Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte X Configuração


Posts recomendados

Meu, estou montando este pc:

placa Mãe: P7P55D-E

Pocessador: Core i5 (750 por eqto)

placa vídeo: ATI Radeon HD 4670 (1Gb DDR3 750MHz)

Memória: 4Gb

HD: 500GB

Não entendo como posso conseguir a quantidade de Watts utilizada (para saber a fonte). Apenas alguns produtos fornecem essa informação.

De qqer modo q fonte poderia usar?

Obrigado a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então goyta, fiquei pensando também em futuros upgrades e acho que uma fonte de 600w me manteria mais sossegado.

Então acho que vou comprar a ocz 600w

Não tenho moral para criticar porque também tenho uma fonte super-hiperdimensionada, embora eu tenha tido outra linha de raciocínio e não tenha sido exatamente "potencialite" que me levou a pegá-la. Ademais, tenho um gabinete hiperventilado, com um monte de ventoinhas, acessórios e placas adicionais de expansão, e com tudo isso minha configuração chega a uns 380W, que seria mais ou menos metade da potência e uma faixa de alta eficiência na maioria das fontes (embora a XFX 750W tenha eficiência altíssima com qualquer carga, grande ou pequena). Mas não sei se ainda compraria esta minha fonte hoje - acho que não, teria ficado com uma Corsair VX550 ou algo assim. Da mesma forma, uma fonte de 500-550W já dá com MUITA folga para você e qualquer overclock que você puder inventar fazer. E isso só mesmo para aplacar sua ansiedade "potencialítica", porque poderia ser até menos.

E se eu fizer overclock no processador , na placa e na memoria ? mas um overclock muito alto mesmo ...

Cloud, já conversamos e sua configuração atual consome uns 220W em pico. Se você fizer um overclock exagerado de 4,5 GHz no seu Core 2 Duo, usando refrigeração a água, fizer Crossfire com outra 6850 e overclock nas duas também, talvez você dobre esse consumo... Quer chegar a 500W? Além do Crossfire e dos overclocks todos, mude tudo para um gabinete maior, ponha umas 8 ventoinhas, um controlador de ventoinhas, encha de LEDs bregas para todo lado, ponha um drive Blu-Ray (sem tirar o de DVD), coloque mais dois HDs e espete dois HDs externos USB sempre ligados. Aí eu recomendaria uma fonte de 600W para você...

Acho que a melhor pedida para você seria a Antec 430 Green, porque o Diego acaba de levantar um ponto no outro tópico em que vínhamos discutindo em que ele tem toda a razão: você precisa de uma fonte de alta eficiência porque seu PC fica ligado o tempo todo. E daquela nossa listinha, a 430 Green é a mais eficiente de todas.

O PC é muito ruim:

Processador: AMD Athlon Processor LE-1600 2200 MHz

Placa-Mãe: ECS GeForce6100SM-M DDR2

1024 MB de Ram (Pretendo expandir para 2gb ou 3gb em breve)

HD 80gb SATA II

Placa de Video atual: NVIDIA GeForce 6100 nForce 405

Quero colocar a XFX Radeon HD 4670

É antigo e lento para os padrões de hoje, mas não é muito diferente do que eu usava até o ano passado e ele dava para a maioria dos meus usos até então. Vá naquelas nossas recomendações de fontes na faixa dos 400W (só mesmo porque não se acha coisa boa com menos do que isso).

Meu, estou montando este pc:

placa Mãe: P7P55D-E

Pocessador: Core i5 (750 por eqto)

placa vídeo: ATI Radeon HD 4670 (1Gb DDR3 750MHz)

Memória: 4Gb

HD: 500GB

Não entendo como posso conseguir a quantidade de Watts utilizada (para saber a fonte). Apenas alguns produtos fornecem essa informação.

De qqer modo q fonte poderia usar?

Obrigado a todos

O TDP (Thermal Design Power) de processadores e placas de vídeo você encontra no site do fabricante. É um valor que pode ser até ultrapassado em condições de extrema carga, mas em condições normais raramente é atingido. O Faller recomenda considerar 85% do TDP de processadores para fins de cálculo de potência. Para placas de vídeo, o TDP nem sempre é muito realista e vale mais confiar nos testes do X-bit Labs, quando existem, pois é o único site que, por razões práticas (é muito difícil medir isso e só eles montaram um equipamento especial que dá isso de forma confiável), mede esse valor. Senão, pode-se ter uma noção subtraindo de testes da configuração total o resto dos componentes usados. Com o tempo, a gente acaba tendo uma noção do quanto cada placa gasta.

Estes dois componentes geralmente são os únicos críticos para determinar a potência necessária, porque os demais gastam muito pouco e variam também pouco entre configurações. Por exemplo, HDs modernos gastam menos de 10 watts (8 watts, tipicamente), independente da capacidade. Drive de DVD, mesma coisa. Memórias, 10 a 15 watts cada pente (também independente da capacidade) e geralmente se consideram uns 40-50 watts para a placa-mãe. Cada ventoinha, de 3 a 7 watts. E também se podem usar calculadoras de potência on-line, como o Extreme Power Supply Calculator, para ter uma boa noção.

Então, eu diria que sua configuração gasta uns 200 watts, talvez um pouquinho mais. Qualquer boa fonte de 400 watts da nossa listinha habitual (Antec 430 Green, Corsair CX430, OCZ StealthXstream 2 400W) atenderá você muito bem.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, eae galera. estou com uma dúvida.

ultimamente meu FPS abaixou de 90 ~ 110 para 20 ~ 35. Eu postei o tópico lá na placa de vídeo, mas tô achando que o problema é no processador.

