Ir ao conteúdo

Atmel Studio V.6.1.2730 SP2

MOR_AL

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou iniciando meus estudos com os microcontroladores Atmel.

Baixei diversas apostilas e escolhi a que me pareceu ser muito boa para iniciar os meus estudos.

Segue o link do arquivo PDF:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.luzerna.ifc.edu.br%2Fprofessor%2Fricardo%2Fdocumentos%2FApostila%2520Microcontroladores%2520ECA%25202013-1.pdf&ei=h4McU5OrAc3nkAeX-YCwDA&usg=AFQjCNHmtWKtVPgMvhaniCl324jQpW2fMw&bvm=bv.62578216,d.eW0&cad=rja

No capítulo 5 ensina a usar a IDE Atmel Studio.

Baixei a versão atual 6.1.2730 SP2.

Instalei e parece que a IDE usa o Visual Studio para funcionar. O setup demora, mas depois tudo é instalado com sucesso.

Na página 61 da apostila, tem o primeiro exemplo usando a IDE.

Dei um Ctrl + C no programa da apostila e Ctrl + V na edição da IDE e cliquei em Compilar, de acordo com a figura 36 da apostila.

Os resultados da compilação apareceram como o esperado na mesma figura.

O problema aparece ao clicar em "Iniciar a Compilação".

Aparece um quadro com um ícone de erro e com a seguinte inscrição:

Atmel Studio was unable to start your debug session.
Please verify device selection, interface settings, target power and connections to the target device.

Bom. Acredito que o problema se deva a esta nova versão.

Baixei a versão que julgo ser a anterior (AVRStudio4_Setup (1).exe). Em último caso usarei esta versão e espero que funcione, mas gostaria de saber porque está dando este erro e como resolvê-lo.

Para tal conto com o auxílio de vocês que usam esta IDE.

Em tempo:

Pesquisei na net e encontrei o sítio que trata do mostrado na apostila até chegar no editor.

A apostila parece que traduziu o conteúdo do sítio

http://www.avr-tutorials.com/avr-studio-6/creating-new-avr-asm-project-avr-studio-6

Até esta parte está tudo igual, logo não há erros até se chegar no editor de texto.

Aparentemente consegui fazer funcionar.

Parece que o que estava causando o erro era o endereço para onde meu projeto apontava. Originalmente o endereço era bem grande (muitos caracteres).

Ao criar uma pasta C:\__Lixo, onde os arquivos seriam instalados, a simulação pareceu estar funcionando.

Este mesmo problema ocorre na IDE da Microchip.

MOR_AL

Postado

O ruim do AVRStudio,é que agora ele usa o Visual Studio,e isto o deixa extremamente lento.

Ja tem um tempinho que não o uso para programar,para falar a verdade eu usei muito pouco e atualmente prefiro o Keil,que é muito bom.

Postado
MOR

Se aceita minha humilde sugestão:

Tente o compilador eclipse com o plugin para AVR, a sintaxe e as bibliotecas padrão são exatamente as mesmas (eu ainda não conferi o tamanho de código gerado, mas não deve diferir muito), só que o eclipse roda muito mais liso e é bem menor do que o AVR Studio, e "tudo de um serve no outro", sem contar que o eclipse tem certas mordomias que eu particularmente não encontrei no AVR Studio. Dá uma conferida nesse link que vale a pena....hehe

http://www.robotizando.com.br/artigo_eclipseAvr_pg1.php

E ambos os compiladores são FULL ANSI, então terá que programar muito na Unha...hehe.

Espero ter ajudado.

Grato Luiz Gustavo.

Postado

Eu usei o Atmel Avr Studio para fazer debug de um projeto, com uma interface JTAGICE3, que é muito boa, e como o Bascom é compatível com ele, consigo fazer o debug vendo diretamente o fonte do programa em Basic. Mas para programar direto com ele, dizem que é muito pesado mesmo.

