Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
NOS7Cruzeiro

Problema com queima de equipamentos HDMI na sala de TV

Recommended Posts

Olá, boa noite a todos.
 
Gostaria de expor meu problema e se possível contar com a colaboração dos entendidos para solucioná-lo.
 
Primeiramente vou fazer uma contextualização que pode ajudar na identificação da causa do problema.
 
Eu tenho um apartamento no 8º andar de um edifício que foi construído na década de 1980, padrão de construção intermediário. São 16 andares de apartamentos com 4 unidades por andar, além de um conjunto de lojas no térreo (aproximadamente 6).
 
Cada apartamento é alimentado por rede monofásica de 110v, sendo que o padrão de medição conta com um disjuntor de 70 A.
 
Por se tratar de um prédio antigo, não consegui acesso ao projeto original, porém pelo que pude constatar abrindo alguns painéis elétricos, tudo indica que os apartamentos de final 01 e 02 são atendidos por uma fase (A), os apartamentos de final 03 e 04 são atendidos por outra (fase B )e as instalações comuns do edifício estão ligadas à terceira fase (C ). Provavelmente os dois elevadores contam com alimentação trifásica. O neutro aparenta ser comum para as três fases. Não existe uma coluna separada para aterramento.
 
As instalações elétricas do apartamento eram insuficientes para os meus equipamentos. Basicamente cada cômodo contava com apenas uma ou duas tomadas de padrão muito antigo e também não existia instalação de rede (LAN) e TV a cabo por condutores embutidos na parede. Resolvi então fazer uma reforma ampla que envolveu o abandono das antigas instalações que foram integralmente substituídas inclusive todos condutores, cabos, tomadas, interruptores, iluminação, QDLF, etc. Enfim, tudo novo.
 
Pedi para que o projeto fosse elaborado conforme a norma NR-10, contendo todos os dispositivos de proteção possíveis, como DR e DPS. O novo QDLF foi projetado imaginando um possível pedido de aumento de carga para a concessionária de energia, que envolvesse inclusive a troca do padrão para bifásico. Posteriormente optei por instalar um aquecedor a gás para os chuveiros, diminuindo a demanda e evitando a troca do padrão. Desta forma o QDLF projetado para rede bifásica foi montado com jumper para utilizar a única fase disponível. Em função da ausência de fio terra saindo do apartamento, o eletricista optou por conectar o barramento de terra no barramento de neutro.
 
Finalizada a contextualização, vou direto ao ponto agora.
 
Após 4 meses morando no apartamento todo reformado, viajei uma semana durante o Natal e quando voltei descobri a queima das 4 entradas e 1 saída HDMI do meu Home Theater Onkyo S3500, uma entrada HDMI da minha TV LG 47W6500 (HDMI 1 - a única que tinha ARC) e o decodificador da NET HD que nem ligava direito, mesmo utilizando a saída analógica. Sabendo que todas as minhas instalações eram novas imaginei se tratar de uma fatalidade decorrente da forte tempestade que caiu na noite de Natal.
 
Em função do estrago resolvi ligar os aparelhos diretamente nas demais entradas HDMI da TV e usar o cabo óptico para passar o áudio para o Home Theater. Além disso instalei um Clamper Cabo imaginando que algum surto poderia ter atingido meus equipamentos a partir do cabeamento da NET.
 
Infelizmente, apenas 2 meses depois ocorreu um novo episódio de queimas. Desta vez foram as demais entradas HDMI da TV, a saída HDMI de um Raspberry Pi (não estava ligado quando da primeira ocorrência) e o novo decodificador da NET, que desta vez não acende nem sequer uma luz de power quando ligado à tomada. Naquele dia não ocorreu nenhuma tempestade, porém coincidiu com uma queda de energia na fase C que deixou todas as áreas comuns do prédio sem energia e só foi normalizada no dia seguinte depois que a concessionária de energia trocou um fusível (segundo informação do faxineiro) no quadro de energia do prédio. Como ele é leigo no assunto não posso afirmar se foi exatamente isso que aconteceu.
 
Desta vez resolvi chamar um técnico eletricista para avaliar as minhas instalações e procurar a causa das queimas. Depois que eu relatei os acontecimentos o técnico abriu o meu QDLF e a princípio não encontrou nenhum problema. Com o auxílio de um multímetro ele fez algumas medições de diferença de potencial e a única anormalidade encontrada foi que o neutro estava medindo um pouco acima de 0V e chegou a dar uma pequena oscilada perceptível no mostrador analógico. Ele resolveu então isolar o barramento de terra do barramento de neutro e foi embora dizendo que isto poderia resolver o problema, mas sem muita convicção.
 