E vim aqui perguntar se minha fonte segurava minha configuração, a config está logo abaixo :

VGA - HD 5770

PROCESSADOR - AMD Phenom II X4 955 BE

PLACA MÃE - M4A79XTD EVO

RAM - Kingston 1x4GB

HD - 500GB Barracuda

FONTE - CX 430

GABINETE - Thermaltake V3 Black Edition

valeu :3

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, eae galera. estou com uma dúvida.

ultimamente meu FPS abaixou de 90 ~ 110 para 20 ~ 35. Eu postei o tópico lá na placa de vídeo, mas tô achando que o problema é no processador.

E vim aqui perguntar se minha fonte segurava minha configuração, a config está logo abaixo :

VGA - HD 5770

PROCESSADOR - AMD Phenom II X4 955 BE

PLACA MÃE - M4A79XTD EVO

RAM - Kingston 1x4GB

HD - 500GB Barracuda

FONTE - CX 430

GABINETE - Thermaltake V3 Black Edition

valeu :3

Segura tranquilamente e é uma ótima fonte, que a gente sempre recomenda. E processador não começa a funcionar mal sem mais nem menos, a não ser que você tenha feito um overclock instável nele. Se tiver overclock, verifique com um Prime95 ou algo assim e revise-o, abaixando o facho um pouco. Se não tiver overclock, acho que o mais provável é problema de software e o indicado seria tentar uma reinstalação limpa do Windows e de tudo mais.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cloud, já conversamos e sua configuração atual consome uns 220W em pico. Se você fizer um overclock exagerado de 4,5 GHz no seu Core 2 Duo, usando refrigeração a água, fizer Crossfire com outra 6850 e overclock nas duas também, talvez você dobre esse consumo... Quer chegar a 500W? Além do Crossfire e dos overclocks todos, mude tudo para um gabinete maior, ponha umas 8 ventoinhas, um controlador de ventoinhas, encha de LEDs bregas para todo lado, ponha um drive Blu-Ray (sem tirar o de DVD), coloque mais dois HDs e espete dois HDs externos USB sempre ligados. Aí eu recomendaria uma fonte de 600W para você...

Acho que a melhor pedida para você seria a Antec 430 Green, porque o Diego acaba de levantar um ponto no outro tópico em que vínhamos discutindo em que ele tem toda a razão: você precisa de uma fonte de alta eficiência porque seu PC fica ligado o tempo todo. E daquela nossa listinha, a 430 Green é a mais eficiente de todas.

Goyta

Acabei de tomar uma decisão definitiva, acabei de tirar minha HD6850 e so irei colocar quando comprar uma fonte melhor ...

É o seguinte fiz uma pergunta em outro forum sobre minha fonte, e como de se esperar os comentarios foram negativos , a maioria falando que danifiquei a minha PLACA, que jogei dinheiro no lixo... É. eu realmente confesso que fiquei assutado e com medo que acabei tirando minha placa ...

Se realmente tiver danificado eu estou ferrado, no fim do poço, nao tem mais garantia por que esta ja havia sido substituida por uma gts250...

Que droga ate o ultimo minuto de eu tirar ela , ela pareçia realmente saudavel. Uma coisa que aconteceu de anormal uma vez foi do ponteiro do mouse ficar todo tronxo ... Somente isto, eu pensei que era besteira, mas realmente deve ter danificado minha placa T_T.

De qualquer forma vamos ver o que aconteçera nesta novela ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goyta

Acabei de tomar uma decisão definitiva, acabei de tirar minha HD6850 e so irei colocar quando comprar uma fonte melhor ...

É o seguinte fiz uma pergunta em outro forum sobre minha fonte, e como de se esperar os comentarios foram negativos , a maioria falando que danifiquei a minha PLACA, que jogei dinheiro no lixo... É. eu realmente confesso que fiquei assutado e com medo que acabei tirando minha placa ...

Se realmente tiver danificado eu estou ferrado, no fim do poço, nao tem mais garantia por que esta ja havia sido substituida por uma gts250...

Que droga ate o ultimo minuto de eu tirar ela , ela pareçia realmente saudavel. Uma coisa que aconteceu de anormal uma vez foi do ponteiro do mouse ficar todo tronxo ... Somente isto, eu pensei que era besteira, mas realmente deve ter danificado minha placa T_T.

De qualquer forma vamos ver o que aconteçera nesta novela ...

Calma, não entre em pânico! Se você não percebeu nada de anormal no funcionamento dela enquanto ela esteve ligada, não creio que ela tenha sido danificada. O problema com o cursor do mouse pode ter sido mil coisas, a maioria ligada a bugs de software (o Catalyst anda aprontando algumas aqui comigo, também).

Mas acho que se você não quer arriscar seu investimento na 6850 e precisa esperar um pouco antes de poder pôr a fonte nova, você tomou uma decisão difícil, mas acertada. Sua fonte, mesmo ruim, certamente ainda estava dando conta da potência de que você necessitava (que, como vimos, é muito pequena), mas de fato existia um certo risco de a sua placa vir a ser danificada por alguma flutuação excessiva de tensão ou alto ruído, especialmente porque sua fonte estava trabalhando perto da sua capacidade (você disse que jogava muitas horas por dia), e nessas condições o ruído e as variações de tensão tendem a aumentar mais ainda. Ontem, quando conversamos, você se disse preocupado em saber se a placa aguentaria até lá. Essa solução foi radical, sem dúvida, mas acho que é o único jeito de você ficar 100% tranquilo.

