Ir ao conteúdo

AMD FX 6300 X AMD FX 8320

Alexandre Mariano

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde.

Farei uma pergunta que parece ser meio óbvia para alguns, mas para um leigo como eu, me arriscarei...

Mesmo com um clock de 3.5 GhZ que ambos processadores apresentam, gostaria de saber (independente de valor $), qual é a diferença de desempenho entre elas neste caso (independente de overclock automático - turbo booster), afinal são de núcleos diferentes (um possui 6 núcleos e 8 núcleos).

No fim das contas, existe uma diferença significativa que compense deixar a 6300 de lado e adquirir uma 8320 ou não.

Aguardo retorno, pois a diferença de preço entre elas chega a ser de 120 à 150 reais e estranhei o aumento de preço agora em fevereiro dos ítens em informática, já que a cotação do dólar mantem-se a mesma desde novembro/2013.

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Olá!

Na verdade no final de outubro o dólar não chegava a R$2,20. No início de fevereiro o dólar atingiu R$2,43. Parece pouco mas quem acompanha os preços percebe a variação.

E realmente a diferença de desempenho entre os 2 é pouca no caso de jogos ou pouco uso. A vantagem do FX-8320 será maior caso você abuse bem da quantidade de programas abertos. Você pode usar benchmarks para comparar desempenhos dependendo do uso dele pra você.

http://cpuboss.com/cpus/AMD-FX-8320-vs-AMD-FX-6300

http://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php

Quando eu comprei o meu, a diferença não chegava aos 100 reais, então o preço também conta na escolha. Se for um processador pra você usar por muitos anos, então precisa o FX-8320.

Postado

bem, eu tb tenho o fx8320 e se você quer um bom processador pra passar anos despreocupado, pode pegar sem medo.. nao q o fx 6300 seja ruim, de forma alguma.. mas se você trabalha com muitas coisas, gosta de desempenhar muitas tarefas ao mesmo tempo e se a diferenca nao for muito grande, é melhor pegar o 8320 logo.. 

Postado

A diferença em jogos é muito pequena...só em jogos muito pesados como Crysis 3 dentre outros você notaria diferença rodando eles em stock.

Ja se você mexe bastante com Renderização esses programas que demandam mais núcleos o FX8320 lhe daria uma vantagem pois terminaria suas tarefas mais rápido ja que ele possui 8 Thread.

No casual (uso normal do PC) não a diferença entre eles pois mais de 85% de tudo que se faz em um computador hoje não são feitos por programas multi thread...sendo assim tanto faz o quanto de Thread que seu CPU tenha para esse exemplo acima ele é praticamente irrelevante.

O problema do FX8320 é que você vai ter que comprar uma MOBO com Chip 990FX, 990X ou no minimo uma 970...nem pense em comprar um FX8320 com uma MOBO com chip MA78 por que não rola...você só terá dor de cabeça. Então seriam 150 reais a mais do CPU mais uns 100 a 150 reais a mais na MOBO.

Postado

Antes de mais nada, gostaria de agradecer imensamente a vocês três que prontamente ajudaram com suas colocações. 

Obviamente que existem muitos fatores que ajudam e muito a decidir na hora da compra... A composição do desktop é um dos que na minha opinião é preponderante.

Minha intenção realmente é configurar este computador para usá-lo por uns 5 anos em média (que é o que tem durado meus desktops), em face aos avanços de hardware das máquinas na atualidade.

Sendo assim, pelas minhas pesquisas, creio que realmente seja mais vantajoso adquirir o FX 8320 (já que o preço do FX 8350 ultimamente está proibitivo para meu bolso), onde a diferença nas minhas pesquisas varia de 150 a 250 reais nesta última semana.

Agradeço mesmo pelas impressões aqui publicadas e podem ter certeza de que levarei em conta a opinião de cada um de vocês nesta escolha...

Boa noite e abraço. ^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!