Paulo

Postado

Na verdade o AVRStudio é um front end para o WinAVR C,que é o compilador em sí.

A IDE do Eclipse também usa o Win AVR, só que li em um fórum gringo que existe diferença no assembler gerado pelo AVR Studio do assembler gerado no Eclipse (algo relativo ao método de geração do código do AVR Studio ser exclusivo da ATmel), como não sei ao certo, prefiro não me arriscar em uma opinião precipitada, mas se ambos trabalham com o WinAVR, essa tal diferença deve ser um mito....   o-O

Postado

Realmente a IDE é lenta.

Só comecei a estudar o Assembler e a ferramenta que a apostila e outras fontes usam é o Atmel Studio.

Na verdade já tinha decidido não usar o Assembler no Atmel. Já basta o meu investimento no Assembler do PIC, que cheguei a conhecer muito bem. Cheguei a fazer muitas macros, que facilitam a vida do programador em Assembler. Fiz também muitas rotinas dos principais recursos. Mas quando começa a ser necessário o uso de ponto flutuante é hora de mudar de linguagem.

Apenas estou estudando os uC da Atmel. Minha intenção é conhecer o hardware para poder programar em C, apesar de me dar melhor com a linguagem Basic. Aí o problema recai na limitação em 4k do Bascom. Uso os uC como amador, hobista. Não valeria o investimento em comprar a IDE do Bascom.

Como mal tenho conhecimento do C++ ou mesmo C, que usei há muito tempo, estas outras opções que vocês apresentaram não me parecem uma opção favorável para mim. Por enquanto ainda vou continuar no Atmel Studio, pois nem este eu ainda domino.

Quem sabe. Com o avanço dos estudos algo pode mudar.

Agradeço a todos vocês pelas dicas.

Luiz. Dei uma olhada no sítio que você passou. O autor mostra o uso pelo Elipse de um jeito bem fácil.

MOR_AL

Postado

começa a ser necessário o uso de ponto flutuante é hora de mudar de linguagem

Essa é uma boa vantagem de C ou outra linguagem de alto nível.

É muito prático poder aplicar uma formula complexa de um dispositivo usando a formula direta do datasheet.

Agora não se esqueça que dominado o assembly,voce pode a qualquer momento verificar o ASM gerado pelo compilador C e verificar se sua rotina está como deveria estar.

Postado

@MOR,

4k dá para fazer bastante coisa. E não acho que seja caro 89 euros pelo programa, pela facilidade que a linguagem te dá. Ontem mesmo fiz um voltimetro digital com 4 displays de sete segmentos usando multiplex, e apresento os resultados com 3 casas após a vírgula, usando calculo com ponto flutuante. Compilado, o tamanho ficou de 2,3 K. Se eu não utilizar ponto flutuante, consigo duas casas depois da vírgula sem muito trabalho, e já cai para 1,4 K . Esses 900 bytes se devem à inclusão dos cálculos de multiplicação e de divisão com variáveis tipo Single. Experimente dar uma chance ao Bascom...

Paulo

Postado

@MOR,

4k dá para fazer bastante coisa. 

Sim. Mas não dá para usar o uC com a sua total capacidade.

E não acho que seja caro 89 euros pelo programa, pela facilidade que a linguagem te dá. Ontem mesmo fiz um voltimetro digital com 4 displays de sete segmentos usando multiplex, e apresento os resultados com 3 casas após a vírgula, usando calculo com ponto flutuante. Compilado, o tamanho ficou de 2,3 K. Se eu não utilizar ponto flutuante, consigo duas casas depois da vírgula sem muito trabalho, e já cai para 1,4 K . Esses 900 bytes se devem à inclusão dos cálculos de multiplicação e de divisão com variáveis tipo Single. Experimente dar uma chance ao Bascom...

Talvez, com a evolução dos estudos ... É um caso a se pensar.

Paulo

MOR_AL

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!