Então, agora relaxe e batalhe por sua fonte nova, para poder voltar a usar sua bela placa, jogar seus jogos preferidos como antes e viver feliz para sempre!

Um abraço!

Olá galera.Estou com uma dúvida.

queria saber se a fonte ocz sxs2 600w segura a configuração abaixo:

m4a79xtd evo

AMD phenom II x6 1055t overclock para 3,8 ghz

memoria:4x2 gb 1600 mhz

crossfire hd 6870

2 HD 500 gb

5 ventoinhas

agradeço desde ja

Aguenta, porque ela tem uma reserva de potência, mas você está no limite. Vamos fazer uma estimativa:

Phenom II X6 com TDP de 125W, em overclock para 3,8 GHz - provavelmente uns 240W (todos os processadores K10.5 aumentam exponencialmente o consumo quando em overclock e podem chegar a 270W em 4 GHz)

Crossfire de 6870 - mais uns 240W

Placa-mãe - 50W

Memórias - 50W

HDs - 20W

Drive de DVD (presumo que você tenha) - 10W

Ventoinhas - 20W

Total: 630W

Passou um pouquinho, mas os cálculos foram um tanto pessimistas, as potências são todas de pico e, como eu disse, sua fonte tem uma reserva de potência. Portanto, você não precisa entrar em pânico e correr. Mesmo assim, é bom abaixar o facho desse overclock aí, até porque um 1055T mesmo em stock ainda é MUITO rápido!

Se você ainda não comprou nada disso, sugestão: espere mais um pouco até chegar o X6 1065T. Vai ter TDP de 95W e isso vai dar muito mais liberdade de overclock, esquentando e gastando menos.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta goyta.

ainda não não comprei nada,pretendo comprar em fevereiro ou março.

então acha melhor comprar a de 700w pra ter um pouco mais de folga?

Se você insistir nesse overclock, acho melhor, sim. Aliás, acho melhor uma de 750W! (Finalmente achei alguém realmente com indicação disso!)

Mas eu acharia muito melhor ainda você ou desistir do overclock, ou se contentar com um menor. Olhe, eu tenho um 1090T, que é só um pouquinho mais rápido do que o processador que você pretende comprar. E é MUITO rápido, é um foguete!!! Verdade que eu não gosto de jogos e não posso falar por experiência própria do desempenho dele especificamente quanto a isso, mas digamos que ele converte um vídeo HD de 3 minutos capturado do YouTube para DivX em 15 segundos, montou a biblioteca do Windows Media Player com uns 3.000 MP3 e 4.000 vídeos em 50 segundos e faz um backup de 20 GB no WinRAR em 4 minutos, incluindo o tempo de testar o arquivo. Fora videoconferência em full-screen que ele agora faz brincando, sem tremer a imagem.

É mole ou quer mais? E tudo isso em stock, porque eu ainda não vi necessidade nenhuma de fazer overclock num foguete hexa-core desses. Se você está fazendo Crossfire de 6870, é óbvio que tem interesse em jogar com alto desempenho. Pois todos os testes de jogos são unânimes em mostrar que a partir de um certo ponto, o processador influi muito pouco e a placa de vídeo é a grande responsável por qualquer diferença de desempenho. Disso você já cuidou - você está montando uma configuração para lá de top para jogos. Duvido que um processador deste nível dê qualquer diferença significativa em overclock, pelo menos para jogos. Você ganharia talvez 2 ou 3 fps em alguns jogos, ao custo de gastar o dobro de energia, gerar o dobro de calor e gastar mais com refrigeração e fonte. Não vale a pena, a menos que você também tenha outros usos em mente (editoração de mídia, por exemplo).

Eu disse na postagem anterior, e é verdade, que os Phenom II todos aumentam exponencialmente o consumo quando em overclock. Chegam facilmente a 270W se você os levar a 4 GHz. É um verdadeiro absurdo! Em compensação, quando você os deixa em stock e ainda liga o Cool'n'Quiet e outros recursos de economia de energia, os Phenom II - e mais ainda os X6 Thuban - são incrivelmente econômicos e eficientes. Meu processador não passa de 27°C em repouso num dia quente, e chega a 21°C num dia mais frio. Fazendo processamento pesado, o máximo que já vi foi 43°C, usando um Akasa Nero 2, que é um ótimo cooler, mas longe de ser "top" (bem, também usei pasta Arctic MX-2, que é espetacular, mas não daria uma diferença tão grande assim). Duvideodó que meu X6 chegue sequer perto dos 125W teóricos dele, a não ser em ocasiões raríssimas e extremas. Isto significa uma diferença de quase 200W de consumo. Compensa fazer overclock? Eu acho que não, a menos que você esteja desesperado por poder de processamento, e não acredito que vá ser o seu caso.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera.Estou com uma dúvida.

queria saber se a fonte ocz sxs2 600w segura a configuração abaixo:

m4a79xtd evo

AMD phenom II x6 1055t overclock para 3,8 ghz

memoria:4x2 gb 1600 mhz

crossfire hd 6870

2 HD 500 gb

5 ventoinhas

agradeço desde ja

Na verdade é difícil imaginar que não segure. Tomando como referência o Intel Core 7-920 @ 3.33GHz, Asus Rampage II Extreme, hard disk OCZ Summit (120GB)

e memória Patriot Viper DDR3-1333 3 x 2GB (7-7-7-20) do Anandtech, o consumo in game com cross de HD 6870 fica em 415W. No FurMark pula para 481W.

