Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte pode causar BSOD ?


Racon012

Posts recomendados

Há alguns dias eu levei o meu computador na manutenção pois ele estava dando erro de BSOD Clock_Wachtdog_Timeout somente quando eu jogava, ae eles me disseram que pode ser por duas coisas ou o processador que esta estragado ou a fonte que é de 4 pinos e minha placa mãe e de 8 pinos, então eles falavam que poderia dar o erro pela fonte eu acho que isto e meio inprovavel mais vocês acham que por ela ser de 4 pinos pode dar o erro da BSOD 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usa fontes de baixa qualidade, tudo é possível. Mas não tem como dizer nada além disso, pois nem mesmo a marca e modelo da sua fonte você informou. Aproveite e informe sua configuração completa.

Olha meu pc tem as seguints configuraçoes:

 

Processador : AMD A8 3870K com radeon hd 6550d intregada 

Memoria : 4 GB DDR3 1333Mhz

HD : 320 GB (nao sei a marca)

Placa Mãe : AsRock A55m-hvs

Fonte : (marca nao sei so o modelo) PSU-GA114BU a minha fonte e de 400w pesquisei e descobri que ela somente tem 200w reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha meu pc tem as seguints configuraçoes:

 

Processador : AMD A8 3870K com radeon hd 6550d intregada 

Memoria : 4 GB DDR3 1333Mhz

HD : 320 GB (nao sei a marca)

Placa Mãe : AsRock A55m-hvs

Fonte : (marca nao sei so o modelo) PSU-GA114BU a minha fonte e de 400w pesquisei e descobri que ela somente tem 200w reais

 

Pelo código parece que é uma Multilaser, se for, provavelmente nem os 200W ela entrega, xing-ling de quinta categoria.

O problema pode ser ela, como pode não ser... mas uma coisa é certa, um dia ela vai ser o problema, se você me entende  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo código parece que é uma Multilaser, se for, provavelmente nem os 200W ela entrega, xing-ling de quinta categoria.

O problema pode ser ela, como pode não ser... mas uma coisa é certa, um dia ela vai ser o problema, se você me entende  ;)

Sim mais e mesmo possivel por falta de energia dar o BSOD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa tarde!

 

 

 

Sim mais e mesmo possivel por falta de energia dar o BSOD

 

Se a fonte estiver com as tensões arriadas a ponto dos componentes não conseguirem se manter, é muito capaz do sistema travar, ou até mesmo aparecer BSOD por conta desta deficiência. Racon, para tirar a prova, só mesmo pegar um multímetro para checar as tensões durante o funcionamento do PC. Mas pelas suspeitas dos nossos amigos acima, faço delas a minha também:

 

 

 

Pelo código parece que é uma Multilaser, se for, provavelmente nem os 200W ela entrega, xing-ling de quinta categoria.

 

 

Aí que mora o perigo...estimei o consumo de seu micro em sua capacidade máxima e deu 167W. Sua fonte deve estar se "descabelando" para suprir essa demanda, e, consequentemente, as tensões caem de tal maneira que chegam a esse ponto do micro não funcionar corretamente. Nem quero imaginar a oscilação, ruído e a eficiência desta fonte sob essas condições...

 

Abraço Racon e um salve pra rapaziada do conceito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaziada, boa tarde!

 

 

Se a fonte estiver com as tensões arriadas a ponto dos componentes não conseguirem se manter, é muito capaz do sistema travar, ou até mesmo aparecer BSOD por conta desta deficiência. Racon, para tirar a prova, só mesmo pegar um multímetro para checar as tensões durante o funcionamento do PC. Mas pelas suspeitas dos nossos amigos acima, faço delas a minha também:

 

 

 

Aí que mora o perigo...estimei o consumo de seu micro em sua capacidade máxima e deu 167W. Sua fonte deve estar se "descabelando" para suprir essa demanda, e, consequentemente, as tensões caem de tal maneira que chegam a esse ponto do micro não funcionar corretamente. Nem quero imaginar a oscilação, ruído e a eficiência desta fonte sob essas condições...

 

Abraço Racon e um salve pra rapaziada do conceito!