Depois de procurar muito sobre o assunto na internet, sobretudo nos posts do faller, pensei em comprar um Clamper Multi Proteção com Contador de Surtos Elétricos para ligar todos os equipamentos da sala inclusive os cabos da NET. Acredito que o modo diferencial deste equipamento poderia me ajudar caso o problema esteja sendo originado por variações excessivas no neutro decorrentes, por exemplo, de desequilíbrio entre as fases.
 
Enfim, como não é viável contar com a instalação de um novo aterramento real, também não tenho nenhuma outra ideia, por isso gostaria de alguma ajuda/opinião dos entendidos aqui do fórum. Por favor corrijam qualquer asneira que eu possa ter escrito, afinal eu também sou leigo em elétrica.
 
Agradeço desde já por qualquer resposta a este post.
 
Segue anexado o projeto elétrico e algumas fotos ilustrativas do que eu escrevi.
 
EDF-STZ-803-RFM-ELT-1.pdf

DSC_0659.jpg
Painel elétrico do prédio

IMG_20140311_141644597.jpg
Painel elétrico do prédio aproximado

IMG_20140311_141537159.jpg
Interior do medidor do vizinho que estava sem lacre

IMG_20140319_192138249.jpg
QDLF na configuração atual, com terra isolado

DSC_0780.jpg
Detalhe do barramento terra interligado ao neutro, configuração antiga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você está ligando o terra junto ao neutro? não faz isso não.

2 erros clássicos em instalações elétricas de projetos antigos, ligar o terra junto ao neutro e ligar o terra no para-raio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava assim quando ocorreram os dois episódios de queimas. Depois disso técnico eletricista que eu chamei isolou o barramento, veja:

 

TERRAISOLADO.png

 

 

Será que foi realmente isso que causou a queima dos aparelhos? Posso ficar tranquilo com a correção feita?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que entendi, o terra ainda está ligado a lugar nenhum, então na prática a diferença de potencial vai se propagar em todos que estiverem conectados nela, o ideal seria levar um terra para o quadro, já que não dá para enterrar hastes a 2m do chão, com sal grosso, gel etc.. muitos apartamentos conseguem um bom terra em janelas metálicas, portas ou até mesmo colunas com armações de ferro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De fato o terra está ligado a lugar nenhum, porém antes da reforma nem havia fiação terra pelo apartamento, apenas fase e neutro. 

 

Na impossibilidade de trazer um terra ao quadro, seria melhor abrir todas as tomadas e isolar o fio terra de cada uma delas, evitando-se assim a propagação de diferença de potencial entre os diversos equipamentos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

NOS7Cruzeiro, em 19 Mar 2014 - 22:02, disse:

 

(...)

Em função da ausência de fio terra saindo do apartamento, o eletricista optou por conectar o barramento de terra no barramento de neutro.

 

O esquema ai aparentava ser um TN-C-S no QDLF, essa topologia deve ser derivada sempre o mais perto possível da malha de aterramento o que não era o caso, pois você está no 8º andar.

 

Uma possível solução seria a adoção de uma topologia TT com uso de um DPS para equipotencialização das malhas distintas, porém essa topologia pode trazer riscos devido à quantidade de condutores e estruturas metálicas existentes em um prédio alem de outras malhas de aterramento feitas por vizinhos.

 

Basta uma diferença de potencial entre malhas distintas para se ter problemas.

 

 

NOS7Cruzeiro, em 19 Mar 2014 - 22:02, disse:

 

(...)

Além disso instalei um Clamper Cabo imaginando que algum surto poderia ter atingido meus equipamentos a partir do cabeamento da NET.

 

Considerando a qualidade da malha de aterramento, não me admira se a proteção em modo comum tivesse sua eficiência comprometida.

 

 

 

NOS7Cruzeiro, em 19 Mar 2014 - 22:02, disse:
 
Na impossibilidade de trazer um terra ao quadro, seria melhor abrir todas as tomadas e isolar o fio terra de cada uma delas, evitando-se assim a propagação de diferença de potencial entre os diversos equipamentos?