http://www.anandtech.com/show/3987/amds-radeon-6870-6850-renewing-competition-in-the-midrange-market/20

Observando o consumo do Phenom II X6 1055T com over para 4GHz em comparação com outras plataformas nos testes do X-Bit:

power-2.png

O consumo de fato dobra com o over, mas o sistema inteiro fica em 313.5W (neste caso com uma ATI Radeon HD 5870).

phenom-965.png

Quando não se tem um Kill-A-Watt em mãos (eu tenho, mas não tenho uma plataforma similar para verificação) o método mais seguro é buscar por teste de configuração semelhante para saber o consumo. Ou ir pelo site PSU Calculator, que já dá a indicação certa da potência da fonte recomendada, com as devidas folgas. Somar pelo TDP não me parece um método confiável, ainda mais chutando exageradamente certos componentes. Me parece que placa-mãe já com as memórias não chegaria a 60W. Isso com relação a placas high end mesmo, pois as G31 da vida já com memória não chega a 34W.

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-phenom-ii-x6-1055t-overclocking.html

O barateamento das fontes de maior potência vem levando os colegas a algum exagero. O próprio Faller, mais recentemente, adotou um método que não me parece adequado, que é o de tomar a recomendação mínima da fonte indicada pelo PSU Calculator como sendo o consumo e jogar o cálculo a partir daí, o que ultrapassa de muito a potência ideal indicada. Na verdade a recomendação mínima já traz alguma folga e já está algo além de ser o consumo da máquina, como cada um pode verificar tomando por base sua própria configuração e um aparelho Kill-A-Watt ou outro medidor de consumo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade é difícil imaginar que não segure. Tomando como referência o Intel Core 7-920 @ 3.33GHz, Asus Rampage II Extreme, hard disk OCZ Summit (120GB)

e memória Patriot Viper DDR3-1333 3 x 2GB (7-7-7-20) do Anandtech, o consumo in game com cross de HD 6870 fica em 415W. No FurMark pula para 481W.

http://www.anandtech.com/show/3987/amds-radeon-6870-6850-renewing-competition-in-the-midrange-market/20

Observando o consumo do Phenom II X6 1055T com over para 4GHz em comparação com outras plataformas nos testes do X-Bit:

...

O consumo de fato dobra com o over, mas o sistema inteiro fica em 313.5W (neste caso com uma ATI Radeon HD 5870).

Com todas as demais configurações constantes, isso dá um aumento de 155W só com o overclock. Se nos basearmos no TDP de 125W (que em stress provavelmente é atingido e até superado), isso é consistente com um consumo de 280W, embora eu tenha feito a simulação da configuração do Lucas no Extreme Power Calculator e tenha dado 180W para a CPU em overclock de +1 GHz, supondo uma tensão de 1,45V (que não sei se é realista para over de um X6 não-Black Edition).

Nessa simulação, o sistema dele deu 508W, com recomendação de fonte a partir de 558W. Então, a OCZ de 600W seguraria, sim, embora teoricamente com relativa pouca folga. No entanto, nos testes daqui do CdH ela mostrou alta eficiência, estabilidade e baixíssimo ruído mesmo em alta carga, e uma reserva de potência até 712W. Como tudo está sendo calculado pela pior hipótese possível e não se verificaria esse consumo o tempo todo, realmente seria difícil não segurar. Retiro minha recomendação anterior.

Isso baixaria minha primeira estimativa para 570W, possivelmente. Acho que poderíamos desconsiderar também o drive de DVD, porque ele é raramente utilizado (cada vez mais raramente, aliás), e o uso dele simultaneamente a condições de stress seria muito improvável. 560W, então. Resta saber quanto gastaria um Crossfire de 6870. O X-bit Labs dá 124,5W para cada 6870 em carga de jogo. Por isto estimei em 240W o consumo de um Crossfire.

Bem, de toda forma, acho que podemos concordar que o consumo provável nessas condições seria entre algo 500 e 550 watts. A OCZ daria, sim, especialmente se o Lucas moderar esse overclock dele, que acho desnecessário.

Vi o Faller discutindo isso com um usuário que havia feito seus próprios testes com o Kill-A-Watt e encontrado valores muito próximos dos do Extreme Power Calculator, concluindo que o site era bastante preciso e confiável. O Faller concordou. Mas ao que parece, você está encontrando valores mais discrepantes (e menores). Então, por favor descubram a razão dessa diferença e entendam-se. A galera agradece, para saber no que se basear.

Outra coisa (e acho que aqui é que está o nó, muito mais do que em qualquer tentação de fonte barata): quanto é uma folga segura? Deve ser maior ou menor em configurações mais potentes? Uma porcentagem ou um número fixo de watts? Tenho me baseado em um mínimo de 50 watts para uma configuração mais básica e trivial, e em 100 watts para configurações mais parrudas, que me parecem mais sujeitas a variações significativas e fatores imprevistos - e com consequências mais sérias, também.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei um computador novo, mas estou aproveitando algumas partes do velho. Gostaria de aproveitar também a fonte, mas não sei será suficiente. A configuração nova ficou assim:

Intel Core i7-2600K

Intel DP67BG

2 kits Corsair XMS3 - CMX4GX3M2A1600C7

EVGA GTX 570

2 X HDD 3.5'' SATA II HD161HJ 160 GB :(

LG DVD GSA-H55N

Gabinete Thermaltake V3

Pretendo (daqui 3 meses) colocar os 5 coolers restantes do gabinete + um controlador, trocar o do processador e colocar um cooler também na GTX 570. Nas memórias, acho que não (será que não precisa?).