Muito obrigado cara me ajudou muito vou pegar uma fonte de 350W reais , ae vou testar domingo posto o resultados aqui valeu ! agora em questao aos 8 pinos isso faz muita diferença ? Estou com medo que seja o meu processador ja testei ele no BurnInTest mais nao nenhum erro testei minha memoria no memetest (nao sei se e assim q se escreve) ta tudo certo e o meu hd testei tambem e nao deu nenhum erro então sera q e a fonte tem algum programa pra mim testa a minha plca mae ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado cara me ajudou muito vou pegar uma fonte de 350W reais , ae vou testar domingo posto o resultados aqui valeu ! agora em questao aos 8 pinos isso faz muita diferença ? Estou com medo que seja o meu processador ja testei ele no BurnInTest mais nao nenhum erro testei minha memoria no memetest (nao sei se e assim q se escreve) ta tudo certo e o meu hd testei tambem e nao deu nenhum erro então sera q e a fonte tem algum programa pra mim testa a minha plca mae ?

Qual a marca da fonte?

E lembre-se que não existe "watts reais", isso ai é linguajar de técnico meia boca para tentar fazer o produto dele parecer melhor. (ou fabricante picareta querendo a mesma coisa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô!

 

 

 

Estou com medo que seja o meu processador ja testei ele no BurnInTest mais nao nenhum erro testei minha memoria no memetest (nao sei se e assim q se escreve) ta tudo certo e o meu hd testei tambem e nao deu nenhum erro então sera q e a fonte tem algum programa pra mim testa a minha plca mae ?

 

Racon, tenho quase certeza que a situação é a fonte. Se tiver um multímetro em mãos e saber mais ou menos medir as tensões com o auxílio dele, seria perfeito em visualizar as tensões, em tempo real da fonte, enquanto roda um programa pesado, tipo um jogo ou fazendo testes de estabilidade como o Prime95 ou o Burnin Test (esse não conhecia). Placamãe para testar só mesmo pegando uma outra fonte, de qualidade assegurada, e refazer os procedimentos que levaram o PC a ter os BSODs. Em relação ao processador, creio que seja problema dele não, é muito raro um processador ter problemas ou queimar...

 

 

 

vou pegar uma fonte de 350W reais , ae vou testar domingo posto o resultados aqui valeu !

 

É testar ou comprar? Cuidado em comprar uma fonte "muquifo" só pra fazer gastar duas vezes em fontes. Se for pra fazer uns testes e se ela for de fato 350W "na vera" (papo de "Reais" é como o Jorno disse acima), tá tranquilo!

 

 

 

Muito obrigado cara me ajudou muito

 

Esse é o espírito do fórum e eu só fui uma parcela no esforço em ajudá-lo. Disponha sempre que precisar!

 

AbraçoII

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a marca da fonte?

E lembre-se que não existe "watts reais", isso ai é linguajar de técnico meia boca para tentar fazer o produto dele parecer melhor. (ou fabricante picareta querendo a mesma coisa)

A fonte e uma c3 Tech PSN-350 S2

Alô!

 

 

Racon, tenho quase certeza que a situação é a fonte. Se tiver um multímetro em mãos e saber mais ou menos medir as tensões com o auxílio dele, seria perfeito em visualizar as tensões, em tempo real da fonte, enquanto roda um programa pesado, tipo um jogo ou fazendo testes de estabilidade como o Prime95 ou o Burnin Test (esse não conhecia). Placamãe para testar só mesmo pegando uma outra fonte, de qualidade assegurada, e refazer os procedimentos que levaram o PC a ter os BSODs. Em relação ao processador, creio que seja problema dele não, é muito raro um processador ter problemas ou queimar...

 

 

É testar ou comprar? Cuidado em comprar uma fonte "muquifo" só pra fazer gastar duas vezes em fontes. Se for pra fazer uns testes e se ela for de fato 350W "na vera" (papo de "Reais" é como o Jorno disse acima), tá tranquilo!

 

 

Esse é o espírito do fórum e eu só fui uma parcela no esforço em ajudá-lo. Disponha sempre que precisar!

 

AbraçoII

Eu vou testar no caso vou pegar uma fonte do meu amigo a fonte dele e uma C3 Tech PSN-350S2 então mais eu quero mesmo saber se tem algum problema usar uma fonte 4 pinos (12V) numa placa-mãe de 8 pinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora postando os resultados dos testes verifiquem por favor e me digam o que pode ser :

 

Jogos que eu testei :

*Battlefield Bad Company 2

*Warthunder

*Dungeons And Dragons Neverwhinter

*Sniper Ghost Warrior 2 

 

Resultados com a fonte de "200w" 

 

Battlefield Bad Company 2 :Sempre travava em +/-10 min

Warthunder : Sempre travava +/- 15 min

Dungeons And Dagons Neverwhinter : Sempre travava em +/- 30min

Sniper Ghost Warrior 2 : Sempre travava em +/- 15min

 

Resultados com a fonte de 350w C3 TECH PSN-350S2

 

Battlefield Bad Company 2 : O unico jogo que travou demorou +/- 1hora pra travar

Warthunder :não travou joguei por +/- 3hrs

Dungeons and Dragons Neverwhinter : joguei por 2 hrs e nao travou

Sniper Ghost Warrior 2 : joguei por 1 hora e nao travou

 

 

E ae o que acham pode ser mesmo a fonte ?  se fosse a fonte porque o Bad Company travou ? a lembrando por o meu processador ter a HD 6550D embutida ele presiça de pelo menos 1600mhz de memoria pra funcionar corretamente sera que por isso o bad company travou ? Obrigado.

