo do cobertor em um outro cômodo.

E precisa mesmo dessa antena? Não ficaria legal para algo modesto como um chaveiro.

Eu dei uma lida nos dois e não achei nada falando sobre a antena.

Mas brigadão cara, era isso mesmo que eu queria. Além de ser fácil e estar tudo mastigado, ainda entendo o que está acontecendo no circuito. Valeu mano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...