A fonte em questão, que já tenho aqui, é uma Satellite SL-8600EPS 600w. Estou achando arriscado.

Será que dá pra aguentar, pelo menos por uns 3 meses? Ou é melhor não arriscar?

Valeu galera.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei um computador novo, mas estou aproveitando algumas partes do velho. Gostaria de aproveitar também a fonte, mas não sei será suficiente. A configuração nova ficou assim:

Intel Core i7-2600K

Intel DP67BG

2 kits Corsair XMS3 - CMX4GX3M2A1600C7

EVGA GTX 570

2 X HDD 3.5'' SATA II HD161HJ 160 GB :(

LG DVD GSA-H55N

Gabinete Thermaltake V3

Pretendo (daqui 3 meses) colocar os 5 coolers restantes do gabinete + um controlador, trocar o do processador e colocar um cooler também na GTX 570. Nas memórias, acho que não (será que não precisa?).

A fonte em questão, que já tenho aqui, é uma Satellite SL-8600EPS 600w. Estou achando arriscado.

Será que dá pra aguentar, pelo menos por uns 3 meses? Ou é melhor não arriscar?

Valeu galera.

Nunca confiei em fontes dessa marca, mas vendo o teste dessa sua fonte me surpreendi :o >>> https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Solytech-SL-8600EPS/1503/1

Quanto a potência, pode ficar com sua Satellite SL-8600EPS 600w, que dá e sobra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o Faller discutindo isso com um usuário que havia feito seus próprios testes com o Kill-A-Watt e encontrado valores muito próximos dos do Extreme Power Calculator, concluindo que o site era bastante preciso e confiável. O Faller concordou. Mas ao que parece, você está encontrando valores mais discrepantes (e menores). Então, por favor descubram a razão dessa diferença e entendam-se. A galera agradece, para saber no que se basear.

Não cheguei a ver ou a acompanhar essa discussão. Talvez - apenas hipótese - em máquinas de maior consumo o PSU Calculator exagere menos na folga da potência indicada. Mas fazendo o teste na minha própria máquina eu obtenho um consumo máximo de 125W no Kill-A-Watt.

img0155wr.jpg

E o PSU Calculator indica como potência mímina 197W e como potência recomendada 247W.

consumo.png

Se eu tomar o Kill-A-Watt como referência eu tenho 125W de consumo estressando ao máximo simultaneamente VGA e CPU (Orthos + Furmark). Então eu calculava para deixar a fonte com carga máxima de 70%:

125/0.70 = 178W

Pergunta: Uma fonte de 178W realmente suporta?

A resposta é sim. Usei por 7 meses a Asvotek 200W com 10A na linha +12V. Sem o menor problema de desempenho, estabilidade ou temperatura. O desempenho da máquina é exatamente o mesmo com a Asvotek 200 ou com a Antec 430W que tenho agora. Com 10A na linha +12V a Asvotek 200W dá uma potência efetiva de 170W.

Já tomando por base o PSU Calculator, a indicação também é bastante razoável, dando uma margem de folga maior. Praticamente o mínimo de 200W (prometidos pela Asvotek) e 250W como ideal.

O que não dá, no meu entendimento, é tomar aquela recomendação mínima como se fosse consumo do PC. O site não é um Consumption Calculator, mas um PSU (fonte) Calculator. Calcula a potência mínima e ideal para a fonte, não o consumo. Em nenhum momento faz referência a consumo.

Vamos ver no grande exagero que caimos se tomarmos aquela indicação mínima como sendo consumo:

197/0.70 = 281W (isto quando 170W já seguram a máquina sem problema).

Eu imagino que em máquinas de grande consumo o exagero seria proporcional, caindo mesmo numa potencialite aguda. Mas talvez - apenas hipótese - em máquinas de maior consumo o PSU Calculator exagere menos na folga da potência indicada. Seria interessante alguém verificar isso com um kill-a-Watt e uma máquina de grande consumo. Por enquanto tenho de ficar com minha própria experiência, mas para não correr risco de induzir ninguém a erro considero os testes de configurações similares em sites conceituados. Ao mesmo tempo confio nas indicações do PSU Calculator, que bota uma folga ainda maior na fonte do que 70% de carga. Se for para não confiar - e fazer recomendações acima do que ele recomenda - melhor será nem consultá-lo então. Isto parece bem lógico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O barateamento das fontes de maior potência vem levando os colegas a algum exagero. O próprio Faller, mais recentemente, adotou um método que não me parece adequado, que é o de tomar a recomendação mínima da fonte indicada pelo PSU Calculator como sendo o consumo e jogar o cálculo a partir daí, o que ultrapassa de muito a potência ideal indicada. Na verdade a recomendação mínima já traz alguma folga e já está algo além de ser o consumo da máquina, como cada um pode verificar tomando por base sua própria configuração e um aparelho Kill-A-Watt ou outro medidor de consumo.
Vi o Faller discutindo isso com um usuário que havia feito seus próprios testes com o Kill-A-Watt e encontrado valores muito próximos dos do Extreme Power Calculator, concluindo que o site era bastante preciso e confiável. O Faller concordou. Mas ao que parece, você está encontrando valores mais discrepantes (e menores). Então, por favor descubram a razão dessa diferença e entendam-se. A galera agradece, para saber no que se basear.

