Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diodo em uma Audio 6 (NI) - dificuldades pra achar


Daniel Ragi

Posts recomendados

Oi pessoal, 

 

Tenho uma placa de som Audio 6 da Native Instruments.

Infelizmente deixei a placa cair no chão, e um componente da placa se soltou. Um tenico amigo, identificou o componente como um Diodo smd, e a inscriçao na pecinha diz exatamente assim : 

 

22

16Y

 

Só que eu não consigo achar nada na internet identificando esse diodo "2216y". Consequentemente, nao consigo identificar equivalentes e claro, nao encontro nas lojinhas de eletronica aqui do Rio.
 

A peça no caso é responsavel pela entrada RCA de um dos canais da placa, que agora nao esta funcionando (o restante da placa funciona normalmente).
Segue em anexo, foto do componente.

post-718571-0-71815900-1395944694_thumb. post-718571-0-07915600-1395944702_thumb. post-718571-0-41375500-1395944709_thumb.

Alguem que ja tenha experiencia com essas placas, sabe me dizer que peça é essa ? Se o codigo é esse mesmo (2216Y), se ha equivalentes, onde encontro, etc. ?


Grato

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Isso parece um capacitor de tântalo de 22uF 16V.

 

Será difícil, senão quase impossível, se achar isso em lojas físicas, restando somente a possibilidade de se comprar em lojas on-line com a Soldafria ou Farnell.

 

No pior dos casos, como vi parte da pinagem ainda exposta, podes limar o componente e soldar um fiozinho para repor na placa. Mas com muito cuidado, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Ragi,

 

Concordo com o Ricardo, isso é um capacitor eletrolítico de 22uF por 16V. A tarja indica o negativo.

 

Se não der para soldar o próprio componente, compre um comum, que seja do tipo de baixa altura, assim fica pequeno, solde os dois fios da placa até o capacitor, e prenda ele colado na placa com uma fita adesiva dupla façe bem pequena, só para manter preso.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza.

 

Comprei um capacitor comum aqui. 22uf X 16v. 
Vou levar aogra la no tecnico pra ele conferir, fazer as medições e voilá.

Existe diferença entre o cap comum e o de tantalo ? ou seria so o tamanho mesmo ?

Sobre como prender : Alem dessa peça tambem soltou um capacitor smd, so que esse conseguimos soldar de volta ele proprio. Soldamos fio e pra prender na placa usamos adesivo de silicone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diferenças sim e não é só no tamanho.

 

O que você comprou é um capacitor eletrolítico de alumínio. É esse que você chama de comum.

 

Procurar capacitores eletrolíticos de tântalo nas lojas é um tanto quanto difícil. É mais fácil achar eletrolíticos de alumínio. É nesse caso que o termo comum se aplica. Eletrolíticos de alumínio se acham as pencas no mercado pois são mais baratos que os de tântalo e na maioria dos casos, prestam para a maioria dos circuitos.

 

Eletrolíticos de tântalo tem perdas menores que os de alumínio. Tem também um menor ESR. ESR significa Resistência sérei equivalente. Pra resumir a bagaça. Toda peça, tem um valor resistivo. No caso de um capacitor, quanto menor esse valor resistivo, melhor ele é no que se refere ao trabalho que ele vai executar, seja lá o que for. Dependendo do circuito, o ESR do capacitor não causará problemas, já em outros circuitos, o ESR é um fator que não deve ser esquecido. Informo dessa maneira para que entendas o que é ESR de uma maneira geral.

 

É difícil encontrar eletrolíticos de tântalo no mercado comum. Você não acha em qualquer boteco pé-sujo eletrônico mas você pode encontrá-los numa boa. Sabe onde? Você vai encontrá-los em controladoras de HDs, placas de leitores/gravadores de CD's e DVD's. Players de video DVD's, placas-mae, enfim, tem uma grande quantidade de aparelhos e periféricos que usam eletrolíticos de tântalo e de diversos valores no que se refere a capacitância e tensão.

 

Com calma, procure essas peças e retire os para um uso futuro. O "lixo" eletrônico tem muitas peças de valor e são desprezadas por quem as joga fora por falta de conhecimento.

 

Por enquanto, podes colocar esse eletrolítico de aluminio no lugar do tântalo mas fique de olho se aparecer alguma placa ou aparelho para canibalizar algum tântalo escondido em suas entranhas.

 

Fiquei admirado pelo seu colega técnico informar que a peça era um diodo apesar que na placa ter a referência para um capacitor(C152).

 

Antes que eu esqueça.... Esse capacitor que tem essa marcação 22 16y, é um capacitor eletrolítico de tântalo SMD. Verifique se os terminais ainda estão neles e se eles estão com os terminais intactos, pode ser soldado de volta. Se quiser. Nada impede de você usar o de eletrolítico de aluminio.


Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha última mensagem, esqueci de mencionar que o capacitor a quê me referia seria um de tântalo comum (que ainda assim, não é tão fácil se achar), que tem um formato de gota e é da cor laranja, mas esta dica do "Jambao" é muito boa também.

 

Este valor "22/16", é um valor muitíssimo comum em aparelhos eletrônicos atuais e semi atuais, sendo eles de informática ou não. Eles podem também ser encontrados na cor laranja, que é ainda mais comum mas já vi também na cor azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha última mensagem, esqueci de mencionar que o capacitor a quê me referia seria um de tântalo comum (que ainda assim, não é tão fácil se achar), que tem um formato de gota e é da cor laranja, mas esta dica do "Jambao" é muito boa também.

 

Este valor "22/16", é um valor muitíssimo comum em aparelhos eletrônicos atuais e semi atuais, sendo eles de informática ou não. Eles podem também ser encontrados na cor laranja, que é ainda mais comum mas já vi também na cor azul.

 

Na minha última mensagem, esqueci de mencionar que o capacitor a quê me referia seria um de tântalo comum (que ainda assim, não é tão fácil se achar), que tem um formato de gota e é da cor laranja, mas esta dica do "Jambao" é muito boa também.

 

Este valor "22/16", é um valor muitíssimo comum em aparelhos eletrônicos atuais e semi atuais, sendo eles de informática ou não. Eles podem também ser encontrados na cor laranja, que é ainda mais comum mas já vi também na cor azul.

 

Concordo contigo ricardo.

 

Esses capacitores de tântalo e que não são SMD's podem ser encontrados em sites de venda de componentes eletrônicos na rede porém, não são fáceis de encontrar. Não é qualquer site brazuca que vende essas peças. Fora do nosso país, tem a rodo. E sim. Eles tem um formato de gota e são bem pequenos. Quanto a cor, varia. Depende do fabricante. Eu tenho alguns. Na cor azul, amarelo, laranja e também marrom escuro. Adquiridos numa época em que eu trabalhava num empresa na área de eletrônica e já consegui muitos, retirando de placas de equipamentos. Alguns no formato gota, outros em formato cilindrico e tem os SMD's. Esses eletroliticos SMD's de tântalo, são facilmente encontrados em placas controladoras de HD's e placas de gravadores DVD's/Cd's e também leitores.

 

O tempo de vida deles é maior que um capacitor eletrolítico de aluminio.

 

A informação é só um acréscimo.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!