Ir ao conteúdo

Memoria Utilizavel diminuiu de 3.8GB pra 2.93GB apos um upgrade.

monteirors

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Gostaria da ajuda dos experts pra tentar resolver esse problema.

Troquei meus 2 pentes de 2GB DDR3 do meu laptop por 2 x 4GB pra poder trabalhar melhor com AutoCAD, mas o computador ficou mais lento, pois a memoria utilizavel diminuiu pra 2.93GB. 

Antes de continuar, seguem minhas configuracoes:

Hardware:

Toshiba Satellite L650 -1MC  

Intel Core i5 480M

• 4,096 (2,048 + 2,048) MB
  • DDR3 RAM (1,066 MHz)
  • Intel® Graphics Media Accelerator HD

Software: Windows 7 Home Premium - 64bits

Bem, apos instalar as novas memorias (2x 4GB DDR3), o computador ao iniciar entrou em um loop e nao passa do carregamento do Windows e reinicia. A BIOS reconhece os 8GB de memoria normalmente.

Entrei em contato com o suporte tecnico das memorias e me informaram pra "entrar no msconfig" >aba BOOT > opções avancadas > e marcar a opcao memoria maxima. Logo que fiz isso, apareceu o numero 4000 e alguma coisa. Reiniciei o computador e o sistema carregou, finalmente. Reconheceu os 8GB de memoria!!!

porém, percebi que o computador ficou mais lento. Fui nas propriedades do meu computador e mostrava 8.00 GB mas (2.93GB utilizavel)

Se eu volto a configuração original de 4GB, o computador vai para 3.8GB utilizavel.

Ja pesquisei em varios foruns em inglês e nada de solucao. Ja atualizei minha BIOS mas sem resultados.

A unica coisa que eu nao consigo fazer e' mudar a opcao "Enable Memory remaping in BIOS" pois minha BIOS e' simples e nao consigo alterar muita coisa.

Li que se eu desmarcar novamente a opcao memoria maxima, poderia resolver. Se eu fizer isso, o computador entra no loop quando eu reinicio. 

detalhe: os pentes de memoria que estou usando sao exatamente iguais aos originais, somente a marca e' diferente.

Memoria original  =  samsung

Memorias que tentei = Kingston e Crucial

screen.jpg

Se alguem puder me dar algum help, ficaria muito grato, caso contrario terei que devolver minhas memorias, vender o laptop e comprar outro.

Obrigado,

Guilherme Monteiro

Postado

É como se o sistema estivesse reservando 4GB de ram para hardware. Você já tentou tirar a bateria do note e aguardar uns 15 minutos?

Vá em Iniciar, digite msconfig.exe, na aba "Avançado", e veja se não está selecionado o item para limitar a memória a 3GB. Se sim, digite 7GB e reinicie.

Outra tentativa é trocar os módulos nos slots. Ou ainda instalar só um por vez. Quem sabe...

Pode ser também que na bios algo precise ser configurado para o uso da memória de vídeo.

Postado

Removi a bateria e deixei por 15min, mas sem resultado. 

Meu Windows esta em inglês. Pelo menos aqui quando eu digito "msconfig" eu tenho as abas General/Boot/Services/Startup/Tools

Na aba BOOT tem a opcao "Advanced Options" (nao foi isso que quis dizer?) onde no campo "maximum memory" eu conseguiria alterar esse valor ou limitar.

Eu ja fiz isso e o computador entra no loop que havia mencionado, eu ja tentei valores de 4096, 5000, 7000, etc...mas ele sempre trava quando eu reinicio.

Neste momento a opcao "Maximum Memory" esta selecionada com o valor "0" marcado.  

Pelo que eu li em alguns foruns, este valor ZERO representa o uso maximo da memoria.  Sera?

Engracado que se eu desmarcar esta opcao e marcar novamente, o valor vai para 8192, ou seja, a capacidade total instalada no laptop.

Olha a loucura que ficou a memoria reservada para hardware!  Pelo menos 5GB da minha memoria fica reservada.

Se alguem puder me explicar porque isso esta acontecendo e se tem como diminuiur essa memoria reservada.

Na BIOS so mostra a capacidade instalada. Nao ha nenhuma opcao para ser configurada ou alterada.

Basicamente nesse Toshiba, as poucas coisas que consigo alterar sao as opções de BOOT, o que carrega primeiro, habilitar/desabilitar USB, Hora/Data, Passwords, Carregamento rápido do sistema, o "beep" quando inicia. Sao coisas bem simples. 

De qualquer forma, Muito Obrigado pela mensagem.

resource_monitor.jpg

Postado

E se você deixar desabilitada a opção "maximum memory"? Desabilite, desligue, tire a bateria, deixe só um pente de memória e veja se a memoria é corretamente alocada para 4GB. Depois disso instale o outro pente e veja se resolve.

Postado

Fiz o procedimento. Ele ate reconhece na BIOS (nenhuma surpresa) mas nao consegue carregar e quando carrega, aparece a velha e conhecida tela azul da morte!!   :muro:

Valeu.