Outra coisa (e acho que aqui é que está o nó, muito mais do que em qualquer tentação de fonte barata): quanto é uma folga segura? Deve ser maior ou menor em configurações mais potentes? Uma porcentagem ou um número fixo de watts? Tenho me baseado em um mínimo de 50 watts para uma configuração mais básica e trivial, e em 100 watts para configurações mais parrudas, que me parecem mais sujeitas a variações significativas e fatores imprevistos - e com consequências mais sérias, também.

O Kayke está completamente certo em sua afirmativa. Sei que o dimensionamento feito pelo outervision já tem gordura, já vem inflado, mesmo em sua definição do que seria a mínima potência recomendável para a PSU e sei disso por três bons motivos:

1) O óbvio de que o próprio site, por segurança, não pode correr risco de subdimensionar esse valor, pois até cara feia nos EUA dá motivo para ação na justiça;

2) A sitemática de apuração da demanda, como somatório das potências individuais de cada elemento de um PC, acaba, querendo ou não, agregando demandas que na prática jamais irão acontecer em paralelo. O PC, por mais núcleos que tenha por mais pipe lines que contemple, ainda é uma máquina de estados sequencial. Faz algumas coisas antes de outras e dificilmente faz tudo o que poderia fazer de modo paralelo, ao mesmo tempo;

3) A principal delas, tenho de há muito um Kill-a-Watt e já medi por algumas vezes, algumas configs e as comparei com as mesmas se calculadas pelo outervision. Sempre obtive do outervision uma demanda da ordem de 20 a 23% maior que a real medida no PC, com o Kill-a-Watt (já descontada a ineficiência típica da fonte).

Então por que não abrir essa abordagem???

Considerando:

- Que a cabeça da maioria dos usuários típicos de informática já pede fontes de 750 Watts para uma config simples com uma 9600GT.

- Que os fabricantes de PV, para tornar seu produtos mais atraentes (numa demonstração de potência, virilidade até), para se livrar de possíveis problemas com fontes fracas, para equalizar por cima, recomendam fontes de potência muito superior ao que a maioria das configs realmente necessita;

- Que os fabricantes de placas de vídeo ao sugerir as fontes não o fazem de forma clara às vezes, confundindo recomendação da fonte para toda uma config hipotética com a real demanda da placa, deixando o usuário (que em algumas vezes tropeça no inglês) entender que só a placa consome tudo aquilo que é sugerido;

Considerando tudo isso dai, se eu ainda disser que aquele dado de Minimum PSU Wattage está ainda inflado de 20% penso que perderia parte do crédito junto ao indagante..

Considerando ainda que não tenho como ter certeza de que em todas as combinações possíveis lá expostas esse número de 20% a 23% de gordura vai se verificar (só testei em ums três ou quatro casos), e ai posso por pouca josta me sujar;

Considerando que se eu tomar 70% de uma potência que está inflada de 20% (1,2 portanto) é a mesma coisa que eu tomar quase que 60% de uso da potência nominal da fonte, ao invés de 70% dessa potência, o que é ainda uma belo indice, ainda garante estar dentro da melhor parte da curva de eficiência da fonte;

Considerando que, em 95% dos cálculos que se faz para auxiliar os colegas com dúvidas resulta no dimensionamento de fontes que deveriam ter como mínimo de 300 a 400 Watts. Se contemplasse esse desvio conhecido, resultaria em fontes de menor potência ainda, que infelizmente (raras as exceções que ultimamente tem aparecido) não estão a disposição em nosso mercado, pelo menos com modelos de alta eficiência e de qualidade boa.

Considerando tudo isso dai, e em nome da simplificação e da manutenção de processo, eu decidi manter o cálculo como sempre o fiz, mesmo sabendo essa folga ser maior ainda, e desse modo com vantagem para o comprador, o usuário, nunca desfavorecendo o mesmo ao dimensionar uma fonte capenga..

Quanto a como deixar o indice de segurança, eu defendo o percentual invés de uma folga numérica, mas confesso, quando a potência resultante acaba sendo maior, acima dos 500 ou 600 Watts, sou bem mais benevolente e tolero não 70% de comprometimento mas sim até uns 80% de comprometimento..

Mas amigos, cada um tem seu modo de calcular. Esse é o que uso... Nenhuma verdade absoluta ai...

Repito então. Kayke tem razão no que fala. O site da outervision apresenta como Minimum PSU Wattage cerca de 20% acima do que eu consegui extrair de algumas poucas configs que tive a chance e o saco de medir com o Kill-a-Watt. Nota: Para extrair a máxima potência uso uma combinação de FurMark, S&M, SP2004, até o número do Kill-a-Watt ser o maior que consiga. Aquela será a potência de pico a considerar, claro que multiplicada pela eficiência típica da fonte que está sendo usada, naquela faixa de comprometimento.

Quanto a ter concordado com o resultado do outervision, encare essa concordância como um "sei, deixa assim, mas do resultado do teste do Kill-a-Watt tens que tirar a gordura e em seguida acrescentar a (in)eficiência da fonte" (Uma ação acaba compensando a outra)

Ou seja, essa concordância tem esse sentido, por isso sim, concordo que o resultado do outervision "dá em cima"

Abraço e bons cálculos..

