Ir ao conteúdo

Fontes: por que são tão desprezadas?

Visitante

Posts recomendados

Postado

99% das pessoas começam uma lista de hardwares a serem comprados para montar um novo desktop deixando a fonte como sendo o último ítem da lista, quando deveria ser o primeiro ítem. Deste modo quando só sobram alguns poucos reais, em geral é a fonte que é sacrificada por conta da VGA ou até do gabinete.

É comum observarmos configurações de 3 mil reais com fontes com potência nominal ou então alguma Leadership Gamer da vida... :wacko:

Algumas pessoas ainda ficam limitando a potencia da fonte, se esquecendo que em qualquer upgrade decente o que vai manter o sistema funcionando sem travamentos e sem riscos de queima de componentes é a fonte.

Então a gente vê configurações que consomem 500W com fontes bem no limite, de 550W por exemplo, quando o mais indicado para se ter reserva de potência e folga para eventuais upgrades seria uma fonte de 750W.

O sujeito paga 700 reais em um gabinete mas não paga 500 reais numa fonte de qualidade.... aí fica difícil.

Não vamos desprezar nossas amigas fontes, elas que alimentam e conservam nossos hardwares, economizar em fonte não vale a pena. :)

Postado

Discordo em partes. Para uma confiuração efetivamente consumir 500w, ela precisa, certamente, de um SLI/Crossfire. Ninguem em sã consciência vai colocar uma fonte de 550w em uma configuração com SLI/Crossfire. Em todos os meus 5 anos de apoio aqui na area de energia do fórum, nunca vi ninguem com uma configuração que consuma 500w utilizando fonte de 550w.

Uma configuração SingleGPU, com uma placa de video apenas, independente de qual for, é facilmente alimentada por uma fonte de qualidade de cerca de 500w. Qualquer coisa muito acima disso é dinheiro jogado fora.

Vale lembrar que, com o avanço das tecnologias dos hadrwares, o consumo tende a diminuir, e não aumentar, logo, fontes de 500w, no meu ponto de vista, serão suficientes para qualquer configuração SingleGPU dos próximos anos.

Postado

Discordo em partes. Para uma confiuração efetivamente consumir 500w, ela precisa, certamente, de um SLI/Crossfire. Ninguem em sã consciência vai colocar uma fonte de 550w em uma configuração com SLI/Crossfire. Em todos os meus 5 anos de apoio aqui na area de energia do fórum, nunca vi ninguem com uma configuração que consuma 500w utilizando fonte de 550w.

Uma configuração SingleGPU, com uma placa de video apenas, independente de qual for, é facilmente alimentada por uma fonte de qualidade de cerca de 500w. Qualquer coisa muito acima disso é dinheiro jogado fora.

Vale lembrar que, com o avanço das tecnologias dos hadrwares, o consumo tende a diminuir, e não aumentar, logo, fontes de 500w, no meu ponto de vista, serão suficientes para qualquer configuração SingleGPU dos próximos anos.

Sua resposta somente vem confrmar minha teoria, a de que as fontes são desprezadas até mesmo por quem entende - ao menos em tese - de manutenção de vida de hardwares...  :D

Vejamos uma pequena história:

João, indivíduo precavido, ao montar seu computador resolveu gastar um pouco mais e comprou uma fonte Corsair de 750W. Todos os amigos dele falaram que ele estava jogando dinheiro fora, pois a configuração dele se referia à tão somente uma VGA.

Na mesma época, Márcio, seu vizinho, também montou um computador com uma configuração parecida, só que ele colocou uma fonte de 430W, a ótima Corsair CX430.

1 ano depois tanto João quanto Márcio ganharam de Natal duas VGAs novas cada um para fazer SLI. João não precisou comprar uma fonte nova mas Márcio sim.

Moral da história: quem acha que comprar fontes potentes e eficazes é jogar dinheiro fora acaba pagando 2 vezes, acaba comprando 2 fontes se for fazer upgrade.  :)

Postado

Já que é pra supor,Márcio guardou a diferença na poupança,vendeu a VGA velha e a ótima CX430, inteirou a diferença para comprar outra fonte mais nova em tecnologia,com mais eficiência e ficou com equipamento novo. 

Postado

Já que é pra supor,Márcio guardou a diferença na poupança,vendeu a VGA velha e a ótima CX430, inteirou a diferença para comprar outra fonte mais nova em tecnologia,com mais eficiência e ficou com equipamento novo. 

Continuando a suposição.... Márcio guardou a diferença na poupança, um dia foi no shopping e comprou um tênis de 500 reais, gastando o dinheiro da poupança.... -_-

OU

Márcio vendeu a VGA e a fonte antiga para um sujeito que pagou com cheque sem fundos, ficou sem os hardwares e sem a grana. -_-

Postado

Continuando a suposição.... Márcio guardou a diferença na poupança, um dia foi no shopping e comprou um tênis de 500 reais, gastando o dinheiro da poupança.... -_-

OU

Márcio vendeu a VGA e a fonte antiga para um sujeito que pagou com cheque sem fundos, ficou sem os hardwares e sem a grana. -_-

Ou

Márcio sabe que nunca alguém ia lhe dar duas VGAs de presente e que se algum dia fosse fazer upgrade em seu computador seria com o seu próprio $$, então ele comprou a fonte de 430W sabendo que dentro de 3 ~ 5 anos não vai ter $$ para nada além de uma única VGA. Márcio também não é fã de overclock, gosta de silêncio e não gosta de transformar seu gabinete em uma pista de discoteca, então não vai pendurar 1001 fans, leds e cold cathodes na fonte.