Postado

Bahhh!!!!  E onde eu faco download de um pacote de coragem pra fazer esse upgrade na BIOS?   :lol:

Se eu tivesse com 2 maquinas aqui, faria sem problemas, mas se "der pau" eu morro de fome! Impossivel.

Eu pesquisei o nome desse arquivo no google e achei um forum em Italiano onde o pessoal ta discutindo o assunto (parece). Assim que minha namorada acordar, eu peco pra ela traduzir tudo, pois o negocio e' grande.

Tambem vi que existe um procedimento pra recuperar a BIOS original, caso de algum problema, usando um USB!! 

http://forum.notebookreview.com/toshiba/587912-toshiba-l650-pskxje-unlocked-bios.html  (e' uma luz no fundo do tunel pelo menos. Muito Obrigado)

aqui tem o procedimento para recuperar a bios, sabes se a chance de recuperar a BIOS e' grande? Ou seria um tiro na lua?

Eu tava lendo no forum da propria Toshiba e alguem mencionou que o computador seria uma "serie australiana e nao europeia" ou vice versa, nao lembro agora! Vai que existe alguma diferenca por razoes da legislacao local, segurança, ou sei la....e o circuito/arquitetura e' diferente?

Mais um detalhe: joguei no google o nome desse arquivo e nao achei nada relacionado com o site da Toshiba ou algo mais confiavel.

Acho estranho que essa versao "unlocked" da BIOS esteja compartilhada em um "mega upload" da vida!!!

Eu tambem to aguardando a resposta do suporte tecnico da Toshiba...

Eu vou consultar quanto custaria pra recuperar uma BIOS aqui onde moro, perguntar para alguns amigos da area sobre o procedimento......rezar uma ave maria, e de repente, quem sabe, numa dessas, eu tome coragem e faca isso, caso a Toshiba nao me de uma resposta com a solucao.

Vou aguardar mais uns dias.

Como e' que tu chegou nesse arquivo??  Googleando?  

Postado

Ola, pode o chipset que esteja dando este problema alguns chipset tem essa limitação ai cabe ao fabricante responder isso. Teve um nesse site que teve um problema parecido http://www.hardware.com.br/comunidade/windows-memoria/1100772/ e essa foi a resposta mais certa: 21-10-2010 por BR_SHARK

O Kraftwerk tá certo, o **** é que ainda tem gente postando mensagem que é culpa do Windows (4 falaram)xingamentos.gif . 

Esse chipset endereça no máximo 4GB, tipo, você tem placa de video onboard ou offboard, se você instalar uma placa de video com 1GB de memória, vai aparecer 2.93GB utilizavel dos 4GB de RAM. Entendeu, o grande causador do problema é o chipset mesmo.

Se o chipset limita o uso, pode ser para o video que em algumas placas acabam reservando essa memoria. Eu tive uma esperiencia com uma placa mãe g41ty e uma vga 9400gt onde ao colocar a placa de video o chipset reservou 1gb de memoria (era 3gb no total).

Postado

Lauro, entendi a questao. Um amigo ja havia me falado do chipset, e' uma possibilidade, o que seria uma sacanagem da Toshiba, pois essa maquina deveria suportar 8GB e ter 4096MB utilizaveis. O fabricante Crucial me informou que eu deveria ter os 4096MB disponiveis, ja que minha VGA e' onboard. 

O que soa muito estranho e' que se eu ponho as memorias originais, 2x2GB, o sistema aceita 3.8GB utilizaveis!!

Como se explica, 2 x 4GB e cai pra 2.93GB?? Isso que nao da pra entender !

Postado

eu tive um vizinho com um problema: encomendei pra ele duas memoria 2x2gb ddr2, só que o pc enxergava 2 gb. Achei estranho isso, depois de muita pesquisa, descobri que o chipset não faz a leitura de memoria em dual pci(chip dos dois lados da memoria) ai, tive que comprar outras memorias que foi da kingston com chip em um lado só ai funcionou beleza. O pior que tive que ficar com as memorias.

Postado

Sim, ja passei por isso tambem. Eu ate desconfiei da densidade dos chips da memoria, mas nao tem desculpa nesse caso. Eu usei um software pra determinar a compatibilidade com o sistema. A unica diferenca e' a marca no meu caso

Postado

Guilherme, eu fiz uma pesquisa no Google sim. O modelo do seu note, se você olhar no número serial dele, é oficialmente o PSK1EE, exatamente o modelo que consta no título da bios modificada.

Outra tentativa, se ainda não o fez, é reinstalar a bios original, pedindo para zerar (apagar) a configuração atual. 

Não sei dizer se a recuperação da bios em caso de falha é complicada... Se você depende do note, realmente é complicado. Se, como o colega acima disse, for um problema de chipset, aí fica complicado mesmo.

Postado

sim, eu vi....mas o titulo do post e'  "TOSHIBA L650 PSKxJE unlocked BIOS"  da um certo medo, ja que se trata da BIOS.

Na primeira pagina do POST consta o "index" da BIOS, eu dei uma olhada em todas as imagens e nao costa nada de "Enable Memory Mapping" Pelo menos muita gente resolveu o problema ativando essa opcao.