Peço que caso seja a fonte que me recomendem uma fonte que aguente a minhas configurações atuais lembrando que seja barata porque não tenho muito dinheiro pra gastar não pode ser mais que 120R$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamo aí!

 

É Racon, pelo que tô vendo, parece mesmo que sua fonte não dava conta de suprir seu PC quando rodava um jogo. É cristalino o resultado pelo padrão do teste que realizou. No caso do Bad Company 2, algum arquivo pode estar corrompido devido a série de interrupções que a fonte de 200W (nem isso deve fornecer) impôs ao sistema. De repente, reinstala o jogo e o teste com a fonte da C3Tech ("não bomba" até 250W) o sistema não travará mais. Não acho que a velocidade da memória não influenciam em nada no problema, afinal se fosse esse o problema, era um caso de módulo defeituoso e apresentaria problemas em qualquer condição.

 

Sobre a aquisição de uma nova fonte, é claro que recomendaria a Corsair CX430 (CP-9020046-WW) ou a Seasonic 430W e a Antec HCG-400 (sumiram do mercado). Mas sob a condição da verba ser de até R$ 120, tem fontes que não tem a qualidade assegurada de uma CX, mas que entregam até uma quantidade de potência com uma certa segurança e eficiência não tão lá embaixo, só não acredite muito no rótulo delas:

 

-Corsair VS450 (disponível apenas em 220V, é a "prima pobre" da CX);

-PCTop PAPT 500 (uma fonte não ruim até 330W, depois disso já começa a dar mancada em progressão geométrica);

-C3Tech 350W (a que você tá testando, tem o uso relativamente seguro até 250W).

 

São essas fontes que podem atendê-lo de forma razoavelmente decente seu sistema (167W) com o limite de R$120, Racon. Tirando a VS450 que tem PFC ativo (mas não full range, 220V~240V), as demais fontes não tem esse recurso. Se puder juntar uma graninha e fechar com a CX430, ficaria bacana...

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamo aí!

 

É Racon, pelo que tô vendo, parece mesmo que sua fonte não dava conta de suprir seu PC quando rodava um jogo. É cristalino o resultado pelo padrão do teste que realizou. No caso do Bad Company 2, algum arquivo pode estar corrompido devido a série de interrupções que a fonte de 200W (nem isso deve fornecer) impôs ao sistema. De repente, reinstala o jogo e o teste com a fonte da C3Tech ("não bomba" até 250W) o sistema não travará mais. Não acho que a velocidade da memória não influenciam em nada no problema, afinal se fosse esse o problema, era um caso de módulo defeituoso e apresentaria problemas em qualquer condição.

 

Sobre a aquisição de uma nova fonte, é claro que recomendaria a Corsair CX430 (CP-9020046-WW) ou a Seasonic 430W e a Antec HCG-400 (sumiram do mercado). Mas sob a condição da verba ser de até R$ 120, tem fontes que não tem a qualidade assegurada de uma CX, mas que entregam até uma quantidade de potência com uma certa segurança e eficiência não tão lá embaixo, só não acredite muito no rótulo delas:

 

-Corsair VS450 (disponível apenas em 220V, é a "prima pobre" da CX);

-PCTop PAPT 500 (uma fonte não ruim até 330W, depois disso já começa a dar mancada em progressão geométrica);

-C3Tech 350W (a que você tá testando, tem o uso relativamente seguro até 250W).

 

São essas fontes que podem atendê-lo de forma razoavelmente decente seu sistema (167W) com o limite de R$120, Racon. Tirando a VS450 que tem PFC ativo (mas não full range, 220V~240V), as demais fontes não tem esse recurso. Se puder juntar uma graninha e fechar com a CX430, ficaria bacana...

 

Abraço!!

Caramba mano me ajudou muito, é cara vou ver se junto um dinheiro a mais e compro mesmo a CX430 tava pensando em comprar ela mesmo, valeu cara tava desde julho do ano passado tentando resolver este meu problema nunca na vida me passou pela cabeça de que seria a fonte mais agora vejo que seja ela graças a todos os membros do forum Falou e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!