No final só o próprio usuário sabe o que ele vai precisar, é mais uma questão de autoconsciência  do que qualquer coisa. Existem os consumistas desenfreados que comprar 4x 780ti e vão jogar tibia, mas existem os que comprar uma GTX660ti e passam 5 anos com ela antes de dar upgrade, para uma outra VGA mid end pois conhecem bem suas necessidades e não fazem questão/vêem sentido em gastar rios de dinheiro para jogar no "very high".

Cada um é um e não cabe a nós impor a nossa visão a ninguém.

Postado
Ninguem em sã consciência vai colocar uma fonte de 550w em uma configuração com SLI/Crossfire

Dependendo o consumo da máquina e inclusive a placa de vídeo com Sli ou Cross uma fonte de 550w é suficiente.

99% das pessoas começam uma lista de hardwares a serem comprados para montar um novo desktop deixando a fonte como sendo o último ítem da lista, quando deveria ser o primeiro ítem

Eu também concordo que o último item deve ser a fonte, até porque sem os outros componentes como você saberá do consumo, não? Você não vai comprar uma fonte de 500~700~800w se a máquina não consumirá nem 200w. Bom, pode servir em casos de upgrades, sli/crossfire futuros, overclock.

Postado

As suposições não podem ser sem nexo,senão não vai acabar nunca.O fato é que uma fonte potente demais fica ociosa enquanto não se faz upgrade ou SLi,etc.Por um tempo curto pode ser,mas ficar anos para depois acrescentar outra VGA é jogar dinheiro fora.Melhor vender fonte e pegar outra nova ou apenas trocar VGA por outra conforme necessidade.

• Membro VIP
Postado

Ou o Márcio, tal qual eu, mudou para a plataforma MAC e, então, soube o que é felicidade..

Que papinho hein!!!   Parece novela da Globo..

Postado

Ou o Márcio, tal qual eu, mudou para a plataforma MAC e, então, soube o que é felicidade..

Que papinho hein!!!   Parece novela da Globo..

Nem todos são bacanas e podem ter Macs..... eu por exemplo, o único MAC que eu tive até hoje foi um Big Mac, o sanduíche... :(-*:

Portanto, caro Faller, entre os Macbooks e os Big Macs existem fontes de 750W decentes por preços competitivos, quem não tem grana para comprar Mac não precisa necessariamente utilizar fontes suspeitas de 500W.

Grato por sua participação que só vem enriquecer esse tópico! :eiei:

Postado

Esse Girafa é uma piada.... Quem vive de suposição joga dinheiro no lixo.

Se ganhar uma placa de video no natal... Se fazer SLI/Crossfire...

Como se usar uma fonte bem dimensionada diminuísse a vida útil do hardware e usar uma fonte com um monte de folga aumentasse a vida útil do equipamento.

Me poupe.

Postado

seguindo essa logica, jaja tem psote falando, "gente, pare de criar post's de configuração gamer ate 1500... bal bla" por que é de lei muito nao saber das fotnes bem como algumas pecas, como ja vi incriveis a motnar uma lsita com CPU AMD e MB Intel, eu mesmo ja fiz isso a um ano atras.. eu mesmo. Eu nao manjava nada de hardware, quem dera soft.. hoje lende e relendo e pesqusiando e forum eu consigo ver o que é fácil voce sair e pesquisar!

entender que uma CX430w segura fácil uma GTX 760... que uma CX500w segura fácil uma R270x + H100i (ou nao :P rsrsrrs)

enfim, como muito ja disseram isso aqui ta ficando feio, kkkkkkkkk 2 post parece ja?!

enfim, hoje tudo esta voltado a dois tipos de consumidores, os entusiasta e o conhecedores, quem sao eles?

entusiasta é o colega que tem 8 mil reais suados ou nao para investir em uma maquina que pode ficar defasada daqui 2 anos?!

e tem o mais sabio, que é aquele que compra algo de 2 mil reais sabendo que nao é tudo, todavia quando precisar de algo ela vai la compra!

ah mas então porque comprar uma de 8 mil reais sabendo que o de 2 ja te satisfaz?

porque eles acham que so porque tem grana (ou nao) podem comprar o que bem intendem...

como o @Jorno citou, tem o que mete um sli de 780ti (entusiasta ou nao) e tem o que compra uma 660Ti e vive feliz, sabe que nao vai rodar muita coisa porém daqui uns 2 anos ele comrpa otura e faz um sli!

simples!

fonte nao é mais ou menos improtante que MB, CPU...

pois a tambem uma comparacao do corpo humano:

entre uma discussao entre o cerebro, estomago coracao e anus.

onde uma falava ser superior ao outro ate que o cerebro chega e fala, nao, eu sou o melhor.

ai o coracao fala so que se eu parar de bombear sangue voce morre, mas eu te controlo! ai entra o estomago e fala: mas sem eu vocês nao terao satisfacao... ai vem o coitado do anus e fala, e de mim? se eu nao liberar voce sequer anda?!

ai eles brigaram entre si e foi ver quem era melhro, 

moral da historia: o anus nao deixou com q a comida no estogamo sair, o coracao ficou acelerado e o cerebro se redimiu e aceitou que ele nao é o bambambam da historia, e então o anus soltou!

essa historia nao esta igual a que eu li, isso faz um ano e tentei trazer de volta kkkkk

ou seja, sem a fonte voce nao liga, mas sem memoria e cpu tambem nao! ou seja, o PC é um conjunto bem como ouras coisas!

enfim, faleimerda ou nao, fico confuso ou nao! rsrsrsrs

mas a realidade é essa, nada é melhor que nada e ninguem, ou se trabalha em conjunto ou nao se tem nada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...