Eu nao achei nada parecido com isso nessa versao da BIOS. (pelo menos das imagens que estão disponiveis) Caso ela funcione no meu laptop, o que eu deveria alterar??

imagens:

http://forum.notebookreview.com/toshiba/587912-toshiba-l650-pskxje-unlocked-bios.html

Postado

Sim, seria procurar por essa opção mesmo, algo como "Memory remapping". Você tentou deixar um módulo de 2gb original e instalar o outro de 4gb? Ele reconheceria 6gb ou só em pares idênticos? Se reconhece 6gb, quanto será que reservaria para o hardware?

Postado

eu to lendo o manual, paginas 50 e 51 ele fala que o sistema pode reservar a memoria pra outros dispositivos, tais como wifi, GPU, PCI, etc.....eu acho que vou desconectar tudo do laptop, monitor de 23", teclado, mouse, wifi, e ver o que acontece...deixar ele sem nada....

manual:  http://forums.toshiba.com/tshb/attachments/tshb/brd_recovery/10716/1/L650_EN.pdf

Postado

Sim, tentei e ele reconhece os 6Gb, porém a coisa piora, pois ele reserva uns 4GB pro hardware. Cerca de 2GB vão pro Windows e outros aplicativos, piorando a situacao.

Postado

Amigo use um CD de boot do Ubuntu e veja se funciona os 8Gb, se funcionar formate e utilize o Windows Ultimate 64, desconfio que o Windows possa estar zicado. Já tive problema semelhante com um note de um amigo, comprei 2x2Gb mas o Chipset só endereçava 2 Gb.

Postado

Pois e', nao pensei nisso! Boa ideia. Eu formatei e instalei a mesma versao e acabei descartando o Windows como possibilidade de problema.

Realmente varias pessoas com o Windows Ultimate 64 tiveram o mesmo problema mas resolveram desmarcando a opcao "maximum memory", enquanto que eu no meu "Home Premium bugado" to apanhando.  :confused::chicote:  

Bill Gates so complica a vida do cara! :tantan:

Acho que essa vai ser minha ultima cartada, antes de partir pra agressividade e atacar a BIOS :priv:   !!!!

Valeu  

Postado

A melhor versão pra pc de medio porte é win 7 pro. A reserva de memoria dependo do chipset e a versão da vga onbord ou off board. Há um limite que o windows, se for ele, é raros o caso de ultrapassarem de 3gb de memoria no windows xp e a partir dai é separado 2 gb pra uso e o resto pra hardware. No windows 7 e vista já depende da vga que vem com pouca memoria dedicada, o windows 7 passa a reservar memoria para hardware, só em vgas que tem abaixo de 1gb de memoria compartilhada em geral, mas, ja vi raros casos que o software do chipset que reserva essa memoria pra eu não sei.

Postado

Tio Bill e' Fxxx.

O bom e velho Linux. Como eu gostaria de ver o Linux um OS mais amigavel com os usuarios e programas! 

Eu gosto muito do Ubuntu mas nao da pra trabalhar com ele. Tinha uma epoca que eu tinha ele numa particao, mas acabei largando de mao.

Duas semanas nisso aqui ohh:  bill_gates_condom_348x196.jpg      :lol:  :lol:  :lol:

Valeu

intel.jpg

Postado

Tio Bill e' Fxxx.

O bom e velho Linux. Como eu gostaria de ver o Linux um OS mais amigavel com os usuarios e programas! 

Eu gosto muito do Ubuntu mas nao da pra trabalhar com ele. Tinha uma epoca que eu tinha ele numa particao, mas acabei largando de mao.

Duas semanas nisso aqui ohh:  bill_gates_condom_348x196.jpg      :lol:  :lol:  :lol:

Valeu

intel.jpg

Sabemos que você ta perdendo 2gb de memoria compartilhada. Agora pra onde foram o resto...

Postado

Camarada, vendo a imagem me ocorreu uma opção em mobos com vídeo onboard onde figura DVMT, Fixed DVMT, maximun DVMT um lance assim, tem a ver com a forma de se reservar a memória para o vídeo, da uma checada na BIOS para ver.

Postado

Muito mais de 2GB. Essa ultima tela esta assim porque estou utilizando as memorias originais, 2x2GB.

Depois do ultimo teste que fiz (aquele de usar 1 pente de 4GB) acabei nao recolocando mais, pois com 4GB o sistema ta mais rápido....

Se eu usar 8GB, esses valores vão cair pra 1GB...triste!

A BIOS nao possibilita essas mudancas!  Se nada der certo, eu vou mudar a versao da BIOS e então, tentar.

Na configuração 2x4GB, eu perco 5GB.

Postado

memoria compartilhada= 1696mb

memoria reservada da intel=128mb (não me pergunta do porque pois todas as placas mãe da intel tem isso)

memoria em uso=2,93mb

total=4751mb ou 4,7gb de ram

Ou tem alguma barreira no windows pois 2,93gb é uma limite de memoria que o sistema 32bits tem. Formate novamente em 64bits com win 7 pro praver se melhora.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...