 

Sim poderia isolar o condutor de segurança, a fim de evitar que um surto de rede pode-se ser propagado pelo condutor, mas existe uma vantagem de se manter as tomadas com estão. É que desse modo todos os equipamentos estão com o mesmo potencial, o que é importante principalmente para equipamentos que compartilham cabos de dados e informações como no caso o home theater, TV e decodificador. Inclusive uma diferença de potencial entre estes equipamentos pode fazer com que corrente flua entre cabos de dados/informações o que pode comprometer ou danificar os equipamentos ou, por exemplo, uma porta entrada/saída HDMI.

 

Lembre-se que se comprar o Clamper, também sera mantido a equipotencialização do que for ligado ao filtro. (evidente que os plug's têm que ter os três pinos: F,N,T)

 

Honestamente não sei dizer se seria melhor manter as tomadas do jeito que está ou isolar o condutor.

 

Mais algumas informações:

 

Caso ainda não tenha lido, sugiro a leitura do tópico: Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010

 

Abraço.

 

 

qwmsp, em 19 Mar 2014 - 23:08, disse:

 
(...) muitos apartamentos conseguem um bom terra em janelas metálicas, portas ou até mesmo colunas com armações de ferro

 

É comum de se ver esse tipo de "solução" em muitos apartamentos, mas não é recomendável utilizar estruturas metálicas do edifício para o condutor de segurança.
É recomendado que todas as estruturas metálicas estejam equipotencializadas com outras malhas, daí um dos motivos pelo qual se pode conseguir uma baixa impedância, porém não se pode saber a qualidade e a integridade do projeto (ainda mais em edifícios antigos).
 
Na pior das hipóteses, pode-se estar conduzindo energia de exceção para uma porta/janela eletrificando-a, o que trás sérios riscos parem quem for manipular essas estruturas.
 
Isso tudo me lembra da frase:
 
"Aterramento ruim sem ele, pior com um mal feito"
 
Abraço.
 
Edit
 
NOS7Cruzeiro, sobre a topologia TT são tantos outras questões a serem analisadas que nem vale a pena adotar o mesmo.
Talvez fosse possível o uso de um esquema TN-C-S era só buscar o neutro la no padrão de energia, mas existe a possibilidade da malha do neutro estar sobrecarregada e desse modo nada mudaria (alem de provavelmente os conduítes estarem inacessíveis).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive um problema parecido. Perdi uma TV de 60 polegadas, bluray, receiver onkyo. As entradas HDMI ficaram completamente tostadas. No entanto, nada aconteceu com o condicionador de energia. Não me lembro de nenhuma tempestade ou queda de energia. Dois eletricistas estiveram aqui e verificaram um mesmo problema - falta de aterramento. Descobri que apesar do meu prédio ter apenas uns 15 anos não há aterramento. como moro no 8º andar e não parece viável fazer o aterramento, estou pensando em utilizar um nobreak com isolador (http://www.nhs.com.br/catalogo/c/TXpJPQ==/Nobreak+Premium+1500+Watts+Isolador) para proteção dos equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!

estou com um problema até o momento está sem solução...

Está acontecendo um problema onde a Tv queima e a placa HDMI do receiver também, a Tv não funciona mas o receiver continua funcionando, porém não manda som pelas entradas de HMDI.

já é o 3º conj (TV + Receiver) que vai embora... instalo e depois de 2 dias queima.

tínhamos um problema de aterramento, mas já foi solucionado.

 

Do HOME (TV, receiver, AppleTV, Bluray, Sky/Multiplay, controlador de automação control4), somente a tv e receiver vão embora. tudo é ligado no estabilizador, com exceção do controlador.

 

alguém consegue ajudar?

obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!

estou com um problema até o momento está sem solução...

Está acontecendo um problema onde a Tv queima e a placa HDMI do receiver também, a Tv não funciona mas o receiver continua funcionando, porém não manda som pelas entradas de HMDI.

já é o 3º conj (TV + Receiver) que vai embora... instalo e depois de 2 dias queima.

tínhamos um problema de aterramento, mas já foi solucionado.

 

Do HOME (TV, receiver, AppleTV, Bluray, Sky/Multiplay, controlador de automação control4), somente a tv e receiver vão embora. tudo é ligado no estabilizador, com exceção do controlador.

 

alguém consegue ajudar?

obrigado.

 

Estabilizador?

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Isso não vale só para computadores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×