PS: Editando para adicionar as imagens:

A demanda do meu PC calculada pelo outervision:

DemandadomeuPCoutervision.jpg

Demanda do meu PC medida pelo Kill-a-Watt = 229 Watts com uma fonte capaz de oferecer 81% de eficiência nesse comprometimento significa uma real demanda de parte do PC de 229 x 0,81 = 185 Watts

Veja ai:

DemandadomeuPC.jpg

Valor estimado como Minimum PSU Wattage = 222, ou seja, 222/185 = 1,2 ou seja, 20% acima do real valor

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei um computador novo, mas estou aproveitando algumas partes do velho. Gostaria de aproveitar também a fonte, mas não sei será suficiente. A configuração nova ficou assim:

Intel Core i7-2600K

Intel DP67BG

2 kits Corsair XMS3 - CMX4GX3M2A1600C7

EVGA GTX 570

2 X HDD 3.5'' SATA II HD161HJ 160 GB :(

LG DVD GSA-H55N

Gabinete Thermaltake V3

Pretendo (daqui 3 meses) colocar os 5 coolers restantes do gabinete + um controlador, trocar o do processador e colocar um cooler também na GTX 570. Nas memórias, acho que não (será que não precisa?).

A fonte em questão, que já tenho aqui, é uma Satellite SL-8600EPS 600w. Estou achando arriscado.

Será que dá pra aguentar, pelo menos por uns 3 meses? Ou é melhor não arriscar?

Valeu galera.

Nunca confiei em fontes dessa marca, mas vendo o teste dessa sua fonte me surpreendi :o >>> https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Solytech-SL-8600EPS/1503/1

Quanto a potência, pode ficar com sua Satellite SL-8600EPS 600w, que dá e sobra.

Nenhuma marca de fonte causa tanta polêmica quanto a Satellite, que atrai as opiniões mais extremas, desde classificando suas fontes de puro lixo até endeusando-as como sensacionais. Pessoalmente, acho que fonte realmente boa não causa polêmica nenhuma - ninguém consegue achar defeito nela. Ou alguém já viu algum comentário de que Corsair é uma porcaria? Pois é...

Uma Satellite nunca seria uma recomendação minha, nem eu compraria uma. Mesmo que a fonte seja boa, certamente se acha coisa melhor pelo preço dela. Porém, esse modelo em especial parece ser bem digno, pelas especificações e pelos testes, embora se ache uma avalanche de reclamações de falha da fonte ao se fazer uma pesquisa. Tem PFC ativa, boa eficiência, boa corrente, boa estabilidade, ruído e ripple aceitáveis.

Flip, você está com uma combinação de processador econômico com placa de vídeo gastadora, mas testes da GTX 570 também dificilmente passaram de 350W para o sistema todo, muitas vezes com processadores muito mais gulosos do que o seu em overclock. Os Sandy Bridge ainda são novos demais e os testes que vi não olharam a fundo o consumo deles em overclock, que a julgar pela sua preocupação em encher tudo de ventoinhas e coolers, parece que você pretende fazer. Tampouco aparecem no Extreme Power Calculator ainda. Então, é difícil fazer uma avaliação precisa da potência de que você vai precisar.

Ainda assim, sua configuração toda dificilmente vai gastar muito mais do que 300W, isso no talo e sendo pessimista. Supondo que os testes da Solytech SL-8600, na qual sua fonte é baseada, se apliquem a ela, a fonte demonstrou dar mesmo 600W de forma confiável e estável. Ou seja, de qualquer forma você está com uma folga ENORME de potência - mais ou menos o dobro do que provavelmente precisa, talvez até mais! E como já disse, os outros parâmetros da fonte - pelo menos da Solytech - não assustam.

Então, o mínimo que se pode dizer é que você não precisa perder o sono nem correr para trocar sua fonte agora, a menos que ela realmente dê algum problema. É bom monitorar as voltagens com um HWiNFO32, AIDA64 Extreme ou coisa assim. Mais adiante, se você sentir a necessidade, troque por uma Corsair, Antec ou OCZ, mas com certeza não precisa passar nem perto dos 600W.

EDIT: Kayke e Faller, só vi as mensagens de vocês depois de responder ao Flip e ao Pieter. Como sempre vocês foram claríssimos e nem tenho o que comentar, apenas a agradecer por terem eliminado qualquer possibilidade de confusão a este respeito daqui para a frente.

.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal gostaria de saber se esta fonte aguenta essa config:

FONTE c3tech 500w RVE com PFC

AMD X6 1055T 125w

HD 5770 SHAPPIRE

4GB DDR3 kingston

HD 1TB 7200rpm

placa-mãe AMD ASUS M4N68T-M LE

outra duvida nao estão relacionada

a mesma config pode ser usada em um Estabilizador 600va bivolt ?

obrigado quem ajudar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal gostaria de saber se esta fonte aguenta essa config:

FONTE c3tech 500w RVE com PFC

AMD X6 1055T 125w

HD 5770 SHAPPIRE

4GB DDR3 kingston

HD 1TB 7200rpm

placa-mãe AMD ASUS M4N68T-M LE

outra duvida nao estão relacionada

a mesma config pode ser usada em um Estabilizador 600va bivolt ?

obrigado quem ajudar

Raphael, toma cuidado.

C3Tech não é marca de fonte confiável.

Não economiza logo na fonte.

http://www.fgtec.com.br/produto.php?n=fonte-ocz-stealthxstream-2-pfc-500w&c=fontes&id=923

Mete essa.

Sobre o estabilizador, se for de boa marca vai segurar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao se deve utilizar estabilizador:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Entrei de sola na cruzada do faller contra os estabilizadores.

Em tempo:

Alguém conhece a fonte Aerocool E80-700W? Pergunto porque aqui no Peru está com um preço legal e gostei ainda mais da quantidade de cabos e conectores, já adequados para um sli / crossfire e um excedente de overclock :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal gostaria de saber se esta fonte aguenta essa config:

FONTE c3tech 500w RVE com PFC

AMD X6 1055T 125w

HD 5770 SHAPPIRE

4GB DDR3 kingston

HD 1TB 7200rpm

placa-mãe AMD ASUS M4N68T-M LE

Aguenta com MUITA folga, e por increça que parível, é uma C3 Tech decente e que não apenas não é nenhuma kamikaze que vá explodir seu PC junto com ela (há outras da C3 Tech que são bem isso, mesmo) como tem até boa qualidade, desde que você nem sonhe em chegar perto dos 500W que ela diz ter (mas não se preocupe: sua configuração com muito esforço talvez chegue a 250W). Ela tem o mesmo projeto básico da OCZ StealthXstream 400W, que é uma das melhores em sua faixa e que nós sempre recomendamos. Tem circuito PFC ativo, boa eficiência, voltagens estáveis e ruído baixo.

Até seria tudo de bom, mas acontece que a OCZ usa capacitores japoneses de primeiríssima, que você sabe que jamais irão pifar, estufar ou vazar, e não deve estar mais cara do que essa C3 Tech. Já esta aumentou sua margem de lucro colocando capacitores chineses de quinta categoria, cuja durabilidade você não pode garantir, e já começou tentando enganar o consumidor ao prometer mais potência do que tem. Então, é mau negócio ficar com ela: fique com a OCZ, que fez as coisas direito e é muito mais confiável. Ou com a Corsair 430CX, também excelente e na mesma faixa de preço.

Agora, se for uma fonte que você já tem, também não precisa perder o sono. Pode ir levando. Apenas não dá para botar a mão no fogo para a durabilidade dela.

outra duvida nao estão relacionada

a mesma config pode ser usada em um Estabilizador 600va bivolt ?

obrigado quem ajudar

Nao se deve utilizar estabilizador:

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Entrei de sola na cruzada do faller contra os estabilizadores.

Junto-me ao Eriberto. Aqui somos todos cruzados, Raphael. Você vai ouvir isso de nós todos até não aguentar mais e fazer o que deve: jogar o famigerado "estabilizador" no LIXO. Se você se assustar com essa explicação acima, que é um tanto técnica, o Faller também fez uma versão menor e mais simples:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2206350&postcount=10

Só faço um apelo adicional: por favor, não deixe de usar também uma marreta nele antes de jogar no lixo, para garantir que ninguém possa aproveitá-lo e assim haja menos mal e menos carma ruim no mundo.

Aliás, Eriberto, aí no Peru também costumam usar essa engenhoca maligna?

O Kayke às vezes recomenda a Aerocool 430W para quem está muito a perigo de grana e com urgência. Conversamos sobre isso algum tempo atrás. Ele disse que achava a fonte honesta, apesar de ter cabos finos demais, capacitores chineses vagabundos e ruído e ripple acima do desejável, embora ainda em níveis aceitáveis. Isso falando do modelo de 430W, note bem. Os poucos modelos testados aqui no CdH parecem confirmar isso: nenhum foi recomendado, mas também nenhum foi "bomba". Parecem ser produtos medianos, que fazem concessões à qualidade, mas não excessivas ou intoleráveis.

Nos sites internacionais, é dificílimo achar qualquer teste das fontes dela. A Aerocool é praticamente desconhecida no mercado americano, já aparece no radar na Europa e América Latina, e parece ser popular mesmo só na Austrália, Nova Zelândia e Sudeste Asiático (Indonésia, Malásia etc.), e como boa parte das empresas desta área, é de Taiwan. Ou seja, tem capacidade de produção e/ou distribuição limitada. Provavelmente também terá dificuldades para suporte e RMA.

Enfim, dada a escassez de informações e mais ainda de testes, não dá para ter uma opinião definitiva. Mas ao que parece, nem você está correndo perigo, nem pode dizer que tem uma fonte excepcional.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Pessoal

estou montando uma nova CPU

Config:

Core i7 950+thermaltake frio

8gb memoria

placa-mãe asus ou gigabyte ainda nao sei

hd 1tb

GTS450 1gb

gravador de DVD

gabinete cooler master gamer scout com 4 cooler

se possivel poderiam olhar neste site ? http://www.pcfloripa.com.br/loja/catalogo-171693-115-watts_reais

é daki da minha cidade ai seria melhor pra mim comprar nela por causa da garantia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Pessoal

estou montando uma nova CPU

Config:

Core i7 950+thermaltake frio

8gb memoria

placa-mãe asus ou gigabyte ainda nao sei

hd 1tb

GTS450 1gb

gravador de DVD

gabinete cooler master gamer scout com 4 cooler

se possivel poderiam olhar neste site ? http://www.pcfloripa.com.br/loja/catalogo-171693-115-watts_reais

é daki da minha cidade ai seria melhor pra mim comprar nela por causa da garantia

Qual dessas fontes é do seu interesse????

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Pessoal

estou montando uma nova CPU

Config:

Core i7 950+thermaltake frio

8gb memoria

placa-mãe asus ou gigabyte ainda nao sei

hd 1tb

GTS450 1gb

gravador de DVD

gabinete cooler master gamer scout com 4 cooler

se possivel poderiam olhar neste site ? http://www.pcfloripa.com.br/loja/catalogo-171693-115-watts_reais

é daki da minha cidade ai seria melhor pra mim comprar nela por causa da garantia

Dessa lista ai, bom C/B é a Fonte ATX OCZ 600W StealthXStream ou a Corsair CMPSU-500CX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!